terça-feira, dezembro 05, 2006

Imigrantes: habitação em Portugal discrimina

"O Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia revela que a habitação é a principal fonte de discriminação dos estrangeiros em Portugal, que recorrem a garagens e contentores para morar, avançou o Diário de Notícias na sua edição desta terça-feira. «Um preço demasiado elevado e condições de habitação degradadas, amplificadas pela precariedade de trabalho, obrigam os imigrantes a procurarem soluções ilegais», lê-se no documento. No arrendamento também há dificuldades legais a ultrapassar, porque, segundo Alcestina Tolentino, é obrigatório que o fiador seja português. o primeiro grande obstáculo no acesso à habitação prende-se com os requisitos exigidos pelos bancos para concederem empréstimos: a apresentação de um contrato de trabalho efectivo e os imigrantes têm trabalhos precários. Os imigrantes africanos queixam-se ainda de discriminação por parte dos proprietários que não lhes arrendam a casa quando se apercebem da cor da sua pele (mais aqui)."
Trata-se de puro racismo porque as casas que os portugueses compram são mais baratas. Basta ver as notícias, especialmente as que falam sobre os aumentos dos juros nos créditos à habitação. Quanto ao arrendamento, também se trata de puro racismo. Toda a gente sabe que os imigrantes estimam bem as casas por aonde passam. Se dúvidas houverem, basta ir a um bairro social verificar.

Quanto à solução, o estudo não fala mas arriscamos a sugerir duas:

1/ Que tal obrigar os construtores a vender mais barato aos imigrantes? Também não são muitos os interessados. Para os mais distraídos, lembramos que o nosso país tem uma política de oferta de casas aos imigrantes. Isto enquanto os nacionais, mesmo os pobres, têm de as pagar até ao último cêntimo.

2/ Que tal os bancos emprestarem aos imigrantes dinheiro a fundo perdido? Estão cá os nacionais para ajudarem os bancos a terem lucros.

E assim vai o país politicamente correcto aonde as minorias têm mais direitos.

1 Comments:

Blogger Suspirador said...

Os jovens portugueses tendem a ficar em casa dos pais até aos 30 anos por causa do "preço demasiado elevado das casas", da "precaridade dos seus empregos", e também têm "dificuldade em arrendar casa" se não tiverem ar de "yuppies"...
Enfim, hoje em dia qualquer coisa serve para fundamentar uma acusação de racismo ou de xenofobia...

quarta-feira, dezembro 06, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!