Imigrantes: habitação em Portugal discrimina
"O Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia revela que a habitação é a principal fonte de discriminação dos estrangeiros em Portugal, que recorrem a garagens e contentores para morar, avançou o Diário de Notícias na sua edição desta terça-feira. «Um preço demasiado elevado e condições de habitação degradadas, amplificadas pela precariedade de trabalho, obrigam os imigrantes a procurarem soluções ilegais», lê-se no documento. No arrendamento também há dificuldades legais a ultrapassar, porque, segundo Alcestina Tolentino, é obrigatório que o fiador seja português. o primeiro grande obstáculo no acesso à habitação prende-se com os requisitos exigidos pelos bancos para concederem empréstimos: a apresentação de um contrato de trabalho efectivo e os imigrantes têm trabalhos precários. Os imigrantes africanos queixam-se ainda de discriminação por parte dos proprietários que não lhes arrendam a casa quando se apercebem da cor da sua pele (mais aqui)."Trata-se de puro racismo porque as casas que os portugueses compram são mais baratas. Basta ver as notícias, especialmente as que falam sobre os aumentos dos juros nos créditos à habitação. Quanto ao arrendamento, também se trata de puro racismo. Toda a gente sabe que os imigrantes estimam bem as casas por aonde passam. Se dúvidas houverem, basta ir a um bairro social verificar.
Quanto à solução, o estudo não fala mas arriscamos a sugerir duas:
1/ Que tal obrigar os construtores a vender mais barato aos imigrantes? Também não são muitos os interessados. Para os mais distraídos, lembramos que o nosso país tem uma política de oferta de casas aos imigrantes. Isto enquanto os nacionais, mesmo os pobres, têm de as pagar até ao último cêntimo.
2/ Que tal os bancos emprestarem aos imigrantes dinheiro a fundo perdido? Estão cá os nacionais para ajudarem os bancos a terem lucros.
E assim vai o país politicamente correcto aonde as minorias têm mais direitos.
1 Comments:
Os jovens portugueses tendem a ficar em casa dos pais até aos 30 anos por causa do "preço demasiado elevado das casas", da "precaridade dos seus empregos", e também têm "dificuldade em arrendar casa" se não tiverem ar de "yuppies"...
Enfim, hoje em dia qualquer coisa serve para fundamentar uma acusação de racismo ou de xenofobia...
Enviar um comentário
<< Home