"Excelente" jornalismo.
"Times" diz que sangue não é de Maddie. É uma informação avançada pelo "The Times", mas não confirmada pelo laboratório de Birmingham. Segundo o jornal britânico, os vestígios de sangue recolhidos do quarto de onde Madeleine desapareceu provêm de um homem do “sub-grupo europeu do nordeste”. O diário avança esta informação, citando um relatório de quatro páginas, referindo que haverá 72 por cento de certeza nesta conclusão devido à degradação da amostra. Um porta-voz do laboratório de Birmingham mostrou-se, no entanto, surpreendido com a notícia pois as análises ainda não foram concluídas. “As análises ainda não terminaram. Não podemos fazer comentários, estamos surpreendidos com o artigo do 'Times'”, declarou à agência France Press um porta-voz do “Forensic Science Service”, para onde foram enviadas as amostras de sangue. Uma fonte próxima do processo declarou mesmo que até ao momento as análises ainda não permitiram qualquer conclusão (mais aqui)."
16 Comments:
Há mais de 100 dias que a TV entope as noticias sobre o desaparecimento de Maddie, até quando é que isto vai durar ?...
A minha maneira de ver as coisas é a seguinte:
Das duas, uma, ou mataram a criança no dia do rapto e neste caso, o porquê deste acto é algo que cabe descobrir pelas autoridades...
Ou raptaram a criança e a intenção poderia ir desde pedir dinheiro pelo resgate até à venda para rede de tráfico de seres humanos...
A mais lógica seria a 2ª hipótese, e neste caso, ponham-se no lugar do raptor.
Se raptassem uma criança e quisessem-na viva, se este rapto passasse a 1ª noticia nos meios de comunicação social, só existiria uma saída: matar a criança para que o(s) raptor(es) não fossem apanhados dado que já existia grande envolvimento no caso.
Logo, ao mediatizarem este caso, só iria alimentar que isto acontecesse, certo ou errado ?...
Tenho acompanhado o caso Maddie desde o seu início
e revolta-me profundamente ler vezes sem conta "especialistas ingleses criticam PJ" "imprensa inglesa contra PJ" "PJ acusada de difamar Gerry e Kate" "pais de Maddie contra imprensa portuguesa " enfim é um fartar vilanagem num sem número de situações que tem a finalidade de diminuir ou denegrir a imagem da nossa policia e de Portugal em geral,todas essas acusações tem o propósito de dizer ao mundo que os ingleses são os melhores em tudo e que nós não sabemos fazer nada , deixem-nos em paz e verão que os resultados e a verdade irão aparecer.
Fui emigrante em Londres durante 12 anos em 1983 a minha esposa adoeceu gravemente , andei com ela em especialistas e hospitais ingleses durante 4 anos nunca nem ninguém daqueles que se consideram os melhores do mundo conseguiram descobrir o mal de que a minha esposa padecia , regressei a Portugal em 1987 e imediatamente consultei um especialista português que no espaço de 1 mês descobriu e tratou a doença da minha companheira , hoje consegue viver normalmente com medicação é claro mas a viver uma vida normal.Chega-se à conclusão que um médico português conseguiu em 1 mês o que 8 ou 9 especialistas e hospitais ingleses em doenças mentais não conseguiram em 4 anos .Afinal quem é que não presta ? Tenham mais tento na lingua senhores ingleses e respeitem os portugueses e Portugal . Nós não somos um país do terceiro mundo como querem fazer transparecer.
Estou de acordo com o comentario acerca de paises ditos desenvolvidos e seu atendimento hospitalar, eu estive na alemanha e tive uma crise de sinusite cronica fui a varios hospitais que nao me aceitaram o cartao de saude europeu e no final tive que ir a especialista que estuda bacterias e virus, fez me crer que nalisou meu sangue e liquido do nariz , onde no final me apresentaram contas que rondam os 1800 euros e nenhum deles me deu antibioticos apenas me deram o mais dos normais medicamentos para alergias quando eu nao sou alergico, em Portugal voltei a fazer os mesmos teste e para meu espanto sao totalmente diferentes dos de portugal.Nao paguei as contas na alemanha e nenhum destes medico nao me meteu em tribunal porq ficaram com medo quando eu disse que tinha resultados diferentes em portugal e que denunciaria este caso. Estou a falar de medicos muito conhecidos na alemanha que sempre me diziam nessas consultas que portugal é o terceiro mundo pensando que eu era toto e que iria pagar por nada e falsos resultados.
Quanto ao sangue analisado na inglaterra neste caso,sempre acreditei que nao vai dar em nada, pois esta muitos interesses no meio, mas uma coisa vao ter que explicar.
Tendo estes usado caes para detectar sangue de cadaveres e tendo estes dito que era de pessoa morta, eu e concerteza todos portugueses vamos querer saber quem morreu neste apartamento ,ja que vao dizer que nao é da miuda
Penso eu! Quem iria matar uma criança indefesa, inocente, no apartamento em companhia dos 2 irmãos gémios, que não fosse para fazer sofrer os pais até à exaustão? até à morte se possível, mas como eles,(pais), deixaram três crianças sózinhas em casa, será que têm coração? Não acredito, que seja fácil apurar-se a verdade, deixo aqui um apelo, todos os casos como este deverão ter o mesmo int.p/ (PJ)
Não concordo de modo algum que a nossa polícia seja uma das melhores do Mundo. Acho a afirmação de uma arrogância muito grande. Pode ter bons resultados em certas areas, especialmente com as brigadas que se dedicam à droga.mas quanto a raptos, não tem historial para se fazer tal afirmação. Bem pelo contrário temos visto que são um verdadeiro desastre nos casos de rapto em Portugal. È lógico que todo o sistema é complexo e não é só a polícia que se pôe em causa mas todo o sistema juridico, vemos o caso do Rui Pedro e da Joana que nâo se chegou a saber se a menina foi morta ou vendida para uma rede de pedofilia.
Quanto a este caso concrecto, a polícia seguiu várias linhas de investigação, dispersou-se muito e não conseguiu em 3 meses nada conclusivo.
Quanto aos cães Ingleses, estou convencidos que é um engodo para ver a reação de certas pessoas à notícia. Como é possível passado 3 meses o apartamento depois de limpo e habitado por outras pessoas o cão farejar cheiro a cadavér?! mais tarde dizer que o sangue pode ser de outra pessoa qualquer, se for o caso então não se vai tentar saber de quem é o sangue e o cadáver?
Na minha modesta opinião, a polícia já tem uma ideia do que aconteceu, só precisa de provas para dizer o que se passou.
Quando começou todas estas diligências a polícia disse que em 15 dias tinha a resposta. Muito se escreveu e especulou. A verdade é que se está a ganhar tempo com a morosidade das análises, mum laboratório que dizem ser o melhor do Mundo e que é conhecido por dar resposta em casos como estes, com uma rapidez que mais nenhum consegue dar. Perante o comportamento dos pais começou arranjar-se desculpas para precisar de mais tempo, aliás foi dito que " o caso está longe de ser resolvido", agora quem esteve atento à entrevista ontem com o Olegário de Sousa, conseguiu ler nas pausas e nas feições muito mais do que foi dito.
E reparem mais uma vez na atitude do casal ao dizer " queremos saber o que foi feito da nossa filha e tudo sobre as investigações".
Também a mãe do Rui Pedro que desapareceu à 9 anos deve querer, o que não se pôe é com exigências e arrogância a exigir isso da polícia.
Não me digam que a polícia é uma das melhores do Mundo, porque está longe de o ser e ao tratar este casal de uma maneira tão submissa, só demonstra um grande complexo de inferioridade.
Mesmo que o Olegário de Sousa domine bem o Inglês, as entrevistas devem ser dadas em Português, pois uma simples palavra ou verbo pode ser o suficiente para tirarem ilações erradas.
Estou convencido que este caso é mais um caso que nunca se vai saber a verdade, como neste caso não se pode "pÔr os olhos negros" a uma testemunha, o caso vai estar por desvendar muitos anos.
Não se esqueçam caso a menina tenha morrido, o corpo podia dizer muito à polícia, mas posso estar muito enganado mas o corpo pode nunca mais aparecer. Sou da opinião que a menina deve estar bem com alguém da família, ou algo correu mal e teve um desfecho que quem o planeou não esperava...
Com tantas especulações em torno do caso- me permito mais uma. E se...Maddie aparecesse, daqui a alguns meses ou até anos, a exemplo do que ocorreu com a Natascha Kampusch? Li a opinião de uma vidente espanhola que disse que a menina está bem,na presença de gente conhecida.
Torço pela menina, mas começo a acreditar no envolvimento dos pais.A exemplo do Ricardo penso que talvez esse caso não seja esclarecido, pela presumível importancia dos pais e pelo envolvimento da diplomacia inglesa no caso. Voces já viram algum caso onde os ingleses metem a colher ter tido boa solução?
Li o comentário do anónimo e não resisti a escrever de novo aqui, embora tivesse já decidido não o voltar fazer. Também li algures um comentário relativo a uma vidente no mesmo senido, não sei se seria a mesma. Isso recordou-me algo que aconteceu logo no início da investigação. Alguém escreveu neste forum, sucinta e concisamente,algo como : "MADELEINE ESTÁ VIVA E BEM NA IRLANDA". Apenas isto, entre a panóplia de longos comentários vindos de todo o lado. Fiquei tão impressionada que, no dia seguinte, reencaminhei a "informação" para a PJ de Portimão, mas, como certamente estavam a receber supostas pistas em catadupas, ignoro se terão sequer reparado. Entretanto,entre os amigos dos McCann aparece um nome O'Brian, que é um apelido de origem IRLANDESA. Isto nunca mais me saiu da cabeça.
Videntes de quê ?? Se tivessem realmente essa qualidades diziam logo aonde e com quem . Não acredito nesta de visão . Isto é um caso de extrema dificuldade porque se gerou num ambiente diferente da nossa vivência , inglesa , e com contornos que podem ser dos mais imagináveis que se pode calculado . Desde o rapto não da criança mas por roubo puro que tivesse corrido mal ao assaltante e á criança , por rapto por vigança de qualquer coisa nas vidas dos intervenientes , enfim há um ilimitável condições que são um inimigma que não é fácil .
Esqueci-me de referir outro pormenor que me tem intrigado,e relaciono com esta remota hipótese. Os McCann têm repetiamente dito que esperam que a filha esteja bem E FELIZ.Várias pessoas, até neste mesmo forum, se têm referido a isto. Como poderia Madeleine estar FELIZ se tivesse sido raptada por estranhos, vivendo, ainda que bem,com desconhecidos e longe dos pais e irmãos? Porém, se estivesse muito bem tratada por conhecidos,que lhe tivessem por exemplo dito que em breve veria a família,seria outra coisa...Enfim, é uma "teoria"intrincada, mas entre tanta coisa que tem sido dita e imaginada...
Faltam as análises. Se os vestígios de sangue e outros forem da menina, podem provar que se magoou, por exemplo debatendo-se com quem a quisesse levar, mas será que provam sem dúvida que morreu? E se o sangue não for dela? Se já lá estivesse, fosse de alguém que escorregou e se feriu ligeiramente? O que acho mais esquisito é o da cortina. Como seria possível lavar e secar em tão curto tempo? Com um secador de cabelo? E o cheiro a cadáver? Poderá ser de um rato, ou gato, sei lá...? Os investigadores devem saber responder, há que esperar. Porém, se o FINAL desta ¿"história" for inconclusivo, então muitas hipóteses continuarão a poder ser postas.
Li ontem num outro forum um comentario de uma conhecida vidente inglesa que diz que há cerca de 2 meses ofereceu os seus serviços aos Mc Cann de graça e nem sequer obteve resposta deles....
Ela pensa que será devido às "crenças religiosas" deles ( que para mim são só fantochada) mas o que é certo é que quem procura desesperadamente a filha recorre a tudo. Eles não estão é interessados em que a verdade venha ao de cima.
Há inumeros casos de videntes crediveis lá fora que colaboram com a policia e que têm sido chave para descoberta de cadaveres,mistérios, etc.
Já alguem viu o "Psychic Private Eyes" ? Espectacular.
Então o laboratório ainda não concluiu as análises, a pj, logo , não tem os resultados, mas imprensa inglesa já sabe que ao sangue não é da Madeleine. O que me parece é que a imprensa britânica continua a querer conduzir as investigações num certo sentido, sabe-se lá porquê.
O que os media e em geral os ingleses querem é ilibar qualquer cidadão britânico. É necessário que seja rapto (para o "negócio" continuar) e para fazer acreditar que a polícia portuguesa é menor ... e eles os maiores. A PJ, para estas "altas investigações" é um bocado provinciana (basta lembrar que Moita Flores lá trabalhou), mas este casal McCann é poderosíssimo. Houvesse investigação jornalística a sério em Portugal e grandes novidades se descobririam. Mas nestes casos fortes não entram as ficções da Cabrita ...
É só uma pequena nota para dizer que o laboratório não desmentiu a notícia do "Times," simplesmente afirmaram estar "surpreendidos," por isso estar a criticar os media ingleses parece-me prematuro. Curioso é quase ninguém ter criticado os media portugueses quando na semana passada fartaram-se de fazer insinuações, pelos vistos baseadas em fontes da PJ, acusando os pais da Maddie e os amigos deles. Isto não é uma questão de querer "ilibar qualquer cidadão britânico" (ao contrário de muita gente parece querer justamente culpabilizar os britânicos), mas sim de querer que a investigação seja séria e eficaz. Só que por cá ficamos logo todos ofendidos quando alguém de fora faz uma crítica. Que gente muito sensível. Quero ver o que as "mentes iluminadas" vão dizer quando se provar que o sangue não é da Maddie. Quero ver também para onde vai esta magnífica investigação da PJ... Não é um caso fácil, sem dúvida, mas talvez houvesse um pouco mais se não fosse tudo feito tarde, e mal.
A arrogância britânica sempre a emergir "ao de cima". Mas nem assim a subserviência de uma enorme quantidade de portugueses deixa de ter lugar. Faço as perguntas: quando custou ao Estado Português todo o processo desenvolvido em Portugal com este caso; Se fosse uma criança Portuguesa no reino de sua majestade também teria o mesmo tratamento; Independentemente do sentimento de dor que terá causado aos pais e familiares, eu pergunto também, se em algum dos casos de desaparecimento de crianças Portuguesas, foram investidos tantos meios? Mas a subserviência ao UK tem uma preponderância que já faz criar algum espírito de indignação....
Quando os media portugueses serviram de porta-vozes à PJ por via das fontes "anónimas" (da própria PJ) não houve nenhum desmentido às ferozes insinuações que foram lançadas na praça pública permitindo que fossem feitas especulações graves numa fase ainda muito prematura. Agora que os media ingleses pegam nas sobras do vendaval português a PJ vem logo a correr fazer um desmentido! Será a PJ vítima de perseguição por parte da comunicação social inglesa? Ou estará a PJ a fazer-se de vítima por ter o orgulho ferido devido às muitas (e justificadas) críticas?!?
País da treta e povo também. Quer dizer, em vez de terem uma atitude positiva e exigir que as investigações futuras venham todas a ter o mesmo tratamento que a investigação desta menina inglesa (que pessoalmente acho que deixa muito a desejar) preferem que esta investigação fosse igual a todas as anteriores investigações a crianças portuguesas desaparecidas?!? "Porque eu não consigo sair da minha vida da treta não vou deixar que tu consigas sair também..." Que pensamento e atitude tão tristes que os portugueses têm (no entanto, veneramos as pessoas que sobem na vida por corrupção ou negócios ilícitos!). Uma criança portuguesa raptada em Inglaterra não teria o mesmo mediatismo que a Madeleine, mas teria certamente o mesmo tratamento a nível da investigação. Além disso, o mediatismo deste caso é tanto da culpa dos media portugueses como dos media estrangeiros. Mas, há quem tenha sempre de dizer mal só porque sim, porque é um infeliz é muito mesquinho. Eu critico a PJ porque acho que pode e deve fazer muito melhor, e assim espero que venha a acontecer. Mas para isso é preciso que tenha a humildade e que reconheça os erros e as fraquezas que tem demonstrado neste caso.
Enviar um comentário
<< Home