Portugueses na Holanda.
"Trabalhadores portugueses recrutados no Norte de Portugal desesperam em Stramproy, no Sul da Holanda, perto de Maastricht. "Eram vários a dizer que não comiam há vários dias", algumas dezenas, denuncia José Xavier, conselheiro das comunidades portugueses, que ontem os visitou nos "bungalows" que os acolhem (mais aqui)."Não sendo uma situação virgem, porque não merece melhor atenção que o desprezo?

8 Comments:
Porque não são pretos nem islamitas, o "politicamente correcto" não se aplica.
Enquanto os Portuguêses ainda emigram para fazerem os trabalhos mais humildes, o Estado dá todo o género de subsídios e benesses ás aves de arribação estrangeiras que por aqui pousam.
Debicam o pouco que há e ainda deixam uma cagada enorme.
Qual a diferença dos tempos da Ditadura???
ó amigo independente tenha lá calma (!!), as diferenças do tempo actual, para os tempos da Ditadura Fascista (convém dizê-lo) são muitas.
A maioria das diferenças dão um saldo positivo para o lado da Democracia, convenhamos.
A começar pela Guerra Colonial.
Pela extinção da PIDE.
Pela liberdade de expressão.
Pelo pluripartidarismo.
Pelo ..
Pelo ...
O que não significa que noutros aspectos, algumas coisas não tenham piorado. Como transversalmente, se verifica noutros países da Europa mais desenvolvidos. Estamos todos ligados, para o bem e para o mal.
Quanto a subsídios antes do 25 do A., para (i)migrantes, que eu tenha conhecimento não havia. Até porque a comunidade de imigrantes em Portugal era pouco expressiva, não era ?
Agora o que é importante apurar, quanto ao tema em apreço, é se estas empresas pertencem a portugueses ... ou não.
De uma coisa, tenho poucas dúvidas é que, no meio estarão, portugueses como mediadores, isto é, "engajadores" desta mão de obra, e que estão cá, servindo de plataforma para atirar estas desgraçadas "vítimas", pais de Família ... para o Dutch World dos campos de tulipas.
Basta ver os anúncios no jornal do Correio da Manhã, por exº, todos os dias. Um caso de um português que o faz, eu até conheço, e sei onde tinha escritório, para o efeito.
Neste tipo de "recrutamento" não são aceites indivíduos de raça negra, nem de etnia cigana.
Enfim coisas.
um abraço
(Como em tudo na vida, também a política não volta para trás, no tempo ... felizmente !!!!)
Cara.... vamos a não misturar as coisas.
O que eu não "entendo" é que, depois de 32 anos de "desenvolvimento" e "democracia" ainda hajam tantos Portuguêses a sujeitarem-se ao trabalho escravo. Que faz o regime actual para os proteger???
NADA!!!! Tão preocupado está a dar tudo a estrangeiros.
E se os exploradores não querem pretos é porque... sabem quem tem feitio para trabalhar. Malandros já eles têm por lá que baste.
Quanto á lista que me deu... pergunte a quem se vê sem oportunidades na sua própria terra e oiça (sei que o faz mas nunca é demais...)
Isso é verdade. As aves estrangeiras têm mais direitos.
Então diga lá o "Mister" Independent , o quê que eu misturei. Apenas respondi ao seu primeiro Post.
1 - Os Portugueses querem ganhar e ganhar bem, e estão no seu direito. Veja-se que noutros países, há imensos exemplos de portugueses que são considerados ... uma excelente mão de obra, e porquê ? Porque entre outras coisas são bem remunerados. O gosto pela vida e pelo trabalho é logo outro.
2 - Qto. ao que o Regime dá aos estrangeiros, cá ... concordo consigo. Mas tem de reconhecer, que não tem havido vontade política, por parte dos mais diversos e sucessivos Governos, para atacar o problema à séria. A Lei de Estrangeiros pode ser boa, não sou jurista, mas está longe de ser aplicada na prática, sempre com a velha desculpa de falta de meios, por exº, pagar a viagem de regresso ao País de origem.
O Acordo Schengen se tem vantagens, neste particular tem sido péssimo. Entra e sai quem quer deste País, sem qq controlo.
Amigo independente, penso que nunca mais acabávamos este debate, e tb penso que ambos gostamos do nosso País, enquanto Regime Democrático.
Ainda falta fazer muita coisa até atingir o ponto certo.
Enfim !
naite .... naite ...
O que falta, minha cara, é começar de novo e devolver Portugal aos Portuguêses.
zaijian. mingtiantian.
Cara Diana:
Liberdade de expressão onde, em conversa entre amigos?
A guerra colonial era um problema a resolver e aqueles a quem chama de democratas destruiram, ao entregar de mão beijada aos de sempre.
O argumento era lá com eles é uma falácia, averdade é que eles vivem hoje em condições muito piores que no tempo do colonialismo que estava a prazo.
O que parecia vermelho, como Rosa Coutinho afinal era um agente americano, confirmado e reconfirmado, depois da guerra foi a destruição total para ficarem com os recursos, "eles que se entendam" continuam das mãos das oligarquias que estão não mãos dos senhores do mundo.
Pluripartidarismo? E as opções, não será antes partidocracia e plutocracia?
Não sou independente nestas coisas, sou tendencioso e dispenso isto a que se chama de democracia.
Mas é a minha opinião...
Posso prescindir de a divulgar se este sítio melhorasse por isso e voltasse a ser dos portugueses.
Toupeira,
estou sem tempo para responder, mas terei muito gosto em fazê-lo, mais tarde.
Aprecio muito o que escreve.
O seu comentário é muito interessante (e desafia-me !), porque parecendo que estamos um em cada extremo, sei que nos tocamos, não porque os extremos se tocam, mas porque sentimos o mesmo.
Desilusão ........
abraçinho
(eu volto)
Enviar um comentário
<< Home