quinta-feira, maio 17, 2007

Comunicação social.

"O único arguido do caso do desaparecimento de Madeleine McCann, o britânico Robert Murat, pondera agir criminalmente contra alguns órgãos de comunicação social portugueses por considerar que têm publicado notícias especulativas sobre a sua vida privada (mais aqui)"
A comunicação social abocanha a presa como um verdadeiro abutre. Convida “especialistas” desconhecidos para dissertarem sobre a matéria. Curiosamente a grande maioria desses “especialistas” nem se dão ao trabalho de colherem o mínimo de informação sobre o caso conforme se pode constatar facilmente nas suas “sábias” dissertações. E, para piorar, algumas “fontes próximas” das investigações jorram informação inquinada … Um mínimo de contenção noticiosa já há muito que se impunha.

Etiquetas:

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Júdice quando ele diz "É mais perigoso e dá menos audiências relatar a tragédia cósmica de Darfur do que descrever em directo os pormenores do drama familiar de Lagos"

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

È verdade. Judice acertou na mosca.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

De há duas semanas para cá, os noticiários estão cheios, os jornais estão cheios, as igrejas estão cheias e eu estou cheia!
No diálogo diário com os meus botões, entendia que estávamos perante um pôr a render de sentimentos alheios em que se exploram, simultaneamente, o desgosto pelo desaparecimento da menina (nunca vi nem tanta reza nem a utilização de tanto meio com outros desaparecimentos e com outras maldades feitas a outros meninos cá do sítio) e o desejo, fruto do nosso imenso complexo de inferioridade, de não fazer feio face aos ingleses que se estão a borrifar para nós desde o Tratado de Winsor. Entendo ser igualmente grave (cheguem-me se quiserem que eu aguento!), este pôr a render de meios políciais e de investigação, num momento em que, em Portugal, se reduzem apoios sociais e de saúde para reduzir custos, com resultados tão nefastos para os portugueses, quanto para os país da menina foi o seu desleixo. Na minha imensa frieza, concluí, até, que no final se deveria apresentar a conta aos pais.
Quando pensava que teria de contrair um empréstimo(desses pelo telefone com uma taxa de juro de quase 30%) para ir ao psiquiatra, vejo o Dr. Miguel Júdice vir ao encontro do meu pensamento, ainda que embrulhado em papel de seda como convém a um advogado. Afinal não estou doida! A Luz é perto, sai barato, ninguém corre riscos desnecessários e um rapto, sobretudo de um estrangeiro, não acontece todos os dias!Pelo contrário, Darfur é longe como o caraças, fica caro mandar para lá repórteres, desde que a Maria João Ruela levou um tiro no rabo que as TV não arriscam reportagens em cenários de guerra e, assim como assim, há uns anos que por lá se morre todos os dias.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A atitude dos pais ingleses ultrapassa em muito a incúria. É uma violação de um dever, dolosa! Deixar as crianças sozinhas, é apostar e aceitar o imprevisto. Portanto, há que punir estes pais,irritando-me solenemente ver a mãe com carinha de arrependida e com o usinho sempre na mão. Se ela tivesse tido com a filha,o cuidado que tem com o urso, isto não teria acontecido. De resto, ao que parece a dita mãe parece useira e vezeira em deixar as crianças sózinhas.
Quanto à solidariedade portuguesa e da imprensa portuguesa, só acontece com os outros, porque com os nossos, é virar a cara para o lado, apesar de ser perto, mas perto de mais... portanto, como Darfour não é na esquina e a Praia da Luz é Inglaterra por usucapião, toca a marchar que é agora que vamos aparecer a praticar inglês e a aparecer no écran dos ingleses.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Embora não partilhe a maioria das ideias partidárias do Sr. José Júdice tenho de admitir que é um homem que diz muitas verdades e esta que deu origem a este destaque é uma delas.
Subscrevo inteiramente as suas palavras.
Gostaria de ver uma estatística para saber se alguém, independentemente da localidade e literacia, sabe o que se passa em Darfur. Sabem onde fica? Já ouviram falar da tragédia humana que se passa com os milhares de pessoas dessa região? Sabem a origem dos genocídios?

Mas concerteza saberão tudo sobre o caso mediático da Madeleine. Não quero retirar o mínimo de importância e da dor inerentes ao desaparecimento de uma criança, mas isto é um exagero, logo desde o primeiro dia!!!
Que é que se passa com as prioridades dos mídia e da opinião pública?
Já parece uma novela, porque todos os dias há sempre algo novo para falar.
É assim que esperam que o país desenvolva e esteja aberto para as realidades do mundo?
As vezes conseguimos ser tão mesquinhos nesta nossa pequenês de alma lusitana.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ha muitos interesses de volta deste caso. Politicos, financeiros, sociais...
Tentei por um comentario com os acessos aos casos que referi - mostrando que nao sao imaginacao (de facto pecam por defeito pois ha mais do que aquilo que eu escrevi) - mas por qualquer razao nao apareceu.

Os portugueses estao a deixar-se enganar por uma trama de interesses poderosos do Reino Unido e mais alem.
E ainda por cima ha comentadores, que nao sabendo o que se passa, ainda vem para aqui ofender os outros com sarcasmos paternalistas!
E absolutamente espantoso que pessoas, que nao conhecem a realidade britanica, se arvorem em grandes sabedores ofendendo quem a conhece.

QUANTO A PERDER UM FILHO...
INFELIZMENTE, EU SEI MUITO BEM O QUE E ISSO!
Mas ninguem me viu na tv a chorar lagrimas de crocodilo...
Eu podia escrever muito sobre como os ingleses reagiram a minha perda mas, sinceramente, acho que seria uma perda de tempo, tendo em conta as opinioes esclarecidas duns quantos sabios comentadores de servico...

Que Deus guarde a alma do meu filho.
Se sabem tanto ja sabem o que eu escreveria, nao e?

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sem deixar de ter pena da menina, a verdade é que este caso desde o 2º dia que já é uma novela. São missas todos os dias, conferencias de imprensa, artigos sobre as televisões estrangeiras em Portugal, enfim um circo.
Mas uma das coisas que mais irritação me deu foi a policia portuguesa ter de falar em inglês para os jornalistas estrangeiros. Infelizmente acho que este caso tem toda esta atenção poque a menina é estrangeira e o turismo do Algarve já está cheio de medo de perder os turistas ingleses.
Tenho muita pena da menina, mas uns pais que deixam 3 crianças com menos de 3 anos sozinhas a dormir, são um pouco culpados, os acidentes acontencem mesmo quando estamos com as crianças, quanto mais quando estamos longe!!!

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Toda a gente sabe que o governo russo tem muito pouco de democratico. E estar agora a levantar cabelo só porque um cidadão russo é interrogado parece estranho.
Será que há alguém da alta esfera do governo que tem ligações com redes pedófilas?
Este pedido de justificações tem muito de tentativa de obstrução a investigação.
Eles que vão levantar cabelo para o pais deles.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os cidadãos russos são tratados como lixo no seu próprio país e agora o Governo russo está tão preocupado com este gajo?

De certeza que a PJ o tratou muito melhor do que a polícia russa faria.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente, não batam mais no ceguinho!
É criticas aos pais por tudo e por nada, coitados, será que não se contentam com o sofrimento que os pobres já estão a passar?
Criticam-nos por passear na praia, criticam o facto de a mãe não largar o bonequinho de peluche da filha, criticam por os gémeos estarem no infantário do aldeamento, criticam por continuarem a ir almoçar e jantar, criticam por chamarem advogados, criticam por não os verem a chorar baba e ranho, criticam por estarem de graça no aldeamento, criticam, criticam, criticam! Bolas! JÁ CHEGA! Deixem-nos em paz e ao menos respeitam o seu sofrimento, querem que eles caiam pró lado de fraqueza porque lhes fica mal comer? É crime a mãe agarrar-se ao boneco preferido da filha? É crime quererem poupar os gémeos de forma a que eles não se apercebam do brutal sofrimento dos pais?
É crime estarem tão desorientados que neste momento não têm paciência para as birras naturais das crianças? Nunca vos aconteceu estarem tão preocupados com algo que não se sentem com paciência de se ocuparem momentaneamente dos v/ filhos? E será que os amam menos por isso??
É crime chamar alguém que os auxilie na gestão logística das coisas uma vez que eles agora não têm cabeça para isso? É crime eles não chorarem de maneira a que cada português goste? É crime apelarem pela sua filha?
Então, POR FAVOR ACALMEM A VOSSA SEDE DE ATIRAR PEDRAS PARA O TELHADO DO VIZINHO Á BOA MODA PORTUGUESA!
SERÁ QUE TODOS VÓS SÃO PESSOAS PERFEITAS?

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

...realmente a SkyNews continua a surpreender: depois de criticar tudo e todos os portugueses que estão a investigar o caso, foi ontem o único orgão de comunicação social a conseguir falar com a mãe de Murat ontem enquanto os investigadores "vasculhavam" a sua casa. Ora pelo que me apercebi ontem enquanto estavam a fazer as buscas, a Sra. não saíu de casa... mas o especialista em crime da SkyNews, é o considerado "chico-esperto" ou melhor: o McGiver lá da comunicação, aquilo não há obstáculos para o Sr.!!!
Até já conseguiu uma entrevista com o arguido, que supostamente não deve falar com a comunicação social e que se encontra em parte incerta... mas não... o Sr.Martin Brunt "McGiver", descobriu o seu paradeiro e até o entrevistou!!!
Só gostava que vocês vissem, e lessem, os miseráveis comentários que este "pseudo" perito em crimes, tem feito a toda esta investigação e às nossas autoridades. Temos sido completamente "enxovalhados" no site da SkyNews pela boca deste Sr.
Até já me atrevi a comentar também um artigo que o próprio publicou no dia 13 com o título: "Source Of Sources"
May 13, 2007
By Sky News crime correspondent Martin Brunt
O meu comentário, isto se alguém estiver interessado em ler, foi "Posted by: mother from Portugal 14 May 2007 10:26:39"
Bom com isto tudo até me admira não ter sido o Sr. Martin Brunt "McGiver" a suspeitar deste arguido e a comunicar às autoridades, pelos vistos a sua colega do Sunday Mirror passou-lhe à frente. Mas não à frente da nossa PJ, que para as condições e recursos que temos, continua a fazer um EXCELENTE trabalho. Só para terminar: desejo profundamente que a pequena Madeleine não esteja a sofrer e que a "devolvam" intacta, porque nenhuma criança (Madeleine, Rui Pedro, Joana, Rui Pereira, Sofia Oliveira, Cláudia Sousa, João Teles, Jorge Sepúlveda, Ana Santos, e outros que não aparecem na lista)merece que lhe seja retirada a liberdade, a infância e a inocência.

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quem não deve não teme, a culpa do nome dele ter vindo a publico é toda dos jornalistas, a policia não ia a casa dele à toa. Provávelmente encontrou cassetes de pornografia infantil o que leva a ele ser um suspeito (pedófilo), são várias coincidências, é obvio que a policia ainda não o relacionou directamente com a criança desaparecida (estão à espera dos resultados do ADN). Desde o inicio falava-se de um individuo com óculos, calças bejes e alto , parece-me ele. O alibi dele é muito fraco, jantou e foi para a cama ás 9 horas da noite??, a mãe estava a dormir , como é que ela sabe??? ele tem tantas camaras de vigilancia provávelmente está gravada a sua saida nocturna as 9 e 20 e o seu regresso a casa perto das 10. Não há pedofilo nenhum no mundo que admita que é pedófilo, a maior parte dos casos de rapto para fins pedófilos são individuos vizinhos, moram perto ou conhecidos da vitima. Se ele for inocente a policia será a primeira a admiti-lo, mas ele não se livra de outras acusações, como a posse de cassetes ilegais, daí a ser arguido. Esta é a minha análise. Outra coisa, ele acha que a inocência dele depende da policia capturar o raptor??, mais uma vez ele nem sequer fala da criança?' curioso não??

quinta-feira, maio 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É EVIDENTE QUE DESEJAMOS TUDO DE BOM PRA MENINA, MAS ISTO JÁ É DEMAIS. O JORNALISMO PORTUGUES ESTÁ A PRESTAR VASSALAGEM AOS INGLESES. NUNCA SE VIU PREOCUPAREM COM O DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS PORTUGUESAS E LANÇAREM APELOS COMO AGORA FAZEM. E CRISTIANO RONALDO, PORQUE NÃO FEZ O MESMO APELO QUANDO SE TRATOU DE CRIANÇAS PORTUGUESAS? E JÁ AGORA DEIXEM DE BATER NA POLICIA PORTUGUESA, JÁ BASTA OS BRITANICOS.EU PELO MENOS NÃO ME VENDO...

quinta-feira, maio 17, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!