Wikipedia: perfil de Sócrates alterado
"A biografia de José Sócrates na Wikipedia (enciclopédia online em que as entradas são introduzidas pelos cibernautas) foi alterada a partir do próprio Governo, noticia o Diário de Notícias na edição desta sexta-feira. A alteração foi detectada pelo blog Zero de Conduta, no qual participa um assessor de imprensa do Bloco de Esquerda.
A descoberta baseou-se num instrumento recentemente surgido na Web, o Wikiscanner (http/wikiscanner. virgil.gr/), um site através do qual se podem localizar os IP (números dos servidores) dos computadores a partir dos quais são feitas as alterações das entradas na Wikipedia.
Segundo o blog, quando rebentou o polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI), deram-se alterações ao perfil do primeiro-ministro naquela enciclopédia online a partir do IP 193.47.185.124. Ora esse número pertence ao CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo) (mais aqui). "
A descoberta baseou-se num instrumento recentemente surgido na Web, o Wikiscanner (http/wikiscanner. virgil.gr/), um site através do qual se podem localizar os IP (números dos servidores) dos computadores a partir dos quais são feitas as alterações das entradas na Wikipedia.
Segundo o blog, quando rebentou o polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI), deram-se alterações ao perfil do primeiro-ministro naquela enciclopédia online a partir do IP 193.47.185.124. Ora esse número pertence ao CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo) (mais aqui). "
14 Comments:
Numa altura de descredibilização das entidades publicas e politicas, aqui fica mais um episódio que nublece ainda mais a classe politica. Mais fortes ficam os defensores da conspiração, e com razão. Quero, posso e mando. Mais humildade, transparência e caracter Sr. Primeiro Ministro
Gato escondido com rabo de fora. É o que apetece dizer destas situações. Não há pudor. "Vergonha não é roubar, é ser apanhado a roubar"
É uma espécie que prolifera abundantemente ainda, nas nossas coutadas: o macaco-burro. Caracteriza-se por praticar muita burrice no meio das macacadas em que se julga exímio... Desta vez foi arranjar com que haja uma avalanche de malta a ler a Wikipédia na página do homem - o que até é salutar, já que impõe cultura.
Congratulo-me de ver o uso da wikipedia em franca expansão em Portigal. No entanto, é importante manter sempre algum espírito crítico sobre o que lá está escrito. Como terá dito Robert McHenry, ex-curador da enclicopédia britannica, "a wikipedia é como uma casa de banho pública. Por mais limpa que aparente nunca sabemos quem lá esteve antes".
Novíssimo Testamento - Epístola de São "José"... aos infiéis: Naquele tempo, em terras lusas, com a euribor a seis meses indexada aos aumentos saláriais semestrais (país ideal ou "oásis de rosto humano"), aquele a quem chamavam Primeiro obteve a sua licenciatura no Instituto Superior Técnico... assim que saira da "Maternidade Alfredo da Costa" da freguesia onde nascera... Um génio pois! Nem os olhos abrira e já a licenciatura concluira! Depois tentou "fechar os olhos" a quem o rodeava, mas o choque tecnológico padecera de uma falha de energia grave: a energia psicológica de um povo (classe média) que já não acredita em ninguém, senão na trituradora máquina fiscal que, por exemplo, nem sequer distingue o facto de não ser irrelevante haver um ou dois descendentes num agregado familiar em que (ainda) haja dois titulares a serem remunerados...
Este Partido (PS) revela um profundo caracter anti democratico, por não saber lidar com as criticas, opiniões contrárias, etc...mas alterar um site, como o wikipédia é parecido com o partido Republicano dos EUA, que altera os dados referentes ao Iraque através das suas Agências FBI e CIA. No tempo do Salazar, alteravam-se documentos através do lápis vermelho, agora somos mais soft´s e fazem-se as coisas às escondidas.Vergonhoso, lamentavel e peço desculpa aos Socialistas que continuam a resistir a pactuar com esta forma de estar na politica.Sr Primeiro Ministro, dos fracos não reza a história....aos eleitores portugueses, ponderem mais o vosso sentido de voto nas proximas eleiçoes e mudem, porque o voto também é uma forma de protesto, não se abstenham ou votem em branco, VOTEM.
Se dantes tinha dúvidas sobre a forma como a licenciatura deste senhor tinha sido obtida..agora à medida que vêm vindo ao de cima as notícias sobre os seus trabalhos feitos em casa, as cadeiras feitas num domingo e a necessidade de esconder tudo isto, não me resta nenhuma dúvida que estamos perante um grande esquema para que alguém que não se caracteriza por uma inteligência assim nada de especial conseguisse graças aos contactos na quinta do PS tirar este curso. Mas de modo algum fico chocado..num país de chicos espertos não podiamos deixar de ter o chico esperto mor à frente dos desígnios do país. Cá andaremos uma decada a pagar as asneiras deste senhor cheio de traumas..particularmente na saúde onde ao mesmo tempo que aumentam vagas em medicina por haver falta de médicos, o ministro da saúde decide dispensar 180 médicos portugueses para contratar 100 estrangeiros..como podem os jovens que conseguem distinguir-se no ensino secundário continuar a querer medicina quando recebem tal atestado de incompetência da tutela?? Mas vejo como estes ataques a médicos, professores, enfermeiros e basicamente funcionários públicos enche de satisfação alguns portugueses que incapazes de tirar um curso por falta de competência vêm aqueles que o têm ser enchovalhados por quem tem um canudo sem qualquer valor. Tristeza de país..temos o que merecemos..e temos a certeza de que em 2009 se Sócrates voltar a vencer Portugal passará a chamar-se a "Quinta do PS" e quem não tiver o cartão rosa pode fazer as malas para fugir..Onde estão os competentes do PSD quando mais são necessários?? Será que no fundo os políticos são mesmo todos iguais?
Por quaze quarenta anos ele lutou como um leao, para manter Portugal livre do socialismo/comunismo. Porque?Porque ele sabia, que o socialismo/comunismo, ia destruir Portugal. Infelizmente um dia ele morreu. E olha o que o eles fizeram. Retiraram de Portugal todo o bom que ele tinha feito, ate tetiraram o nome dele. Retirar apagar, e tudo o mesmo, e desta vez foi com a Pagina do Socrates. A unica diferenca, do velho eles retiraram o que era bom. Do Socrates, foi o que nao era bom.
Sejam rigorosos: o ministério publico investigou a licenciatura do PM e concluiu que não houve alterações de notas. Agora essa licenciatura não serve para nada (não é reconhecida pela OE), nem para limpar o rabo serve...Não tratem o PM por engenheiro que ele não é. é tudo malta do faz de conta (este país tb é assim...) Às tantas se não tivesse tirado esse curso teria sido melhor para ele...
Este "senhor", que infelizmente é o primeiro-ministro desta república das bananas, ainda tem a LATA de levar alguem a tribunal por colocar em causa a sua suposta licenciatura??? E que tal começar a ter vergonha na cara !!!!
Num tempo dominado e governado por trampolineiros, troca-tintas, burlões, enfim, garotada que, para todos os efeitos, acabou de chegar à política contaminando-a com a sua ausência de princípios e valores que sempre fizeram da política "política", já nada me admira! Se é necessário, em nome do politicamente correcto, apagar a História, apague-se! Se é necessário eliminar-se a voz discordante, elimine-se! Mário Soares, Manuel Alegre e outros que andam a tratar esta vergonha com pinças e punhos de renda, deviam mostrar a frontalidade e verticalidade que sempre tiveram nos momentos mais vergonhosos e sujos pelos quais este País tem passado!
Estes métodos de apagamento de inconveniências, fazem-me lembrar os apagamentos de personagens caídos em desgraça no regime sovietico, em que os personagens além de terem sido eliminados fisicamente, também o eram nas fotos oficiais.
Por coincidência... Fernanda Câncio, certamente sem qualquer relação com este caso, escreve hoje no seu artigo de opinião no DN sobre como é aceitàvel que um(a) pobre inocente altere o que é escrito sobre si na wikipédia! Há coincidências... Será que nos tomam por parvos?
Se a ideia era beneficiar-se (no caso de ter sido o próprio Sócrates a dar esta ordem) ou beneficiar (no caso de ter sido algum lambe-botas a tomar a iniciativa), a coisa correu mal - felizmente! É mais uma mostra do reles calibre do sr. Sócrates, ou do pessoal seu satélite, ou de ambos e, já agora, uma versão barata do escamoteamento da informação do passado por órgãos governamentais (com o objectivo de o tornar mais agradável ao mandante da altura) que a profecia de Orwell tão bem retrata. Mas, enfim, são estes e outros políticos manhosos que continuam a estar no topo das intenções de voto...
Enviar um comentário
<< Home