quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Adeus Tomcat.

Os lendários F-14 ‘Tomcat’ desapareceram dos céus. Eternizados no cinema por filmes como ‘Top Gun’, que lançou Tom Cruise para a fama, os garbosos caças da Marinha norte-americana foram ‘chutados’ para as prateleiras em nome, está claro, da economia de meios. Em seu lugar surgem agora os bem mais modernos F/A-18 ‘Super Hornet’, tecnologicamente quase perfeitos e de baixo custo operacional.

No passado dia 8 de Fevereiro, dois ‘Tomcat’ a bordo do porta-aviões ‘USS Theodore Roosevelt’, realizaram a sua última missão de combate. Como sempre, de forma épica, com uma bomba sobre território iraquiano. Os F-14 entraram ao serviço da aviação naval dos EUA em Setembro de 1974, com dois esquadrões no porta-aviões ‘USS Enterprise’. Durante os 30 anos que se seguiram, realizaram missões em múltiplos conflitos, desde a Líbia, aos Balcãs, passando pelo Iraque. Concebidos para neutralizarem aviões inimigos, os F-14 acabaram por substituir os também míticos ‘Phantom II’ e levar a cabo missões de ataque ao solo.

A decisão de ‘afastar’ os ‘Tomcat’ tem mais a ver com os seus elevados custos de manutenção do que propriamente com a evolução tecnológica: enquanto os F-14 necessitam de 50 horas de manutenção por cada hora de voo, os seus substitutos, os ‘Super Hornet’, necessitam apenas de dez horas de manutenção para o mesmo tempo de voo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem que os EUA poderiam mandar essas máquinas maravilhosas para nossa força aérea

quinta-feira, fevereiro 21, 2008  
Blogger Tigre said...

Sempre foi um avião com problemas de manutenção. Bom, mas com muita "oficina". No inicio havia muitos problemas de electronica e os motores tb não ajudaram muito. Problemas de juventude...
Caro, pesado, mas eficaz.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!