domingo, setembro 23, 2007

PELA NOSSA SAÚDE

"Apesar dos preços aplicados em Portugal insinuarem o contrário, o automóvel é um produto de venda livre. O consumidor que adquire um carro fá-lo na presunção de que o poderá utilizar, a gosto, nas vias públicas destinadas ao efeito. A presunção, embora apoiada na lei, depara-se com obstáculos arbitrariamente levantados pelos poderes políticos. Uma vez por ano, dezenas de autarquias resolvem aderir ao Dia Europeu Sem Carros. O Dia Europeu Sem Carros, que hoje culmina a Semana Europeia da Mobilidade, encerra o trânsito aos ditos em consideráveis parcelas dos municípios aderentes. Como se supõe, a medida não tem quaisquer implicações no decréscimo da alegada poluição, mas permite que autarcas e umas dúzias de acólitos se passeiem de bicicleta, simulando vigor físico, um espírito atento às questões ecológicas e um vasto desprezo pelos demais cidadãos, cujos interesses são trocados por acções de propaganda. Mesmo que teoricamente os cidadãos possam invocar os seus direitos, as forças de segurança teoricamente encarregues de os defender estão, na prática, do lado oposto, a acarinhar o dúbio direito de um presidente de câmara perturbar, sem motivo razoável, a vida alheia.

É verdade que, em certos municípios, a arrogância inerente ao Dia Sem Carros não se nota. No Porto, por exemplo, é raro o fim-de-semana em que as principais ruas não acabem vedadas aos carros comuns para receber carros de corrida, aviões de corrida, corridas a pé e tudo o que, ao invés da desejável rotina urbana, seja pretexto para aparições públicas do dr. Rio.

Noutras cidades, porém, o Dia Sem Carros leva as pessoas a pensar. Não na ecologia, ou numa adormecida vocação ciclística: a pensar na falta que um carro faz. E isso se tiver tempo. No passado domingo, em Lisboa, um homem sofreu um eventual enfarte antes de pedalar na abertura da Semana da Mobilidade. A ambulância do INEM levou séculos a chegar à Praça do Comércio, fechada ao trânsito graças à Semana da Mobilidade. O homem morreu ali, a uns metros do dr. António Costa, sem auxílio, sem responsáveis confessos e sem comentários, por favor
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!