domingo, setembro 30, 2007

VIVA SANTANA!

"Ao serão, Santana Lopes fala nos estúdios da Sic Notícias acerca das eleições no PSD. A jornalista de plantão, Ana Lourenço, desculpa-se, corta a palavra a Santana e passa a emissão para a chegada de José Mourinho à Portela. Levamos com filmagens turbulentas, vultos, Mourinho num carro, o carro em fuga e um pobre repórter a pronunciar as insanidades do costume. Regressamos a Santana. Ou não: Santana não gosta da troca e, após legítimos queixumes, termina a entrevista ali. Mais tarde, no Jornal da Meia-Noite, um moço da casa acusa-o, à traição, de abandonar a meio tudo aquilo em se mete. Mais tarde ainda, Ricardo Costa justifica a trapalhada com opções editoriais e com os "alinhamentos em aberto".

A estação é deles. Mas os ingénuos que tomavam a Sic Notícias como um modelo de rigor informativo aprenderam que interromper um ex-primeiro-ministro (ou qualquer criatura, vá lá) para transmitir as escalas aéreas do célebre treinador é, no contexto, uma opção editorial válida. Espera-se que Mourinho não decida apanhar um "charter" para as Seychelles durante a cobertura de um atentado terrorista, sob pena de "abrir" irremediavelmente o "alinhamento".

O engraçado é que, num ápice, Santana blasfemou contra as supremas divindades nacionais: a televisão e o futebol. E os portugueses, em geral atentos e venerandos face a ambas, correram para os blogues e os fóruns "on line" a exaltar Santana, que fez uma carreira à custa das câmaras e da bola, e que acabou a noite como um herói de facto improvável e muito português. À saída, o herói proclamou duas coisas: a) o país está doido; b) o país tem de aprender. A primeira é uma evidência, a segunda uma ilusão
. "

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!