quinta-feira, outubro 12, 2006

Défice ou menor lucro?

"O petróleo e as energias renováveis «vão fazer disparar facturas eléctricas no próximo ano», refere o Diário Económico esta quinta-feira. Antecipando aumentos tarifários para 2007 para compensar o défice gerado este ano. O limite aos aumentos dos preços de electricidade para os consumidores domésticos, que permitiu que as facturas tenham subido apenas 2,3%, gerou um défice tarifário de 370 milhões de euros. Os consumidores começam a pagar esta dívida no próximo ano com uma subida de preços que se deverá situar entre 15 e os 17%, agravada pelo aumento do preço do petróleo. A proposta do regulador é apresentada na segunda-feira."

Curiosamente no dia 7 de Março deste ano "A EDP - Energias de Portugal anunciou hoje que os resultados líquidos de 2005 ascenderam a 1,071 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 294,3% em relação com o ano anterior. Os negócios no Brasil e a mais-valia na venda da Galp foram determinantes para os resultados apurados, que foram os mais elevados de sempre de uma cotada portuguesa. As receitas atingiram os 9,67 mil milhões de euros, que reflecte uma subida de 32,4% sendo que o EBITDA foi de 2,48 mil milhões de euros (ler aqui).

Parece que o pretenso défice tarifário mais não é do que menor lucro. E ainda por cima quem vai ajudar a engordar ainda mais o “animal” é o consumidor particular.

Divulgue o seu blog!