sexta-feira, setembro 26, 2008

O plano

"As capacidades de previsão do PR distinguem-se das do cidadão comum: enquanto um diz que a crise “vai” afectar o outro ”já” a sente na pele.

E amanhã? Ontem a expectativa e a euforia de um Plano elaborado pela administração Bush, hoje a incerteza e a depressão sobre a sua concretização. Há um ano que andamos a viver sob o véu da crise. Os mercados saltam entre os dias maus e os dias péssimos e cada vez mais se aprofundam as dúvidas quanto ao tempo que isto vai durar e ao modo como vai acabar. Não se vislumbra um remédio eficaz tal a doença do paciente. A desconfiança e a insegurança alastram, qual vírus que mina e corrói, colocando-nos a todos na eminência de um gravíssimo risco sistémico e de todas as consequências que daí possam advir.

Pior, o que exigia uma actuação ponderada e focada no epicentro do problema, encontra-se ameaçada quer por uma inconsequente, paralisante e inoportuna dialéctica ideológica produzida por quem se compraz a discutir a “filosofia” sem cuidar da “necessidade” e também por uma disputa eleitoral com republicanos e democratas a demonstrar estarem as suas prioridades colocadas na arregimentação de votos. Afinal, em tempo de guerra limpam-se armas.

Efeitos. O Presidente da República diz que a crise vai afectar os portugueses. Muito bem, ficamos todos cientes das suas capacidades de previsão, que, aliás, neste caso só se distinguem das do comum cidadão porque enquanto o Presidente diz que a crise “vai” afectar o outro “já” a sente na pele. Trata-se aqui da medida da diferença entre o futuro e o presente, ou da insustentável insuficiência dos orçamentos das famílias. Em suma, trata-se da distância entra a realidade concreta das coisas - de quem gere uma empresa, de quem vai ao supermercado, de quem tem casa, carro, electrodomésticos e até férias comprados com recurso a crédito bancário – e aquela “realidade” que se expressa em gráficos que se amontoam nas secretárias dos decisores políticos.

Muito eficaz parece ser o plano do Partido Socialista e do Governo que, afinados, concertados e sem estados de alma aparentes, conseguem colocar a atenção de tudo e de todos sobre tudo o que não seja a acção, ou inacção, do executivo. Por um lado, de Guimarães, o líder do PS lançou a reconquista da maioria absoluta, fundada na força da mudança que não se percebe muito bem o que significa, mas que tem um certo efeito apelativo, quanto mais não seja à fera que Sócrates já anunciou ser. Pelo caminho, o Governo trata o Magalhães com justificado carinho, fazendo-se fotografar ao lado do objecto transformado em talismã da sorte eleitoral. Por outro lado, o Partido, com a irreverência e a necessidade de afirmação da sua estrutura juvenil, lá vai buscar mais uma questão fracturante e coloca o país a debater com a necessária atenção, densidade e intensidade o casamento entre homossexuais. Estamos assim focados no essencial e, por isso, com a certeza de que nada será como antes
."

Rita Marques Guedes

Divulgue o seu blog!