segunda-feira, janeiro 14, 2008

COSTA QUER PULMÃO VERDE NA PORTELA


"A Câmara Municipal de Lisboa vai analisar no dia 16, numa reunião extraordinária convocada para o efeito, os estudos do LNEC sobre a localização em Alcochete do futuro aeroporto internacional de Lisboa. Uma das questões que se coloca é saber o que acontecerá à Portela quando for desactivado o aeroporto. O Executivo ainda não clarificou a data para a sua desactivação, mas o autarca de Lisboa mantém a convicção de que, a ser desmantelado o aeroporto, se deve criar um segundo pulmão verde (mais aqui)."
Quando terminar o prolongamento da Linha Vermelha do Metro para o aeroporto de Lisboa, a partir da Gare do Oriente, em final de 2010, os comboios estarão a uma distância de cinco minutos dos aviões. E 7 anos depois, quando abrir Alcochete ou lá o que for e fechar o aeroporto da Portela, o pessoal já pode ir de metro para o segundo pulmão de Lisboa. Como é bom os políticos pensarem no bem-estar dos seus cidadãos

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10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O lobi do betão ganhou ,como convem a empreiteiros e políticos.O director do LNEC disse na RTP que hipótese de "Portela +1" não foi considerada,porque não constava da encomenda .A grande vantagem da localizaçaõ da Portela(se os taxistas deixarem que lá chegue o metro...)foi-se.Um dia teremo "Os jardins da Portela", uma super-urbanização ,com uns campos de golfe "in city".A TAP vai crescer?Com o "super-hub" de Barajas e aviões de 500 passageirso?...

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Do mal o menos. Com os dados apresentados continuo convicto que a melhor opção seria Portela+1. Entre a OTA e Alcochete, venha este último: maior capacidade, mais fácil de construir e mais barato. Mas a procissáo ainda vai no adro... Se em Portugal é difícil decidir, cumprir os prazos e os orçamentos das obras públicas não são tarefas mais fáceis!

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

parece que as gentes do lnec não tiraram o curso na universidade independente.

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém explica porque é necessário fechar a portela (nao há explicacao possível claro) e porque nao se pode fazer um segundo aeroporto em alcochete para as low cost. É um fartar vilanagem. E toda a gente fala como se fosse naturalíssimo e tivesse de ser assim. Que país de gente tao pobre e ignorante. Pobre Lisboa. Pobres contribuintes.

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Os patos bravos, as grandes construtoras as grandes "familias" e os Bancos afiam as garras. Para eles o que interessa é a Obra a grande Obra . Os bilhões vão rolar e derrapar á velocidade da luz... a obra orçamentada a é um mero indicativo a "coisa" vai quatriplicar como habitualmente para gáudio da famelga. A factura essa será entregue paulatinamente aos desgraçados dos trabalhadores deste país , isto para aqueles que trabalham e ainda vão conseguindo por enquanto manter o seu lugar mas com tanta flexisegurança logo logo todos serão trabalhadores temporários e então a factura será paga não numa geração mas em duas ou três... Os politicos gostam de se armar ao pingarelho apresentar obra feita nem que para isso comprometam gerações ...

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Não era preciso tirar o curso de construtor cinil, para ver que a Ota, não inetressava a ninguem com o juizo no sitio! Qunado ouvi fala em 250.000 estacas a enfiar no solo, nas movimentações de colocar e tirar terra e o aeroporto estar esgotado em 15 anos, só burros, podiam continuara a insistir na OTA! Aliaz as asmeiras deste governo, reformas a prestações, consultas prometidas, que já não se fazem, precisavam de uma noticia para anestisiar o ego dos portugas e do governo! Quanto à Portela, estão caladinhos, pelo factp da ida da manutenção para Beja estar adiantada, que falta correr com o Figo Maduro e a capcidade do aeroporto aumenta (continua a ser necessario Acochete) mas não se vai fazer da Portela um jardim e os investimentos ali feitos, podem durar muito tempo, cidades com 2 aeroportos, pela europa, è vêlos|

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Manda a honestidade e a verticalidade que seja felicitado o Sr. Pinto de Sousa,pelo acerto da decisão.Há que começar a travar nova luta,esta por causa do TGV.É muito mais dinheiro,que vai ser atirado fora sem qualquer benefício para o País.A Tugalândia vai ficar com um comboio de alta velocidade,mas fica com o mesmo caminho de ferro do séc XIX,que não serve,nem sequer está ligado aos portos ou aos interfaces de mercadorias.Mas o mais grave é que vai continuar a ser uma fornalha onde milhões de euros serão consumidos anualmente,sem servir minimamente o País devido a um traçado obsoleto,que está perfeitamente desajustado da realidade do País.É imperativo que o País tenha uma moderna rede de caminho de ferro que sirva,os seus centros industriais e populacionais,e que os ligue aos portos e aos interfaces de mercadorias,a alta velocidade,muito mais adequada à nossa realidade geográfica.Gastar 7 mil milhões e ficar a ver passar os comboios e esta oportunidade de financiamento,será um erro histórico,que será irremediável.E,estou como o articulista precisamos de um verdadeiro Min. das Obras Públicas,que não o Engª"Jamais",que já demonstrou que está desfasado no tempo,no espaço e mais grave, no contexto.Para terminar há que ter mais moderação nos estudos,pois são estudos a mais,e muitos milhões a "arder".Nós sabemos que certos estudos são uma forma de financiar "os compadres"(agora chamados "boys").Mas tantos estudos para qualquer decisão,por mais "comezinha" que seja,ou não abona nada a favor da inteligência de quem nos Governa,ou mais grave ainda,ou indica que não estudam.

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Façam. Na OTA ou em Alcochete. Em Alcochete e na OTA e deixem estar a Portela e mais 10 se for preciso. O Pais precisa de infra-estruturas. Londres tem pelo menos 3 Aeroportos e mais pelo pais. Todo este ruido para abafar as outras questões. Nomeadamente o TGV. Um investimento superior ao do Aeroporto que nunca vai ser economicamente viavel pois não temos nem dimensão nem numero de pessoas para o rentabilizar e que é concorrente com o Aeroporto. Gastar apenas para que a linha espanhola consiga a sua viabilidade Financeira. Isto é que é dinheiro mal gasto. Estas questões sobre OTA/Alcochete são ninharias. Os 300M poupados por Alcochete. O que é isso comparado com a poupança de milhares de milhões se não avançar o TGV? Neste assunto é que agradecia que os jornalistas e opinião publica falasse. Não façam o TGV. Decerteza que com esse dinheiro fazem mais 4 aeroportos e mantem abertas escolas e hospitais pelo pais.

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A mim ainda ninguem me explicou foi pk e ke em Portugal, em que as carreiras continuam congeladas, as urgencias fecham...os reformados e a classe baixa/media esta cada vez mais depauperada...Nos vamos meter em Obras Grandiosas e faustosas, quais elefantes brancos que as geraçoes vindouras irao pagar..como nos ja pagamos outros erros..Pk nao...um aeroporto mais pikeno...pros voos loow.coast...e a portela pros de bandeira? Tanto interesse nisto...Ainda havemos de pagar tb indeminizaçoes aos senhores interesseiros que ficaram sem a galinha de ovos de ouro...Ou outra: Fizessem o tal dito aero em espanha..Assim sempre se aproveitava o TGV..ddava se rendimento a ambos...Vivemos num Pais..de iluminados..Da Gillamp

segunda-feira, janeiro 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Curioso é ver quase todos os "crâneos" da "ALDEIA" optaram por Alcochete, p'rós lados de BENAVENTE, por ser mais perto de Lisboa, mas qual Lisboa? Lisboa cidade, tem neste momento pouco mais de 600000 habitantes, os outros que constituiem os quase 3000000, estão na chamada GRANDE LISBOA, donde saiem para "apanhar" o avião. As empresas estão, na maioria sedeadas nos concelhos de OEIRAS, CASCAIS, SINTRA, AMADORA e VILA FRANCA que estão mais próximas da OTA que de Alcochete. A grande maioria dos restantes quase 2400000, que moram fora de Lisboa cidade, também estão mais perto a OTA. Até os habitantes de Almada e Seixal, desde que usem a ponte sobre o TEJO e as infraestruras rodoviárias actuais ficam mais perto da OTA. Alcochete só é bom porque alguém está interessado em fazer negócios de betão, mais pontes, e auto-estradas com portagens é claro!!! Tudo isto não passa dum CARNAVAL! Onde já se viu uma infraestrutura deste tipo ser decidida por grupos profissionais? Ou teremos que passar a perguntar aos sapateiros qual os melhores sapatos que devemos comprar? Porque se decidiu da necessidade para o país,desta infraestrutura estratégica para suporte futuro do desenvolvimento. Mas se actualmente a vida empresarial se encontra acima do Tejo porque instalar um aeroporto a SE. Os portugueses certamente gostariam de saber que interesses se movem, já que esta obra, neste local, no mínimo destruirá para sempre uma das poucas reservas ecológicas à volta da GRANDE LISBOA, e não vai ficar mais barata ao país, ao contrário da falácia instalada, porque obrigará a criar outra infraestruturas que são necessárias que já começaram a ser afloradas, mas muitas mais vão ter de ser feitas ou então tudo isto não passará de folclore! Acho que este assunto está muito mal explicado e faz lembrar aquela do "Gato escondido com rabo de fora".

segunda-feira, janeiro 14, 2008  

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