quarta-feira, fevereiro 14, 2007

ACIDENTE NO TUA - QUE CONSEQUÊNCIAS?

Ainda relativamente ao acidente, e segundo a própria testemunha sobrevivente, parece que foi uma rocha de grandes dimensões que se desprendeu da encosta empurrando a automotora “Bruxelas”, propriedade da empresa inter-municipal Metro de Mirandela, que estava ao serviço da CP, mediante protocolo assinado entre as partes, pelo vale até ao rio.

Mas pelas imagens que ontem passaram nas TV’s, nota-se à evidência que não foi uma simples rocha que bateu na lateral da automotora, empurrando-a pela ravina para o vale onde corre o rio.

O que se vê nas imagens passadas nas TV's é que o leito da via simplesmente desapareceu, deixando apenas os carris suspensos.

Ou seja:

Em vez de uma simples rocha ou penedo que se desprendeu, o que parece evidente foi que se assistiu a um colapso de toda a encosta no local.E isso levanta perguntas que quero acreditar que o inquérito agora anunciado, tanto pela REFER, como do MOPTC, acabe por responder a algumas questões:Já haviam sinais de desmoronamento?

E se sim, há quanto tempo?Se esses sinais teriam sido detectados pelo ferroviários da CP que por ali passavam diariamente ou por pessoal da REFER que se responsabiliza pela manutenção da via?

Nesses sinais teria sido detectado algum tipo de abatimento do solo, no leito da via?

Se sim, eles teriam comunicado esse sinais às entidades responsáveis?

E se sim, há quanto tempo?E se si, essa comunicação teria tido bom acolhimento?

Não consta nos registos meteorológicos que tenha havido precipitação anormal nos últimos 6 dias na região.

Se foi feita essa comunicação, e se essa comunicação só poderia ter sido feita se se notasse algum tipo de abatimento na via, ou ligeiro desvio dos carris no local, as entidades responsáveis teriam, tomado boa nota dessa comunicação?

E quando?

Haveria planos para a consolidação da encosta?

Porque não foi, como se disse mais acima, uma simples pedra que embateu na lateral da automotora, desprendendo-se, mas sim toda a encosta por onde passava aquele troço da via que entrou em colapso, o que nos parece evidente pelas imagens.

O leito da via desapareceu, simplesmente.

E depois do inquérito concluído, o que fazer?

Reconstruir a encosta de modo a reconstruir também aquele troço de via para que naquela linha história e emblemática do nordeste português volte a haver exploração comercial regular de passageiros e eventuais comboios turísticos, ou este trágico acidente foi uma certidão de óbito para essa linha, que apesar de algumas intervenções recentes, não na infra-estrutura, mas sim superficiais?

Perguntas a que só o tempo responderá.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como é possível haver linhas férreas à beira de autenticos precipícios?Em tempo de cheias é de esperar situções destas.Essas linhas deviam estar encerradas à muito tempo,mas em Portugal só depois de haver mortes é que remedeiam as coisas.Lamentável.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Num dia em que passe a haver Justiça no verdadeiro sentido da palavra para punir responsáveis por acidentes como este, e que essa mesma Justiça tenha mão pesada, poderemos então assistir a um número de casos muito menor.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Conheço essa linha palmo a palmo desde 1966, e de facto vertiginoso e dramatico o seu percurso e bem mais perigoso que as da Austria e Suica, pois nao sobram mais de 2 palmos de terra desde as bermas da via para os precepicios e ravinas! Faço uma homenagem ao heroico pessoal da CP por termos sempre podido viajar pela mais arrebatadora e cenica via nacional.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

presidente da Câmara de Mirandela nao deve certeza andar nesta linha na tua para vir agora dizer que a linha tem que continuar,se a linha é perigosa ja devia ser fechada ha muio tempo,os politicos estao se nas tintas porque ele nao andam nestes transportes.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É muito triste este tipo de acidente ou qualquer outro, mas as autoridades deveriam rever todo o sistema de alertas, para o 112 ou qualquer outro orgão, A enfermeira Sara ligou e eles foram confirmar ñ era bem assim, ñ entenderam então q se lixe...enquanto isso a moça ficou a sofrer, podia ter morrido como os pescadores. Parecem AMADORES essa gente do 112. Dá p/confiar????? no 112????parece piada.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado! Na Suiça e na Austria há linhas que atravessam locais muito mais perigosos, a mais de 2000 de altura, sempre cheio de turistas e de habitantes locais, e, não só não há acidentes, como o povinho não entra logo em paranoia e a berrar pela N S de Fatima. É nosso destino e nosso fado: Ai que a linha é muito perigosa! Ai, que Deus nos acuda! Ai Jesus! Ai a minha vidinha! XISSAAA!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Que seja anti tuga tudo bem, eu tambem não gosto destas mentalidades, mas Deus, Fatima, ai sim é preciso respeito porque queira ou não um dia chamará por eles. Quanto ao acidente, é normal, a Suiça e Austria são paises do primeiro mundo e Portugal é do segundo mundo e próximo do terceiro.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O que há em comum entre os pescadores que se afogaram à vista da praia, na Nazaré, os doentes que morreram com deficiente assistência em Odemira e os pobres passageiros de um comboio que só parou no Tua? – O azar de ter nascido num País que oscila entre os cortes financeiros cegos em áreas nevrálgicas e a incapacidade de ditar uma atitude pró-activa aos muitos funcionários ‘já fartos de funcionar’.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu acredito que a solução não passa por encerrar esse tipo de linhas, mas sim por implementação de uma verdadeira segurança na via, com obras de consolidação das encostas e ravinas, etc.

O mal de Portugal é que mesmo em linhas não perigosas, elas já foram muitas encerradas nos anos 90.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  
Anonymous Anónimo said...

E o tipo comenta os seus próprios posts!!! Mais um Ganda Xoné!!!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Estava a dar a minha opinião relativamente á opinião educada de outrso leitores, ò anónimo.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  
Anonymous Anónimo said...

pois pois, mas a assinar com nome diferente, seu totó.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007  
Blogger Mulah Omar said...

Toda a gente sabe que Rui Manuel Elias ou Mulah Omar é a mesma pessoa.

Qual é o seu problema com isso?

segunda-feira, fevereiro 19, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu vivo proxima desta linha, e não é um acidente em mais de 100 anos de história que a torna um perigo!!!se o é, é culpa da ultima geração que não faz a devida manutenção. Convido-vos a todos visitar esta linha,mais não seja fazer os primeiros km, nem que seja a pé, andei nas operações de busca e salvamento e não tive medo, fiquei foi deslumbrada com a mais bonita linha de montanha da Europa.só lamento as vitimas,para que se fale do rio Tua, que querem afogar com uma barragem

terça-feira, fevereiro 20, 2007  

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