quarta-feira, janeiro 31, 2007

Herói.

"O encontro entre as partes envolvidas no caso Esmeralda terminou sem acordo. Sargento Luís Gomes diz que não há acordo possível, mas afirma: «Vou lutar pela minha filha todos os dias da minha vida». Mostrando-se sensibilizado com a onda de apoio que está a receber ao aceitar ser preso porque não quer revelar o paradeiro da menor, Luís Matos Gomes foi parco em declarações apesar de ter sido muito aplaudido pelos populares que encheram o tribunal (mais aqui)."
Só num país como Portugal e com a ajuda desta comunicação social que temos, um raptor é aclamado como herói nacional.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ASSUR, leio atentamente os seus predicados, e gosto do que leio, mas com este não posso concordar.
O Homem não é um raptor.
Mais veja o que foi noticiado no Publico, "Torres Novas: Tribunal Constitucional dá razão a casal adoptante".

ricardonunes

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O HOMEM NÃO É UM RAPTOR.

Olhe que é... Olhe que é...
E além de raptor é refratário ao cumprimento das decisões judiciárias.
Mas tem as costas quentes. Dizem que pelo tio, o Coronel Carlos Matos Gomes, da Associação 25 de Abril. Que consegue que venham a terreiro em sua ajuda duas ex-presidentas desta respública: a Manela e a Jesus.
Não me admirará que "amanhã" o Tribunal Constitucional venha a dar razão ao "casal adoptante". Ou que pratique qualquer outra diatribe como é de sua essência. Mas parece-me que por enquanto ainda não é o seu tempo.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, deviam era aumentar a pena aplicada ao sr. militar, 6 anos é muito pouco para aquilo que ele está a fazer. E capturem também a raptora que anda a monte.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O pai está há 4 anos à espera que o Sargento e a companheira cumpram as decisões judiciais. O Sargento, sentindo as costas quentes e contando com a lentidão da Justiça em reagir aos incumprimentos das decisões, tem "assobiado para o lado". Mesmo que os reformados de T. Novas se manifestem à porta do Tribunal, ainda estamos num Estado de Direito!...Ainda não se fazem julgamentos na praça pública...

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É incrível que se vejam aqui comentários a favor de quem esconde um filho aos pais...Se soubessem ler um bocadinho o que está na cronologia nesta mesma página, veriam que assim que o pai soube que o filho era dele(gostava de saber se algum homem que tenha tido um "caso" com uma mulher, e se essa mulher lhe viesse dizer que estava grávida, se não fazia testes...) quis perfilhá-la..isto em 2003!!

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Então ele recusa-se a colaborar com a justiça e ainda é premiado por isso com a sua libertação? Muito suspeito. Isto sim, descredibiliza a justiça.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isso é a sua opinião. A minha, é q a comunic.social limitou-se a relatar os factos.Sabe-se q a criança ñ foi roubada, pelo contrário, foi entregue pela própria mãe, depois de ter sido rejeitada pelo pai.Sabe-se q foi criada com amor,por este casal e sabe-se q o pai biológico só depois de ser OBRIGADO a fazer os testes de paternidade é q se interessou pela filha.Não acha q é suficiente?..

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

devia obedecer à Justiça. Mas em que país vivemos?Recusa a dizer o paradeiro da criança, ele é que manda?O pai biológico perfilhou a filha em Fev. 2003, foi vedado de a conhecer. Não pode ser assim, tem de haver bom senso. Luís armou-se em herói, mas não deve manter a criança instável, sem escola, a mudar, sempre, de casa, é prejudicial para a menina.Ninguém pode estar acima da lei.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sara É preciso notar que parte da população a que se refere não leu os factos ou não sabe ler, e foi influenciada pela comunicação social que foi bastante tendenciosa neste caso.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Aos que defendem tanto o sargento, recomendo que leiam os factos descritos cronologicamente nesta página. Pode ser que assim deixem de fazer esses comentários descabidos relativamente ao pai biológico

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Á poucos dias passaram-me um link para poder ler com atenção a sentença proferida: www.verbojuridico.net//jurisp/1instancia/circulo-tomar_sequestromenor.pdf (Consultem)
Neste link está refletida a verdade nua e crua... Impera o bom senso regido por uma constituição da qual nos orgulhamos, e não o sensacionalismo e a especulação criada por uma sociedade ávida de emoções e pobre de realismo..
Em nome do amor cometem-se as maiores atrocidades..
Em nome do amor esconde-se uma criança de um pai..
Em nome do amor nega-se o direito que essa criança tem de conviver com o pai..
Em nome do amor alteram-se constantemente os hábitos de vivência da criança..
Em nome do amor nega-se o direito dessa criança a ter o seu grupo de amigos na escolinha de sempre..
Em nome do amor nega-se o direito à estabilidade emocional dessa criança..
Sim.. Porque essa menina tem tudo menos estabilidade de qualquer género..
Quando assinar o B.I. fá-lo com o nome de Esmeralda mas por onde quer que vá, intitula-se Ana Filipa..
Em nome do amor trata-se uma menina como propriedade, um bem adquirido à qual mudamos o nome porque nos apetece, transportamos para onde queremos, controlamos onde pode estar, com quem pode estar e o que pode fazer..
Isto meus senhores é repugnante.. Isto meus senhores não é amor..

Falemos do outro lado, o lado que confiou na justiça e que iniciou um processo quando a criança tinha apenas 8 meses de vida..
O lado que esperou pacientemente que a justiça fizesse o seu trabalho.. E fez (2 anos depois).. Mas não actuou..
A justiça foi permissiva, desculpa-se com as ausências e mudanças de residência dessas pessoas, inclusivé com a desculpa de ausência por férias. Esconde-se por detrás de justificações infundadas..
Permite-se mais 2 anos para deliberar "crime de sequestro agravado" e subtração de menor"..
Já lá vão 4 anos e meio..
E o pai mantem-se no silêncio, aguarda que a justiça actue..
Talvez se tivesse ido a um desses programas a meio da manhã ou da tarde, esses programas que falam sobre desgraças alheias, talvez se tivesse chorado frente ás camaras hoje tivesse a menina consigo..
Há dias ouvi um comentário triste: "Já viste bem o homem, nem falar sabe"..
Amor não é saber falar bem em frente a camaras de TV, nem saber chorar em programas televisivos, ou até mesmo saber dar entrevistas...
Amor senhores é tomar consciência dos direitos que lhe assistem à menina.. Direito a conhecer e conviver com o pai biológico.. Direito a poder amar o pai biológico e os pais de acolhimento.. Esse direito pertence à Esmeralda...
Esse direito pertence à Ana Filipa...

Para a mãe biológica apenas tenho uma palavra a dizer: Cala-te o direito que nunca tiveste... Remete-te à tua insignificancia...
Há muito que és cinza na vida daquela que nunca te chamará mãe...

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caros...
para quem não saiba o Pai biológico Luta pela sua filha a já 4 anos, sim senhor informem-se 4 anos que correspondem ao anos que o tal sargento "homem com H grande" como alguns aqui o dissem foge a justica, mas que é isto a républica das bananas? Tem é que ir preso e mais nada, ou então devolver a criança que é o que deveria de ter feito a 4 anos atrás e esta situação não tinha acontecido, agora virem para aqui comentar que o sargento é o maior sem saber os factos todos? bem é por isso que Portugal é um povinho rasca, basta a Tv e afins escolherem alguem e distorcer os facto e prontos vão todos na cantiga do vigário, será que vocês não veem que o Pai biologico é o que sofre mais, 4 anos atrás da filha, já pensaram no despero do homen, pois pois.. acordem e leiam em vez de só mamar com telenovelas...

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A criança deve ser entregue ao seu pai. E a mãe deve ser igualmente responsabilizada na educação da filha, tendo visitas aos fins-de-semana e nas datas festivas. Obviamente, mas parace que ainda ninguém percebeu isso, a entrega da criança pelos padrastos ao pai natural deve ser feita de forma gradual, senão será um choque traumática.
O sucessivo bloqueio que os padrastos têm feito ao contacto com o pai e a mãer biológicos forçando uma situação de facto foi a principal causa para o agravamento desta situação. Resultado, o sargento acabou por ser preso, a sargenta vai ser presa, e a criança ou vai viver viver com a madrasta para a cadeia (para evitar o choque da seperação repentina) ou então vai ser separada abrupta da madrasta ou putativa mãe.
Se ser pai é ser também pai de afectos, então que se permitaque o pai natural e verdadeiro assuma o seu papel de pai de afecto, o que lhe tem sido sucessivamente negado pelo sargento. O dito pai de afceto (sargento)colocou-se numa situação em que não vê a criança e está privado da liberdade.
PORQUE NÃO TOMA ESTE CASAL A INICIATIVA DE ADOPTAR UMA CRIANÇA QUE ESTEJA NO REFÚGIO ABOIM ASCENSÃO, SEGUNDO TODOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS ?

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O sargento quer ser pai à força. É mesmo um tropa.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

mais uma vez me revolto contra ESTES FALSOS MORALISTAS!!!
estou completamente a favor do pai biológico, por variadissimas razões:

1) tendo em consideração que a mãe biológica era uma "prostituta" encoberta, concordo com a posição do pai biológico quando só depois de ter o resultado de paternidade nas mãos se pronunciaria relativamente a este assunto;

2) após a realização do teste de ADN tanto quanto sei o pai biológico pediu a paternidade qdo a menina tinha apenas 5 MESES!!!!! n me vanham cá c histórias de q c 5 MESES - ela estaria c a familia de acolhimente só à 2MESES - a criança iria sentir mto!!!

3)logo desde o início q esta família se mostrou de má vontade recusando sempre uma aproximação LEGITIMA do pai biológico

4) corria o ano de 2004 qdo o tribunal deu a custódia da criança ao PAI BIOLÓGICO ... e o q fez este casal maravilha? fugiu c a criança - p quem n sabe é crime, logo deverão ser punidos!!!

5) o pai biológico sempre se propôs a ter uma aproximação da filha de forma gradual, deixando q a familia de acolhimento se integrasse sempre na vida da criança;

6) como é que esta familia NUNCA se preocupou em ter o papel de adopção nas mãos emitido pela entidade jurídica competente?!!!! pq se calhar essa entidade nunca lhes daria ... uma pseudo mãe q rapta uma criança p a esconder do seu pai biológico só pode ser má pessoa, mal formada e de um egoismo extremo, logo este casal deverá com toda a ligitimidade ser castigado e punido!

ora posto isto sou da opinião q as pessoas antes de falarem e criticarem seja quem for deverão informar-se e não "comer" tudo o q vem dos órgãos de comunicação social ... pois eles só contam a história do presnte sem informar de todo o calvário q o pai biológico já passou.

inclusivamente, ontem o que o pai biológico estava disposto a fazer era de uma humanidade extrema: ele estava disposto a deixar q a criança ficasse c a familia de acolhimento desde que ele ficasse com o direito de paternidade! mas claro o sr. sargente e a sua esposa como se devem axar melhores do q qq outra ser humano recusaram ...

e depois vêm estes falsos moralistas dizer q ele é o sr. deus todo poderoso e q o pai biológico e é bicho papão q come criancinhas ....

só mm em portugal!!!

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Subscrevo extacamente o que disse a DªRosário, como é que o pai biológico podia aceitar o bébé se a mãe biológica não andaria só com ele??????????????.
Claro só depois de os testes, a mãe quiz espachar a criança ao pai biolg.Mas há que ter a certeza e neste caso ainda mais o pai tinha cerca de 20 anos ela 35 conhecedora de tudo que ele não. Agora louvo o pai biológico que quando soube entrou com o pedido de paternidade logo não ao fim de 5 anos como dizem os tribunais é que são o que são e quem sofre é a criança que se resolva os pais acolhedores devem estar a estar a sofrer mt mas o pai biológico tb e mais menosprezado por mts sem razão.Que se resolva mt rápido.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Desde o primeiro dia, quando surgiu este caso na comunicação social, sempre tive a mesma opinião e mantenho. São criminosos, que se acham acima da lei e que fogem á justiça, devem por isso ser julgado e condenados. Faz-me alguma confusão quando dizem, que o Pai biologico apareceu agora 5 anos depois a reclamar, parece que não leem as noticias por inteiro. Este homem anda a tentar reclamar a sua filha desde os 8 meses, se o casal criminoso nessa altura a tivesse entregue, não haveria nenhuns problemas com eventuais choques psicologicos da separação. Agora, eles vão existir, mas penso que com o tempo serão ultrapassados. Acho muito mais marcante, a vida que tem obrigado esta criança a fazer, sem andar num colegio onde possa brincar com outras crianças, pelo contratrio, uma vida de constantes mudanças de ambientes sociais para fugirem das malhas da lei.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para algém ser pai adoptivo é preciso que haja adopção, o que não é o caso.Esmeralda foi ROUBADA!
NÃO ENTENDEM QUE SE O SARGENTO TIVESSE RAZÃO a criança já lhe tinha sido confiada legalmente? Há neste caso uma grande pressão sobre quem está a julgar este caso.Só quem fôr cego é que não vê que o sargento não se preocupa com a criança.Ele não sabe é perder.Ele não tem nenhum poder sobre a criança.Também eu sou mãe adoptiva e tenho uma filha que me foi dada pelo tribunal, de comum acordo com os pais, porque estes tinham 13 (TREZE) filhos e não tinham comida para lhes dar.Querem saber mais? Sentei muita vez à minha mesa os pais e os filhos todos.A minha filha cresceu a tratar por pai X o verdadeiro e por pai Y o meu marido. Comigo e com a mãe é precisamente igual.Somos todos felizes.Acrescento mais...Tenho um filho do meu casamento, que ama a irmã como se tivessem sido os dois gerados no mesmo ventre.
Amor? O que sabe de amor, quem mantém uma criança presa há anos? Igoismo e malvadez sim...é isso que impera nas cabeças desse sargento e da mulher.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

será que ainda ninguem percebeu.. que estão a fazer do Sargento um "santo".. ??

mas que mais fez ele, além de provocar toda esta situação.. ??

é por ser militar?? e aparecer todo bem fardado?? sim.. pq é isso q influencia uma parte dos portugueses, que ao verem um flano bem fardado, e do outro lado um rapaz com ar modesto.. pronto.. tá resolvido.. a menina fica co o militar.. pq tem mais pra lhe dar..

q hipocrisia meus senhores...

nunca se vai saber se a menina ia ou não ser bem tratada.. o Sr. Sargento.. não deu oportunidade.. nem sempre quem tem mais dinheiro, é quem trata melhor..

digam-me lá que vida estável tem tido uma criança, desde os 2 anos, não pára num sitio? não tem amiguinhos fixos? não pode ir á escolinha? vai andar assim até ter 18 anos e poder decidir por si???

parece que é isso que o nosso amigo Sargento pretende...

e nãp ercebe que cada dia q passa está a prejudicar mais a menina que quer como "filha".. que raio de amor egoista!!!

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Como pode alguém dizer que ama a menina se não a deixa ter uma vida normal, brincar com outras crianças, ir à rua e à escola? É isto que queremos para os nossos filhos? E, será diferente esta situação de outra em que a criança tenha sido raptada há 5 anos? Nesse caso também vale a «paternidade do coração»? Parece que sim, já que há mais de 3 anos que a situação é juridicamen idêntica... Finalmente, com muita dor, cabe perguntar: se ninguém a vê, será que a menina ainda é viva? Ou morreu, porque «se não és minha não serás de ninguém»... Sentimento de posse, e não de amor, que é o que a família sequestradora tem revelado...

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Realmente o mundo dos adultos e complexo e imcompreensivel para as criancas veja-se o caso da pequenina Esmeralda que se ve envolvida praticamente a nascenca numa teia de adultos desprovidos a meu ver todos eles de senso e amor.
A mae a maior culpada nisto tudo deixa-se engravidar sabendo que nao tem condicoes para criar um filho, vai ter com o pai da Esmeralda que por sua vez so aceita a Esmeralda se for provado que e sua filha,depois aperece o sargento que faz no notario um acordo tipo compra e venda de uma crianca que se ele amasse tanto como dissem tinha tratado tudo legalmente para poder ser um pai adoptivo como manda a lei e ter ele e a crianca especialmente a crianca direitos sim a Esmeralda caso nao saibam tem direitos esconder a crianca sabemos la em, que condicoes de tudo e todos priva-la da sua liberdade acho que nao um acto de amor mas sim um atentado de todos estes adultos que ja tem idade de ter juizo contra os direitos desta crianca que ja deve ter um trauma para o resto da sua vida com todo este pesadelo em que se viu envolvida sem culpa alguma esta na hora de todos estes senhores e senhoras deixarem de pensarem em si e pensarem nesta crianca para que esta tenha direito a liberdade,ao amor verdadeiro, a brincar, ao contacto com outras criancas, a sua verdadeira identidade e principalmente para que nao perca o que as criancas tem de mais belo o seu olhar e sorriso ingenuo,termino desejando que a Esmeralda esteja bem e que a sua situacao seja resolvida para que seja uma crianca FELIZ no mundo doentio e complexo dos adultos e um dia mais tarde tenha capacidade de perdoar a todos o que lhe fizeram.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Anonymous Anónimo said...

1º A brasileira, (não lhe chamo mãe, porque ela própria não o quis), não podia dar, (ou vender, vá se lá saber), a filha, não é um bem material. 1ª Ilegalidade

2º O casal, não podia ter aceite a menina naqueles termos. 2ª Ilegalidade, sendo um dos membros do casal, imagine-se, militar, obrigado pela opção de vida a cumprir e fazer cumprir a lei, tudo o que não fez neste caso. Por mim, o exército para este candidato a bandido, já era, que vá para as obras, quando sair da cadeia.

3º O estado não fez executar a ordem do tribunal, para a entrega da criança ao pai biológico, quando esta nem dava pela mudança devido à idade na época.

4º A cereja em cima do bolo, o povinho aclama um militar fora da lei e raptor de crinaça e a sua infeliz cumplice, como herois, nada de novo, já o mesmo se tinha feito a autarcas e outros,...simplesmente incrivel.


5º Investigue-se em que termos é que a brasileira "passou" a criança ao casal de bandidos, porque é licito pensar, que não deu, mas vendeu. Nesse caso a brasileira pode ir fazer companhia aos sócios do crime.


Resta-me lamentar mais uma vez a bacoca e ignorante tendência para neste país, se elevarem à categoria de heróis, bandidos com farda militar, entre outros.

quarta-feira, janeiro 31, 2007  
Blogger Suspirador said...

Vamos lá a ver (parece que a desinformação da comunicação social foi mesmo bem feita...):
- o pai da criança não foi obrigado a fazer os testes, apresentou-se voluntariamente para os realizar, declarando que - se a filha fosse dele - a perfilharia;
- a criança foi vendida (com recibo e tudo) pela mãe sem conhecimento do pai (ou acreditam que a prostituta brasileira que é mãe da criança não fez?...
- o raptor (não é "adoptante", não há nenhum processo de adopção, houve - isso sim - um processo de confiança judicial de menor) não cumpre há 4 anos uma decisão judicial que o manda entregar a criança ao verdadeiro pai.
- o Tribunal Constitucional (que é um tribunal político...) apenas disse que o raptor deveria ser aceite como parte no processo de regulação paternal, porque tinha manifestado a intenção de adoptar a criança.
Esta decisão do tribunal Constitucional, para agradar a populaça, vem abrir uma caixa de Pandora no direito das crianças:
A partir de agora, sempre que que se discutir a regulação do poder paternal de uma criança, pdoerá aparecer alguém estranho a reclamar ser parte...

quinta-feira, fevereiro 01, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!