terça-feira, março 25, 2008

Desenganos

Erro só foi detectado na semana passada

Pentágono vendeu por engano componentes de mísseis nucleares a Taiwan
25.03.2008 - 18h16

O Pentágono revelou hoje que vendeu a Taiwan, por engano, partes de detonadores de mísseis nucleares, os quais acaba de recuperar.
O incidente remonta a 2006 e a sua divulgação ameaça criar um embaraço nas relações com a China.Segundo o Departamento de Defesa, Taipe encomendou aos EUA baterias para helicópteros, mas em sua vez o Pentágono entregou quatro componentes electrónicos para os detonadores colocados nas ogivas dos mísseis intercontinentais Minuteman.
Washington garante, porém, que a entrega não incluía material nuclear.
Apesar de se tratar de um equipamento que deve estar sob apertada vigilância, o erro não foi detectado até Taiwan se queixar que não recebera as baterias encomendadas.
A falha viria a ser detectada pelo Pentágono apenas na semana passada e, na sexta-feira, os componentes foram devolvidos aos EUA.
“Apesar de isto não ser material nuclear nem permitir a sua construção, posso garantir que estamos muito preocupados com isso”, confessou o secretário para a Força Aérea norte-americana, Michael Wynne, durante uma conferência de imprensa na sede do Departamento de Defesa.
O Presidente americano foi de imediato informado do incidente e o secretário da Defesa, Robert Gates, ordenou a abertura de um inquérito para apurar a origem do erro, tendo também sido anunciada a realização de um inventário a todo o equipamento nuclear e afins sob tutela da Marinha e Força Aérea
.O incidente – que representa uma violação da lei internacional e dos tratados de armamento – foi já comunicado à China, que considera Taiwan parte integrante do seu território e que encara com desconfiança toda a colaboração americana para a modernização das forças de Taipe.
Este é o segundo embaraço para as Forças Armadas norte-americanas relacionado com equipamento nuclear, depois de no final de 2007 a Força Aérea ter admitido que um bombardeiro sobrevoou o território americano armado com ogivas nucleares.

Engano?
Taipé avisou que não recebera as baterias encomendadas e então pensou que deveriam ser o quê?
É claro que se soube e entretanto antes da coisa azedar, veio a questão do engano.
Brinquem, brinquem...

Faz lembrar um lar de doentes com Alzheimer, o Pentágono tal a desorientação.

Afinal criticavam os russos e ucranianos pela desorientação e pelo tráfico de material de guerra nuclear, depois da derrocada dos regimes marxistas leninistas e no espaço de uns meses, sabe-se que um avião carregado de mísseis nucleares sobrevoou o território americano, sem se saber que estavam armadas as ogivas e agora parece que se enganaram com os chineses de Taiwan.
Será que a desgraça do subprime afectou aquelas cabecinhas? Ou será mais que isso?
Com aliados destes, quem precisa de inimigos?
O mundo assim está a ficar muito perigoso.
É sempre saudável perguntar por cá, se estamos bem na Nato e se estamos, o que fazemos lá, para além de gastar o dinheiro dos contribuintes.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há que ser honesto. Uma coisa é vender componentes electrónicos para os detonadores, outra é desaparecer plutonio.

Após o desmembramento da URSS, uma boa parte do pessoal que trabalhava no programa militar soviético ou ficou desempregado ou perdeu subitamente o prestígio e o poder de compra. Daí ser grande a tentação de desviar e vender parte dos «stocks» ou de ser aliciado por países ou grupos que paguem melhor pelo seu saber.

quarta-feira, março 26, 2008  
Anonymous Anónimo said...

De facto para que servem componentes electrónicos para os detonadores se não há bombas para explodir?

É como ter um Ferrari novinho em folha sem motor.

quarta-feira, março 26, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!