domingo, setembro 28, 2008

Tão perto de nós...

O banco hipotecário britânico Bradford & Bingley deverá ser nacionalizado hoje na sequência da tentativa falhada das autoridades reguladoras e do Tesouro da Grã-Bretanha em encontrar um comprador para impedir a falência, revelou hoje o Financial Times.
Nos últimos 12 meses as acções da instituição registaram uma quebra superior a 93%. O elevado grau de exposição a créditos de alto risco e a corrida aos depósitos, nas últimas semanas, colocaram-no na mesma situação do banco Northern Rock, nacionalizado desde Fevereiro. A forte contracção do mercado hipotecário britânico deixa pouca margem de manobra às autoridades.
Ou assumem o controlo da instituição, e dão garantias aos depositantes que o seu dinheiro está em boas mãos, ou é decretada a falência.
Na Bélgica, o banco Fortis também suscita preocupações.
Ontem, o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, reconheceu as condições adversas do mercado e informou os media que “se fôr necessário” o governo tomará as medidas adequadas à situação. “Garantimos que nenhum cliente, nenhum depositante, será abandonado”, prometeu.
As acções do banco belga-holandês caíram a pique depois de terem surgido notícias sobre a corrida aos depósitos.
Na sexta-feira, a instituição, que opera na área da banca e dos seguros, viu as suas acções registarem uma quebra de 20%.
As perdas acumuladas nas últimas 52 semanas ultrapassam os 30%.
A descapitalização do banco começou em 2007, com o investimento de EUR 24,2 mil milhões na compra do banco ABN Amro da Holanda, em consórcio com o Royal Bank of Scotland e o Banco Santander.
A crise financeira global agravou-se desde então e atirou o banco belga-holandês para a lista dos condenados.
O Fortis é o maior empregador privado da Bélgica e gere contas de um 1,5 milhões de particulares. MRA Dep. Data Mining
Não vai chegar o marketing, nem a censura...

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esperemos que o governo americano e os presidentes dos bancos centrais, concluam que o capitalismo de "laissez -faire" exige regulação.Ou ,de outro modo,toda a gente quer roubar ,desde que não sejam apanhados.Só que, agora ,foram...

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Bem, não é a primeira vez que o capitalismo tem crises: 1) as Saving & Loans nos idos de 80/90; 2) a Enron, a Wordlcom e fins; 3) a Drexel; 4) o Long Term Capital Management; 5) e muitos mais. A regulação não existe? Existiu, mas não funcionou. Aliás, cá o BCP também não foi controlado nas suas off-shores pelo BdP. Nos EUA, o Sr. Greenspan alimentou muito a bolha com baixas taxas de juro e "assobiou muito para o ar". Daqui por 2 anos, já ninguém se lembra disto.

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Isto é que é uma "festa". Os grandes (?)banqueiros e os seus "brilhantes" CEO's só fizeram asneirada da grossa com a cobertura dos auditores internos e externos. E a rapaziada da Fed andou "a dormir" ? Encheram os bolsos e agora...bye bye !

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Banqueiros, gestores, auditores, revisores, reguladores, agências de rating, tudo se encheu á custa das famílias e do sector produtivo! Por cá, temos o exemplo do BCP, cujos ex-administradores recebem milhares de euros de pensões mensalmente, fora os bónus...A administração do BdP também nada viu...por fim o IPO da EDP-R, foi uma energia positiva para a gestão da EDP e seus conselheiros (consultores, revisores, banca de investimento,..) e ninguém se preocupa...

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Quem se deve estar a rir de tudo isto é o Hugo Chaves, que foi altamente criticado por nacionalizar as empresas de interesse nacional, ou o Putin que acabou com suposto capitalismo iniciado por Boris yieltsin empurrado pelos Americanos. O moral de tudo isto é que liberalizar...nem tanto. Agora é qie se pode aplicar estar frase, da qual não sou autor.... Privatiza-se o Lucro e Nacionaliza-se as Dividas. Sr PEdro Pereira, é pena não terem deixado cair isto tudo. A curto prazo seria muito mau , mas o que se fez foi evitar o inevital.... O começar de novo seria bem melhor. " uma casa velha , mesmo depois de restaurada, nunca deixa de ser velha".

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Uma imobiliária vende-me uma casa que passado um ano cai abaixo e passa a valer zero. De quem é a culpa? Do vendedor? Da imobiliária? Dos anteriores donos da casa? Da municipalidade que passou a licença de habitação? Dos fiscais? Do construtor? A falha do "mercado" tem nome pois a culpa não deve morrer solteira.

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

As casas não cairam. O que caiu a pique foi o valor que os potenciais compradores estão dispostos a pagar por ela. Agora vejamos: compra-se uma casa de 200 mil euros com 50 mil em dinheiro e 150 mil de crédito. Passado um ano ainda se deve ao banco 145 mil mas a casa já só vale 120 mil... Entretanto a economia não está grande coisa e perde-se o emprego. Fica-se sem casa e o banco perde 25 mil. Multiplique-se este caso por algumas centenas de milhar e temos o sub-prime. A culpa é de quem comprou a casa e de quem concedeu o crédito!

segunda-feira, setembro 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Em minha opinião não é de ter pena alguma dos defensores e teólogos dos mercados livres. Se a teoria devia ser uma e a prática foi outra, só demonstra a falta de princípios, a selvagaria, a ganância e a piratagem que alimentou o "humanitarismo" de tal tipo de gente! Agora já não apelam por menos Estado e por mais privado. Vão continuar a engordar e a aliviar cobardemente as indigestas dores com os dinheiros dos desgraçados dos contribuintes. É isto a teoria do verdadeiro capitalismo.

segunda-feira, setembro 29, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!