sexta-feira, dezembro 07, 2007

7 de Dezembro de 43 A.C.

Cicero é assassinado em Formiae (Formia) por soldados comandados por um seu antigo cliente.

Orador, escritor e político romano, Cícero vive num período especialmente turbulento da história de Roma. Recebe uma esmerada educação, passa temporadas em Atenas e Rodes e ocupa importantes cargos políticos. Após o assassinato de César enfrenta Marco António, pelo que é degolado quando tenta fugir para o Oriente.

Cícero é, com Demóstenes, o melhor expoente da oratória clássica. Pela sua voz, postura, génio, paixão e capacidade de improvisação está maravilhosamente dotado para o exercício da eloquência. A isto acrescenta-se um estilo vigoroso e patético, brilhante, exacto, ágil e com ampla variedade de tons. São famosos os seus discursos contra Verres, em prol da Lei Manilia, contra Catilina, em favor de Milão e de Marcelo e contra Marco António.

É autor de diversos tratados filosóficos sobre o Estado, o bem, o conhecimento, a velhice, o dever, a amizade, etc., que transmitem e divulgam a tradição do pensamento grego. As suas próprias ideias sobre a arte da oratória, assim como uma história desta, expressam-se em tratados escritos de forma dialogada, como De Oratore, Brutus, Orator, etc. Até nós chega quase um milhar de cartas de Cícero sobre temas variados que constituem um valioso conjunto documental.

Cícero desenvolve a prosa latina até a levar à sua perfeição, do mesmo modo que Virgílio e Horácio o fazem com a poesia.

Mais.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cícero foi um dos melhores oradores de sempre. Aquele a quem Cavaco chama de bons polítitos, Gente rara. Néné

quarta-feira, dezembro 08, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on!
» »

domingo, dezembro 17, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!