quinta-feira, novembro 02, 2006

O coca-bichinhos.

"Juro que, até agora, não houve uma só vez que o tivesse visto na televisão que não fosse para reclamar o fecho ou paralisação de obras. Em todas as sociedades existem umas figuras estranhas pelos seus comportamentos fora da norma. Portugal não foge obviamente a esse desígnio e, em boa verdade, tem até um elevado número de ‘cromos’, cada um deles com uma faceta especial, bem distinta de todos os outros. O meu ‘cromo’ desta semana é o dr. José Sá Fernandes, advogado, vereador municipal de Lisboa pelo Bloco de Esquerda.

Há anos que vou acompanhando a acção mediática do dr. José Sá Fernandes, em resultado da sua peculiar intervenção na sociedade portuguesa. Há dias tive oportunidade de o ver e ouvir, na SIC Notícias, perorar sobre mais um ‘caso’ a merecer paralisação imediata de obras.

O dr. José Fernandes é advogado de profissão e não tem nenhuma formação na área da engenharia ou arquitectura mas, eu juro, que até agora, não houve uma só vez que o tivesse visto na televisão que não fosse para reclamar o fecho ou a paralisação de obras de construção civil. Ou sou eu que sou azarento ou de facto José Sá Fernandes é uma espécie de manda-chuva, um coca-bichinhos exibicionista, que calcorreia a cidade de ponta a ponta, à procura de obras, públicas ou privadas, que possam ser paralisadas, por uma qualquer razão. Ou por falta de papelada no dossiê da licença camarária, ou por falta de estudos prévios que considera imprescindíveis ou por discordar dos projectos, enfim, a verdade é que quando vejo o dr. José Sá Fernandes na televisão, não preciso sequer de o ouvir. Já sei. Está ali para anunciar que, em sua opinião, é preciso parar obras, interromper empreitadas, mudar trajectos de túneis e por aí adiante.

Reconheço que em certas circunstâncias um diletante como o dr. José Sá Fernandes faz falta a uma cidade e a sua acção pode ser útil. Mas impressiona-me o facto de nunca o ter visto a propor uma obra necessária ao reordenamento urbano ou um projecto de raiz para melhorar qualquer coisa. Com o dr. José Sá Fernandes tudo o que existe ou pára ou vai abaixo.

Há dias apreciei a sua cruzada contra um empreendimento de luxo na Av. Infante Santo. O prédio já está quase todo construído e, graças à eficácia do dr. José Sá Fernandes, foi embargado. Ou seja, Lisboa ou vai ficar com mais um mamarracho numa avenida importante da cidade ou os prejuízos de paralisação vão levar o preço dos andares para valores incomportáveis.

Com o túnel do Marquês, José Sá Fernandes fez o mesmo. Ou recorrendo ao provedor da Justiça ou ao Supremo Tribunal Administrativo, o que é um facto é que as coisas correm-lhe de feição. O túnel do Marquês esteve meses paralisado por necessidade de mais estudos ambientais exigidos por José Sá Fernandes. As obras pararam e o Zé Povinho pagou.

Cuidem-se, senhores empreiteiros e investidores. É muito difícil mexer em Lisboa. O dr. José Sá Fernandes anda sempre por aí
. "

Emídio Rangel no CM

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É preciso não ter vergonha nenhuma! Este senhor, na sua ânsia desmedida de protagonismo, parou as obras do Túnel do Marquês sem razão - provou-o mais tarde o tribunal . Agora vem dar sentenças sobre os atrasos da obra. Existem atrasos, lamentáveis atrasos, mas não é este senhor que tem legitimidade para se pronunciar sobre eles.

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O homem deita o barro à parede e a coisa sai-lhe bem. Um juíz muito progressista dá provimento a previdência cautelar anedótica e o resultado é o que se vê:
- Um ano de atrazo na conclusão das obras a pagar pelos contribuintes,
- Prejuízos incalculáveis para o comercio e moradores das zonas envolventes.
Vantagens também teve...mas só para o homem.
um lugar de vereador na CML com as mordomias da praxe.
É por isso que o homem afirma com convicção não estar arrependido! Ele não é estúpido...
A Associação dos Comerciantes de Lisboa, associações de moradores em representação dos lesados têm uma boa oportunidade de accionar judicialmente o homem pelos danos sofridos, como acção profiláctica de que não se brinca com coisas sérias. Façam como ele, deitem o barro à parede. Consta que os juízes não são todos progressistas...

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente tenho oportunidade de fazer um comentário a esse senhor Sá Fernandes, homem insignificante, que á custa dos dinheiros públicos conseguiu o protagonismo, que até então nunca tinha conseguido. Como é que se deixa um ilustre desconhecido impedir o andamento de uma obra, sem que, quando se concluiu que afinal não havia qualquer impedimento à sua continuação, não lhe sejam exigidas responsabilidades, e não seja obrigado a pagar o prejuizo que causou aos contribuintes em geral e aos utentes daquela zona em particular? E o juiz que decidiu pela suspensão da obra? Qual é a responsabilidade dele em relação a este prejuizo? Quando é que os jornalistas fazem um trabalho de investigação como deve ser e dão resposta a estas perguntas que todos nós fazemos e a que ninguém responde?

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Diz-se orgulhoso de ter prejudicado centenas senão milhares de pessoas , ter desbaratado dinheiro da camara só para aparecer nas tvs como um rapaz que se interessava pelos bem dos outros....só que este Oportunista só se interessa com ele próprio...
COM ESTA ACÇÃO O ÚNICO QUE TEVE VANTAGENS FOI ELE
como é possível num país um tipo sem qualidade poder parar uma obra de milhões de euros e prejudicar podemos dizer uma cidade (capital de um país) sem razão e sem resultados ...

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É esta a justiça em Portugal.
Alguém pratica um acto, que além de se vir a mostrar infundado, lesa financeiramente o Estado (ou seja, todos os contribuientes) em 3 milhões de euros.
E depois, fica tudo na mesma, e até se candidata a presidente da camara ......
Haja moral ....

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um responsável da Ordem dos Engenheiros afirmou que o Túnel do Marquês, em Lisboa, é uma obra segura, nomeadamente a nível da inclinação, protecção contra acidentes e na resposta a incêndios.

quinta-feira, novembro 02, 2006  
Blogger É FARTAR, VILANAGEM said...

Os Sá Fernandes, se não essas "merdas" ninguém os conhecia !!! Estou-me fazendo entender ?!

quinta-feira, novembro 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!