quinta-feira, setembro 25, 2008

25 de Setembro de 1969

O sucesso de Catherine Zeta-Jones não aconteceu do dia para noite. A actriz trabalha profissionalmente há mais de uma década. Antes mesmo de atingir a fama internacional no filme A Máscara de Zorro, ela já era igualmente reconhecida por seus trabalhos em teatro, televisão e cinema.

Nascida e criada no País de Gales e filha de operários, Catherine se tornou uma talentosa cantora e dançarina bem cedo, em grande parte devido ao contacto com o grupo jovem da congregação da Igreja Católica. Sua primeira actuação foi no papel da órfã preferida de todos em uma produção local de "Annie". Quando tinha 11 anos, a jovem estrela havia ensaiado o papel de Tallullah em "Bugsy Malone". Aos 14 anos, participou do teste para o coro de uma produção que estava em turnê. Ela demonstrou segurança e presença no palco e acabou sendo recrutada para fazer parte de "The Pajama Game".

Talvez sem surpresa, devido a sua grande experiência, a talentosa adolescente conseguiu o registro profissional de actriz aos 15 anos. Logo depois mudou para Londres, buscando novas conquistas na carreira. Demorou dois anos até que ela conseguisse um papel no musical "42nd Street", da Produtora West End. A princípio, ela era apenas a segunda substituta da estrela do show. Porém, uma noite, nenhuma das duas artistas pôde apresentar-se e Catherine assumiu o papel. Por coincidência, o produtor do show assistia ao espectáculo pela primeira vez. Ele insistiu que ela continuasse com o papel. No restante da temporada, Catherine apresentou oito espectáculos por semana. Após o encerramento da turnê ela viajou para a França. E nesse mesmo ano, estreou no cinema no filme "Scheherazade", do director francês Philippe De Broca.

Catherine Zeta-Jones retornou para Inglaterra em 1991 e integrou o elenco da série de TV "The Darling Buds of May", adaptado do romance de H.E. Bates. A série conquistou o público e Catherine tornou-se uma superestrela na Inglaterra, além de passar a ser assunto favorito da imprensa sensacionalista. Durante os três anos de enorme sucesso da série, a estrela participou de produções de Hollywood – um proeminente papel em um episódio de "The Indiana Jones Chronicles" e uma pequena participação em "Christopher Columbus: The Discovey". Ela também teve um longo relacionamento com o produtor americano John Peters. Ele chegou a propor casamento, mas Catherine disse não, por medo de ser classificada como "esposa de Hollywood". Depois de "Darling Buds of May", ela fez um divulgado retorno aos palcos em uma produção da Ópera Nacional Inglesa de "Street Scenes".

Após ter sido eleita símbolo sexual, Catherine sentiu a pressão de ter a imprensa seguindo cada passo seu e decidiu que era o momento de mudar de cenário. "A interferência em minha vida pessoal foi tão longe que cheguei a bater em um poste tentando fugir dos paparazzi", contou a actriz em uma entrevista para a imprensa internacional. A mudança foi uma mera questão de ajuste, mas Catherine descobriu que o estrelato na Inglaterra não se traduzia em fama e fortuna em Hollywood.

A princípio a carreira na televisão pareceu mais receptiva. Em 1994`, ela deixou uma impressão forte ao interpretar o papel principal em uma apresentação da CBS Hallmark Hall Fame de "Return of the Native". No ano seguinte, ela assumiu o papel-título de "Catherine the Great". Porém a grande chance surgiu enquanto representava o mesmo papel de Kate Winslet no filme "Titanic", em uma adaptação para TV. Steven Spielberg achou sua performance explosiva e a recomendou para o papel principal em "A Máscara do Zorro", do director Martin Campbell, filme produzido pelo próprio Spielberg. É suficiente dizer que quando Spielberg fala, Hollywood escuta – Catherine ganhou o papel e o filme tornou-se sucesso de crítica e de público.

Em 1999, Catherine actuou ao lado de Sean Connery em "Entrapment", um filme romântico, no qual os dois actores eram ladrões de obras de arte. Ela trabalhou ainda com Liam Neeson e Lili Taylor em "Hauting", uma refilmagem do clássico do género horror "The Hauting of Hill House", de Jan Bont. Em seguida, ela mergulhou nas filmagens da comédia romântica "Alta Fidelidade", de Steven Frears, baseada no romance de Nick Hornby. Ela também está no filme de ficção-científica "The Tenth Victim", de Lee Tamahori.

Catherine casou-se com o autor e produtor Michael Douglas em Novembro de 2000. Ainda no mesmo ano, actuou, grávida de seu primeiro filho, em "Traffic", de Steven Soderbergh. No segundo semestre de 2001 ela retorna às telas de cinema no elenco de "Queridinhos da América", juntamente com Júlia Roberts, John Cusack e Billy Crystal.

Divulgue o seu blog!