quarta-feira, agosto 08, 2007

Caruncho

"Os portugueses de sólida formação democrática, que apesar de todas as maledicências são a quase totalidade dos portugueses, terão razão para ter ficado seriamente preocupados ao saberem pelos jornais que a Assembleia da República, a sede da democracia, está a ser minada nos seus alicerces pelo caruncho, insecto coleóptero que corrói a madeira reduzindo-a a pó.

O caruncho, carcoma, gorgulho ou bicho-carpinteiro consome de igual modo e com idêntica voracidade toda a matéria constituída à base de celulose, seja madeira ou papel. Assim, esta classe de xilófagos é capaz de reduzir a pó de madeira não só as tábuas da lei, como a própria lei escrita, ou seja, a base do Direito, da Propriedade e do Estado. O que é extraordinário é que este tão pequeno quanto voraz insecto tem um ciclo de vida de 20 a 30 dias mas é capaz de reduzir civilizações a pó. Como, por exemplo, a nossa, particularmente vulnerável não só a pragas, como também a maldições, flagelos, imprecações e berzabuns.

Ora a democracia portuguesa, que uma grande parte dos portugueses vivos conheceu jovem, é actualmente uma matrona que roubará na idade, dizendo-se trintona, mas disfarçando costuras e estigmas de plásticas de frequentes revisões constitucionais, descaracterizada nos seus feições originais e esborratada pelo excesso de maquilhagem do mercado, dos interesses, da Europa.

Alguns revivalistas e saudosistas ainda conseguem vislumbrar que estão ali traços do que foi em tempos não muito longínquos uma linda rapariga e uma bela mulher. Mas também são esses mesmos que hoje apenas vêem as rugas de uma precoce velhice naquilo que outros caracterizam como traços de uma democracia moderna. Mas, afinal de contas, carunchosa
."

João Paulo Guerra

Divulgue o seu blog!