quinta-feira, junho 28, 2007

Socialismo

"O Governo do PS está em vias de realizar um milagre, cujo é o de levar os trabalhadores portugueses a terem saudades de Bagão Félix e do seu Código Laboral. O Código foi aprovado em Abril de 2003 com o voto contra do PS e é de crer que, ao tempo, o sentido da votação socialista fosse de repúdio pelos excessos neoliberais da legislação. Mas, de então para cá, alguma coisa mudou no País e essa coisa foi o PS. Já não existe o PS de 2003. O que ficou foi um PS então minoritário que, contra a maioria em torno de Ferro Rodrigues, queria a viabilização do Código de Bagão Félix. E esse era o PS de José Sócrates.

E é esse PS que quatro anos depois, agora no governo e com maioria absoluta no Parlamento, mete mãos à cruzada de alterar o Código Laboral, não para refrear os excessos de Bagão Félix mas para ir mais longe na cavalgada contra os direitos dos assalariados. E diga-se que é uma cavalgada com o freio nos dentes: nem a conquista histórica das 8 horas diárias de trabalho escapa.

Claro que tudo isto é feito em nome de uma alegada nova inevitabilidade histórica e económica. Os mercados do Primeiro Mundo, desenvolvido e supostamente defensor dos Direitos Humanos, enfrentam a concorrência de mercados terceiros-mundistas fundados no trabalho escravo. Devem ter sido estes, aliás, os argumentos dos esclavagistas para tentar contrariar a abolição da escravatura. A verdade, porém, é que não há leis, nem sequer do mercado, acima da vontade e da criação dos homens. E esta economia, mais esta política, em vez de criarem riqueza destinam-se a fazer ricos e, naturalmente, milhares de pobres.

É caso para perguntar, como costuma fazer o Baptista-Bastos: Então e como é que vamos de socialismo?
"

João Paulo Guerra

Divulgue o seu blog!