sexta-feira, maio 02, 2008

Desespero sub-30

"Há poucos anos o facto de uma recém-licenciada trabalhar como caixa de supermercado era notícia. Agora já são tantos os jovens que acabam o curso e que não encontram melhor do que um salário mensal de 400 euros que isso já é banal. E mesmo assim os jovens que encontram ocupação num contrato temporário ainda têm sorte se comparados com as centenas de milhar (mais de 50 mil com diploma de Ensino Superior) que não têm qualquer meio de subsistência além da mesada dos pais.

O fenómeno da exclusão social da geração sub-30, curiosamente a mais qualificada a nível académico, não é exclusivo de Portugal. É um fenómeno ocidental. Só que a relativa pobreza do País e a anemia económica da última década agravam o problema dos jovens portugueses. Enquanto na Europa estes jovens qualificados protestam por serem ‘mileuristas’, em Portugal a meta dos mil euros por mês é um sonho para a esmagadora maioria.

Sem emprego, esta geração desesperada adia os projectos de vida e agrava-se a tendência de quebra da taxa de natalidade. A pirâmide demográfica sofre tanta erosão que em poucos anos haverá mais idosos do que crianças e jovens. Daqui a 30 anos corremos o risco de não ter portugueses suficientes para financiar a Segurança Social, o que significa que quem hoje tem menos de 50 anos se arrisca a não ter a reforma garantida. Como se vê, todos vamos pagar, mais tarde ou mais cedo, a factura desta instabilidade
. "

Armando Esteves Pereira

2 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

Por mim, vou já arranjar espaço no quintal para plantar uma couves e fazer criação de coelhos e galinhas... sempre terei que comer durante a velhice!!

sexta-feira, maio 02, 2008  
Anonymous Anónimo said...

E já vai atrasado. Na capital, quando se está parado nas filas, pode-se ver os novos agricultores do século XXI a cavarem as suas hortas junto às estradas.

sexta-feira, maio 02, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!