quinta-feira, outubro 26, 2006

Comunicação social ocidental.

"Cinco fotografias publicadas ontem pelo tablóide Bild põem em causa a reputação das Forças Armadas germânicas, num momento em que o país debate o seu papel em operações internacionais de segurança. De acordo com um soldado da Bundeswehr citado pelo Bild, as fotos foram feitas durante uma patrulha matinal nos arredores de Cabul, na Primavera de 2003, comandada por um cabo. No incidente participaram mais dois oficiais subalternos e dois soldados.

A origem do crânio que surge nas imagens não é clara. O Bild especula que se poderá tratar de um parte de um esqueleto encontrado numa vala comum, ou pertencer a um dos muitos soldados russos que morreram em combate no Afeganistão nos anos 1980. O antigo comandante da ISAF Norbert van Heyt considera "que as consequências podem ser catastróficas". A imagem positiva que os "militares alemães sempre gozaram junto das populações locais poderá ser seriamente afectada".
Teme-se agora um aproveitamento das fotos por radicais e advertem para possíveis protestos e retaliações contra os militares da ISAF (mais aqui)."
O que leva um jornal ocidental a publicar, numa altura particularmente delicada, fotografias de soldados alemães a profanar cadáveres no Afeganistão? Especialmente quando as fotografias são de 2003 e havendo a suspeita de serem cadáveres de soldados russos? Evidentemente que não se pode afirmar que essa publicação visa aumentar os protestos e retaliações contra os militares da ISAF no Afeganistão.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não tiravam fotos (como fazem os islamistas quando profanam cemitérios na Europa) e estava tudo bem!

quinta-feira, outubro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A única diferença é que estes soldados serão castigados, como acontece nos EUA com os Marines que cometeram atrocidades. Se fossem terroristas ...

quinta-feira, outubro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Qual o contexto em que as fotos foram tiradas? A caveira apareceu como? Estava caída à beira da estrada? Abriram uma sepultura e tiraram-na? Isso é fundamental para poder ajuizar a atitude dos soldados! Como é que se pode fazer tanto alarido por umas fotos tiradas por camaradas, num cenário de guerra? É mesmo de quem vive confortavelmente sentado na poltrona...

E, depois, irem buscar os nazis para esta situação... Santa paciência!

quinta-feira, outubro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Somos é contra hipócritas fanáticos que não fazem comentários quando são muçulmanos a profanar corpos de ocidentais... Ou é uma coisa que não acontece?

quinta-feira, outubro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Em Todas as guerras ( não é de hoje ) há limites
que todos ultrapassam.
E nestas ultimas guerras j´vimos como os soldados americanos tratam os presioneiros,como os Ingleses trataram uns jovens que imploravam e agora estamos a ver a falta de respeito por quem já partiu.Sinceramente como militar que já fui esta situação não me espanta,e muito mais e mais grave vamos ver no futuro e sabem porquê?
Todos aqueles que estão longe de suas casa e familias,amigos,e convivendo com a morte todos os dias deixam pura e simplesmente de raciocinar,pois deixam de saber o dia a hora ,o que lhes interressa é poupar o corpo .A loucura opudera-se facilmente da maioria e o resultado está á vista.E não pensem que vão só aparecer,Americanos,Ingleses,Alemães(ao menos não foi com vivos)todos os outros paises mais cedo ou mais tar de muito terão para contar infelizmente.
Gastam-se milhões no trucidar de povos que tanta falta fazem para outras coisas,mas os homens não se entendem.
Quem organiza estas matanças em catadupa é que devia ir para o terreno ,mas infelizmente quando lá vão´´e super protegidos e ás vezes uma hora.
Gritemos bem alto ,estamos fartos de guerras queremos PAZ e HARMONIA ,quem não concordar tem um bom remédio que vá para lá e deixe os outros seres humanos em PAZ.

quinta-feira, outubro 26, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!