quinta-feira, outubro 26, 2006

Criminalidade.

"A forma como estão a ser feitas as perseguições policiais está a ser avaliada, segundo adiantou, ontem, no Parlamento o ministro da Administração Interna, António Costa. Costa frisou que entre 2002 e 2006 verificaram-se 2.170 situações com uso de armas de fogo, que provocaram 18 mortos civis e 140 feridos e nove mortos nas forças de segurança e ferimentos em 46. A conclusão estatística, para o governante, é de que houve, 0,3 % de mortos e 2,1% de feridos, num raciocínio a querer mostrar que não há uma utilização abusiva da arma de fogo parte quer da PSP quer da GNR.Salientou, no entanto, que se tem verificado na área da GNR um aumento dos casos da criminalidade grave, em particular nas zonas de Matosinhos, em Sintra, Setúbal e Aveiro, dando conta que começa a não haver uma diferenciação entre zonas urbanas e rurais (mais aqui). "
O Bloco de Esquerda tem muitas características interessantes. Uma delas é nunca chamarem o ministro à Comissão de Direitos Liberdades e Garantias da Assembleia da República quando morre um polícia. E não são poucos os que já morrerem no cumprimento do dever.

Quanto ao facto de o ministro admitir que a criminalidade tem subido, é porque se tornou de todo impossível camuflar essa evidência.

Divulgue o seu blog!