Aviso à navegação.
"Tenho repetido várias vezes que não me resigno à passividade perante os indicadores persistentes do nosso atraso em relação aos parceiros europeus. Não me resigno aos fracos níveis de crescimento económico, ao abandono escolar preocupante, à pobreza e exclusão social de tantas famílias, à escassa dimensão das componentes científica e tecnológica no nosso aparelho produtivo". "Dispomos de uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas da Europa", referiu, para defender que esse património está "sub-aproveitado".
Cavaco Silva
11 Comments:
TAMBÉM NÃO ME "resigno" , DE VER QUE OS BANCOS TÊM UM lucro diário de 8 milhões de euros/dia, QUE NOS RETIRAREM DIREITOS SOCIAIS,ACESSO AO BEM-estar e dignidade,de baixarem salários e reformas,exigirem mobilidades e flexibilidades a todo o custo, DESTRUINDO FAMILIAS INTEIRAS,e a tudo isto o Senhor Presidente da Republica omite,apelando a uma AUTO ESTIMA QUE SÓ OS POLITICOS E SEUS "ASPONES" USUFRUEM NESTE PAÍS DESTROÇADO pela arrogância,incultura ,imaturidade e "jogging apalhaçado" dessa figura sinistra e ditatorial que é o personagem Sócrates,e seus "muchachos"!
POR FAVOR, MUDE O DISCO,POIS A ULTIMA ESPERANÇA DOS PORTUGUESES ESTAVA EM V.EXª; E, COM DISCURSOS DESTES,E A CONTINUAR A APOIAR ESTE DESGOVERNO, ELA VAI ESVAÍNDO-SE!
Eu também não me resigno a continuar a ver o meu país governado por interesseiros e mentirosos,...ministros sem pudor e com discursos vergonhosos, que nem para "pregar no deserto" servem.
Gostava de saber se a Catarina só nasceu depois do partidfo socialista ter ganho as eleições de 2005.Eu tenho quase a certeza que não.Pois acho que não era possível a uma menina com apenas dois aninhos,escrever tão bem e,dizer tão mal.Estou mais virado para a hipótese de ela ter a memória muito curta.Tenho quase a certeza que,quando o PSD/CDS/PP estiveram no governo,já a menina Catarina deveria ter nascido.Mas pelos vistos,esqueceu tudo quanto esses partidos fizeram ao país,no espaço de apenas três anos.Com respeito ao sr. Professor Doutor Cavaco Silva,que ele tanto idolatra,apenas lhe digo o seguinte.Por acaso sabe a menina Catarina que;Cacvaco Silva o grande Presidente da República que agora não se resigna,foi durante dez anos o 1º Ministro de Portugal? Sabia que,foi ele o primeiro a levar dois mandatos completos até ao fim? Sabia por acaso que,antes dele nunca ninguém tinha levado sequer um mandato de quatro anos até ao fim? Calculo que não sabia,nem sabe.O pior de tudo é que,também não quer saber.Porque se quisesse saber,ficava a saber mais alguma coisa do que sabe.Sabia que,foi durante os governos de Cavaco Silva que,as mulheres portuguesas passaram a ser reformadas aos 65 anos? Sabia que antes dele,eram reformadas aos 62 anos? Sabia que os trabalhadoress do sector privado eram reformados com 36 anos de descontos para a Segurança Social e, com ele passaram a ter que descontar 40 anos? Sabia que para efeitos de cálculo de reforma,cada ano de trabalho,correspondia a 2,2% para a reforma e,depois dele,passou a contar apenas 2%? Pois é,isto é verdade.Sabia que,nos governos de Cavaco Silva,a inflacção chegava aos aos 20 e 25%? Sabia que no tempo do seu amigo Cavaco,o déficit chegava aos 9% e que,o mais baixo foi de 6%? Acho que não sabia.Sabia que foi ele quem deu cabo das leis laborais,com um pacote laboral absurdo e nada democrático? Sabia que quando os sindicatos se queixavam que os salários dos portugueses eram os amis baixos da Europa, a resposta dele,era que o salário mínimo nacional era superior ao de Marrocos? Não sabia de certeza.Sabia que quando o povo se quixava que o dinheiro não dava para todo o mês,ele respondeu que,o mês tinha mais mês? Qual filósofo da antiga Grécia.Sabia que nos governos dele,a CEE mandava para cá,mais do dobro do dinheiro e o que ele fez,foi apenas auto-estradas? Sabia que,a maior parte dessas auto-estradas já tiveram que ser reconstruidas? Também não sabia,eu sei que voçê não sabia,nem sabe,e pelos vistos não quer saber.Sabe porquê? Porque voçê não gosta de ser enganada,para ter o prazer de se enganar a si própria.Passe bem,e pense melhor.
Li e reli vários comentários.Uns a favor de Cavaco,outros contra.Engraçado,como a clubite não se limita ao futebol.Ainda não se aperceberam que o País atravessa uma crise tremenda,por variadas razões.Porém a principal no meu ponto de vista é a partidocracia de que se alimenta a Democracia Portuguesa.Os interêsses do partido estão sempre à frente dos interêsses do País.Leiam,estudem a História da 1ª República e perceberão muito do que se passa agora.Estes senhores políticos de agora são apenas e só,os filhotes dos de então.Entretanto o Povo que se lixe.
O colega Atento tem toda a razão: o síndrome de clubite que bloqueia a capacidade de analise e a mata qualquer visão de imparcialidade dos portugueses está na origem de muitos dos nossos (piores) males. A continuarmos assim, o país não tem futuro nem desenvolvimento sério. Cavaco, que respeito, por estar na pele de Presidente da República fez (como Sampaio) um apelo ao inconformismo nacional. Fica-lhe bem mas não é para levarmos a sério. Por uma razão simples:o inconformismo, quando passado à acção, tem geralmente um preço, por vezes alto. Não me parece que um numero significativo de portugueses esteja disposto a arriscar o já de si instável emprego, a carreira, a qualidade de vida (que resta...), para se armar em "herói" de causas nobres. Inconformismo é igual a desobediência (civil ou não)contra os poderes da treta que gerem a vidinha deste grande armazém de bugigangas que se chama Portugal. Se Cavaco não abdica do seu "tranquilo" modo de gerir a sua presidência ( com o olho na reeleição, claro!)e é o primeiro a cometer actos de inconformismo, não vejo porque se deve seguir o seu conselho. Este 10 de Junho teve, no entanto, um mérito: ficámos a saber que, num ano, 5000 portugueses emigraram para o Luxemburgo (fizeram bem, si senhor!) e que o número de nacionais a viver extra-muros ultrapassa -até ver- os 5 milhões! Qualquer dia...o último a sair, que feche a porta!
Agradeço ter gasto esses minutos todos a "bombardear-me" com essa história de partidos para aqui, esquerdas e direitas para acolá...!
Os seus bombardeamentos têm um efeito explosivo principalmente em si próprio e isso desenfreia-lhe um bocado a imaginação...onde é que sonhou que eu admiro tanto assim o Presidente Cavaco Silva? ...por acaso, para mim não é dos piores: sempre foi coerente com o que disse aos portugueses,goste-se e concorde-se com ele, ou não...nunca mentiu descaradamente como outros, nomeadamente Guterres e Sócrates...e por acaso, são do tempo de Cavaco Silva como 1ºM, as estradas e auto-estradas que modernizaram um pouco este nosso abandonado país.
Os partidos transformaram-se quase todos em gaiolas cheias de passarolas "marotos" à procura do poleiro mais alto...! basta ouvi-los e vê-los por aí,...basta assistir ao que se passa na Assembleia (onde depois de 8 anitos "na boa", saem com chorudas reformas, ainda a tempo dos próximos poleiros... e, BASTA-NOS VER o Estado da Nação:
É isso que interessa: o estado do nosso querido país, pelo qual nós todos (uns mais que outros) somos responsáveis e que por nossa culpa, chegou a um estado de sub-desenvolvimento difícil de imaginar ainda há poucos anos atrás.
...E eu acho que "JÁ CHEGA"!!!
...QUERO LÁ SABER "DOS PARTIDOS"...!!!
Também o Sr.Presidente não se deve resignar e aceitar as asneiras deste governo. Faça-nos um grande favor...demita-os.
Sr Presidente, se eu tivesse o mesmo salario q o sr tambem nao me resignava, mas como nao tenho, tive q sair do país à procura de trabalho... Mas vejamos como e q Portugal quer sair da crise economica, se a unica coisa q faz e aumentar os impostos sobre as empresas. Nao dao oportunidades aos jovens de se exprimirem. A saude e uma miseria, a justiça se e q ela existe em Portugal e uma desgraça.
Sr. Presidente, o povo é punido todos os dias com políticas desastrosas e injustas. Falta emprego, faltam escolas e o nosso ensino não prepara nossos jovens p/ a competitividade c/ os jovens da UE. A Saúde não existe p/ os idosos, pobres e do interior. Fecharam maternidades, urgências.. Nossas leis judiciais são anacrônicas estão fora da realidade. Ñ há Segurança pq o crime não é punido...
Instalou-se uma desconfiança muito forte, com décadas de maus exemplos. Se o país crescer e a produtividade aumentar, quem nos garante que a riqueza vai ser melhor distribuída? Citando Zeca Afonso (mais ou menos assim): "Ambos vencemos o rio. A mim quem me vence é o patrão". O ideal seria: ambos vencemos o rio, ambos queremos vencer o futuro.
Realmente é muito facil falar assim, até eu, com um ordenado desses e todas regalias enrentes quem é que se resignava... Infelizmente fui um dos 250 mil portugueses que no ano pasado tiveram de sair de Portugal p/tentar vida noutro pais. Mas ainda acredito que é possivel, só não sei qdo... Viva Portugal!
Enviar um comentário
<< Home