domingo, janeiro 20, 2008

GB indemniza soldados britânicos vítimas dos responsáveis do próprio exército de Sua Majestade


O ministério britânico da Defesa vai pedir desculpa e pagar mais de 4 milhões de euros (£ 3 milhões) de indemnizações aos 360 veteranos do exército de Sua Majestade, usados como “cobaias humanas” em testes com armas químicas secretas, realizados nos anos 50 e 60, no centro científico militar de Porton Down, noticiou ontem o diário londrino “Guardian“.
Os antigos soldados reclamam ter sido enganados pelos seus superiores.
Aceitaram participar nos testes - com gás de nervos - pois foi-lhes dito que as experiências seriam feitas com um produto para combater a gripe, no centro de pesquisas militares em Salisbury, Wiltshire, Reino Unido.
No entanto, segundo o diário inglês, os “resultados de testes toxicológicos, realizados posteriormente, revelaram que as vítimas foram expostas a produtos alucinogénicos e agentes químicos que afectavam o sistema nervoso provocando perdas de memória, flashbacks e letargia.”
Uma porta-voz do ministério informou que as conversações com os advogados das vítimas ainda não “estão encerradas” e que os termos do acordo “serão confidenciais.“
Cerca de 90% dos veteranos já aceitaram receber uma indemnização da ordem dos 10 500 euros (£ 8 000).
O ministério da Defesa foi entretanto acusado de tentar chantagear os restantes, ao informar que só pagará as indeminizações se todas as vítimas aceitarem receber as verbas propostas. (pvc)
Pergunta inocente:
Será o mesmo gás que venderam ao Iraque e pelo qual houve aqueles enforcamentos, dados na televisão, sem censura?

Divulgue o seu blog!