sexta-feira, novembro 17, 2006

Desemprego.

"A taxa de desemprego medida pelo INE desceu para 7,4% em Setembro, menos 0,3 pontos percentuais que em igual período de 2005. Mas subiu 0,1% face a Julho, reflectindo a redução do emprego disponível após o Verão. Os dados do INE permitem ainda verificar que, desde o início deste ano, a economia criou 53 mil novos postos de trabalho em termos líquidos. No entanto, esse emprego foi sobretudo precário. Entre Dezembro de 2005 e Setembro deste ano, os contratos a prazo cresceram 14,3%, enquanto os contratos sem termo desceram 0,31%. Ou seja, apesar de terem sido criados 85 mil postos de trabalho com contrato a prazo, a sua curta duração, fez com que o saldo global de novos empregos não fosse além dos 53 mil.Verificou-se ainda um aumento do trabalho a tempo parcial de 3,5%, enquanto a população empregada a tempo completo aumentou apenas 0,7% desde o início do ano. Outro sinal a apontar para a precarização do
emprego
(mais aqui)."
"O número de trabalhadores portugueses em Espanha está a aumentar. A comunidade portuguesa é a maior da União Europeia a residir em Espanha, de acordo com dados do registo na Segurança Social espanhola, onde no final de Setembro estavam inscritos mais de 66 mil portugueses (mais aqui)."

"Milhares de imigrantes ucranianos, brasileiros e africanos que estavam a residir em Portugal partiram nos últimos meses para Espanha, fugindo à crise económica portuguesa e procurando novas oportunidades (mais aqui)."

Se nem assim a taxa de desemprego baixasse ….

Divulgue o seu blog!