quarta-feira, junho 11, 2008

"Imperativo categórico"

"Os ânimos aquecem na batalha verbal entre dois dos maiores realizadores norte-americanos da actualidade. Na apresentação do seu mais recente filme, Miracle of St Anna (sobre uma unidade negra do exército norte-americano na II Guerra Mundial), Spike Lee acusou Clint Eastwood de racismo nos filmes que retratam a batalha de Iwo Jima, durante a II Guerra Mundial. "Aquela foi a sua versão. A versão negra não existe", declarou Lee para qual Eastwood falseou a verdade ao não colocar nenhum actor afro-americano no elenco de As Bandeiras dos nossos Pais, um dos filmes sobre Iwo Jima.

A reacção de Clint Eastwood não tardou. Reconhecendo que, de facto, tinha existido uma pequena unidade de soldados negros destacada para Iow Jima, Eastwood afirmou que nenhum desses soldados hasteou a bandeira e que esse era, afinal, o tema da película baseada na famosa fotografia Flags of Our Fahthers. "Se eu tivesse posto ali um actor afro-americano, teriam dito "este tipo perdeu a cabeça". Ou seja, eu não estaria a ser exacto", declarou Eastwood ao The Guardian, o mesmo jornal onde mandou Lee cobrir o rosto pela acusação que lhe fez
(mais aqui)".
Brevemente nos filmes do “politicamente correcto” Afonso Henriques e Camões serão interpretados por actores negros. É assim a democracia da minorias apostadas em impor as suas vontades às maiorias fascizantes e xenófobas.

Etiquetas:

Divulgue o seu blog!