domingo, agosto 24, 2008

O atendedor de "call-center"

"Os "call-centers" são úteis. Mas tornaram-se o símbolo da sociedade portuguesa do início do século XXI. Nos "call-centers", as perguntas e as respostas estão praticamente pré-definidas, facilitando o diálogo entre clientes e fornecedores de serviços.

Têm um problema: têm dificuldades em responder às questões que não estão no guião. Isto é: sendo uma perfeição em termos de algoritmos, recusam as questões que fogem ao que está programado. O que lhes sobra em tecnologia, falta-lhes em filosofia.

Respondem ao "como", não respondem ao "porquê". Não custa perceber porque é que José Sócrates atira foguetes ao ar quando é inaugurado um "call-center". A ideologia de Sócrates é o guião de um "call-center". Todas as perguntas e respostas estão programadas. O discurso do primeiro-ministro é o de um atendedor de "call-center".

Exemplo: no guião servido por Sócrates, são reclamados 133 mil novos empregos no País desde que está no Governo; na lista de respostas não está a que possa dizer quantos se perderam no mesmo período. Ou quantos têm o seu local de trabalho em Espanha.

Mas compreende-se. O discurso político de Sócrates resume-se a um algoritmo: cada comando do seu computador ideológico só pode conter uma resposta a uma pergunta pré-definida, porque só sabe efectuar uma tarefa. Que não admite questões. Quando se misturam tarefas com questões que podem ser contraditórias, o "menino de ouro" deixa de ter o Toque de Midas ao seu dispor. O "call-center" de Sócrates gira à volta de uma palavra: "spin".
"

Fernando Sobral

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E assim neste paraiso governado por PS / PSD desde o 25 de Abril... “num ano, se tornou no homem mais rico do País” por ter comprado, “num negócio da China com José Sócrates”, um terço da Galp que lhe permitiu subir a sua fortuna pessoal para três mil milhões de euros, um valor que “um jovem demoraria 500 mil anos a conseguir ganhar”. “Num só ano, o que comprou ao Governo e que era nosso, feito com o dinheiro de todos nós, valorizou-se em 1500 milhões de euros. Américo Amorim duplicou a sua fortuna. Sempre que o ministro das Finanças disser que nem pensar em aumentar salários ou pensões, lembrem-se que há uma pessoa a quem o Governo gosta de aumentar”, disse Louçã. Dá que pensar

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Toda a gente já percebeu (ou não), que neste país de abastança, onde é possível a banca ficar a dever ao fisco 420 milhões de contos de impostos(antes do €), por expiração de prazo, não houve um culpado, isto quer dizer que, quando o processo iria a julgamento alguém o colocava no fim da fila de novo, até expirar. Sabe-se bem quem tem poder para fazer isso, portanto tirem as vossas conclusões, neste país onde se vêm agentes da lei (ou não) fazer palacetes, com o seu vencimento um andar T4 é milagre, quem os vigia? eu digo ninguém, onde qualquer imbecil com fato e gravata é doutor (não acreditam? experimentem ir a um banco, seguro, repartição pública, etc e vejam), enquanto os Licenciados, Mestrados, Doutorados (só estes detêm o título de Doutor), se forem a qualquer daquelas instituições, com uma t-shirt e calças de ganga e ténis (mesmo de marca), serão atendidos como se fossem lá importunar a filha, mulher, amante, afilhado, protegido, cão de guarda e outros que tais da política (regabofe), meus amigos para que conste, qualquer investigador, numa universidade, pode andar de calções de praia, t-shirt e chinelos, mas se sair à rua nessa figura, será detido! Nem no ano 3000!!!

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Portugal foi durante 500 anos pelo menos dono de "metade" do mundo, teve todas as riquezas à distância de uma decisão, o que fizemos nós portugueses para usufruir desse maná? Nada! Tínhamos petróleo, ouro, prata, ferro, recursos naturais e o que fizemos nós em 500 anos? Nada! E nada temos por causa da nossa mentalidade que se resume a isto, agora estou bem quero que os outros se lixem, opá agora estou mal, a culpa é dos outros. Nunca nossa. Falando em parábola, 2 tipos que dão um toque com o carro, saem os 2 a culpar um ao outro sabendo ambos que só um terá razão... Com os nossos 500 anos de império económico nada foi feito no sentido de vir acautelar o futuro dos descendentes, foi gastar a tordo e direito, acautelar o futuro "nere". Podíamos neste momento condicionar a economia mundial como fez e faz a África do Sul, ninguém critica a África do Sul seriamente, nem na altura do "apartheid" nem agora e sabemos todos porquê, as reservas de ouro são imensas e suficientes para causar o caos mundial se eles ameaçarem como fizeram há anos atrás de disponibilizar ouro a torto e direito. Triste é não aprendermos com os nossos erros e daí recuperar forças para virar o "jogo".

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Economia Estancada sim senhor. Parada no tempo, uma autêntica mancha coagulada que não anda e definha. Desde a implantação da República que o País se tornou decadente, ultimamente um atoleiro de corrupção à mercê de patos bravos cheios de esperteza saloia, de modo que dêm-lhe o destino que lhe queiram dar, na ceteza porém que ele vai sufocar com um fim pouco animado. Creio, sem me querer enganar muito, que ele até acabará por ser um região autónoma espanhola, se os espanhóis tiverem a pachorra generosa de nos aturar vaidades passadiças, panóplias envelhecidas, feudos instalados. Ou então contratem estrangeiros para nos governar. Façam como fez a TAP. Ou então não se admirem do que está para vir, e é capaz de não tardar muito. Haja realismo. Português a governar fica assombrado; apenas sabe governar-se quando sabe. E a colectividade para ele não conta. Planeamento a médio e longo prazo está fora dos seus horizontes.

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Agora é tempo de ganhar forças para o trabalho e pôr urgentemente aqueles que à anos só comem mas não trabalham a dieta. Pois isto é que leva muitos a estarem descontentes porque andam com o medo de finalmente serem postos na linha. Toca a dizer mal que é para manter a maminha! Na verdade até são inteligentes! Contiuam ainda a convencer alguns desgraçados que só sabem trabalhar que xupista é o governo e não eles. Enganam o fisco, declaram por exemplo ordenados mínimos e põem os filhos a ter almoços gratuitos nas escolas e a usufruir de todas as regalias que parece só eles e os ciganos tem direito, mas levam os meninos à escola de BMW. E um trabalhador independente com muitas horas de trabalho e com os seus deveres perante a sociedade pagos a ganhar muitas vezes menos que um ordenado mínimo nem direito tem a abono de família. Rica herança o PSD e o PP deixaram (lei 2003) às pessoas a trabalhar por conta própria, agricultores, lojistas etc.

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Cada país tem o que merece, e estamos a ir para a miséria por culpa nossa. Queixam-se que não há empregos bons, mas depois o que se quer é comprar baratinho nos IKEAs, Colombos,... e o comércio de proximidade que se lixe. O que é caro e venha la de fora é que é bom. Então habituem-se a contratos a prazo, salários de miséria, call centers e caixas registradoras para os licenciados. Se estiverem doentes vão à clínica privada, porque não quiseram suportar o sistema publico. E quando precisarem da segurança social, lembrem-se que antes preferiram o sistema de "cada um guarda para si". Depois claro, a velha receita: emigrar.

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Temos um 1º que ficará na história recente deste pais, como um demagogo arrogante. A última deste é os tais empregos em Santo Tirso. Escutando o Louçã, vai dai e tentei, como consegui saber exactamente, saber os contornos destes empregos, utilizando algumas amizades. Não é que o Louçã tem toda a razão!? os "empregos" daqui a um ano vão realmente ser contratualizados por um empresa de trabalho temporário, mas que pertence .....á Telecom. Os salários vão variar entre os 500 e 600,00€ para cerca de 95% dos trabalhadores, como os terrenos são a custo zero! Não caberia á imprensa denunciar a situação? Realmente este Louçã tem sido uma agradável surpresa.

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Uma das formas para pôr a nossa economia a andar para a frente é e sem preconceitos e moralismos pois estamos a falar de economia é: -Legalização da prostituição pois há aí á vista de toda a gente e muitas casa de alterne que facturam milhões a nada dão ao estado e nesta altura do ano é que facturam e ao fazerem isso vão dar muito trabalho a muitas pessoas de certas areas especificas como turismo,saude,hotelaria,etc,etc. -Legalização das drogas leves,(marijuana,hash,..) pois são muitos milhões que diariamente vão para o lado de lá(espanha) e permitir o auto cultivo pois nos nossos vizinhos tanto resultou que na catalunha vão começar aparecer os 1ºs coffe shops e vai dar criar emprego na area da saude ,turismo,hotelaria,agricultura,medicina,etc,etc(imaginem o nosso país tipo a holanda....com o clima que temos eramos uma super potencia em turismo a nivel mundial!!!!) -O comercio em geral trabalhar a 24horas pois mais uma vez vai dar trabalho a mais cidadãos. -Agora vamos acabar é com hipocrisias e preconceitos pois normalmente as pessoas do contra são pessoas que têm lobies para isto não evoluir e continuarmos a sêr um país ridiculo com muito potencial mas...uma treta!!!!!!!

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

SENHORES,se tivessem a idéia de como o ministro de Portugal esta sendo elogiado pelo que tem feito a este país. O que ele esta plantando agora com certeza já no próximo ano o resultado virá!Só não dá para perceber quanto pessimismo,quanta critica destrutiva,sempre tudo vai mal...se informem bem,não fiquem pegando o bonde andando.Reconstruir não é fácil não,já leram o que o governo anterior fez?digam lá,reviva as memórias,se algo fecha a culpa é do ministro,se cai chuva a culpa é dele,se o vizinho pula a cerca..MEU DEUS,ESTE SIM É BEM PORTUGUES ,vá lá,leiam mais,parem de reclamar e se organizem,pois lá fora Portugal esta crescendo no conceito de grandes empresas,mas tb digo algo,se o povo portugues não se atualizar,estudar e se especializar,como as empresas vão encontrar bons profissionais?ai vem os imigrantes,ai a culpa é deles..mt bem....assim que os senhores querem acabar?

domingo, agosto 24, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade isto começa a parecer o estado novo....estado novo em que os jornais serviam exclusivamente para apropaganda do governo de então....e como acontece maioritariamente agora. Quando assim não é ...la aparecem os comentários de que o jornal é tendencioso e que o jornalista tem apenas a intenção de falsear a realidade...quando na verdade de falsear a realidade está este governo mestre. Caramba será que a partidarite é assim tão forte já? Será que osPortugueses naõ tem maturidade suficiente para pensar no seu futuro e no futuro dos seus filhos e nao se deixar levar por políticos mentirosos como os actuais? Isto parece uma país de masoquistas é o que é....já irrita

domingo, agosto 24, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!