Depois da guerra das batatas a guerra da moeda
A decisão do governo da Irlanda de garantir integralmente os depósitos e produtos bancários de várias instituições provocou a abertura massiva de contas em bancos irlandeses.
A procura de bancos à prova de risco deverá beneficiar sobretudo quatro instituições - Bank of Ireland, Bristol & West, Allied Irish Bank , Anglo Irish Bank - e os produtos financeiros do banco postal da Irlanda.
O banco online moneysupermarket.com informou que o número de novos interessados na abertura de contas aumentou 300% comparativamente à semana passada.
A instituição, que recebe centenas de milhares de visitantes por mês, atribuiu o fenómeno à decisão do governo irlandês, na segunda-feira, de assegurar a cobertura da totalidade dos depósitos - EUR 400 mil milhões/bilhões - em bancos irlandeses, até Outubro de 2010.
Aquele montante equivale ao dobro do PIB irlandês.
Grande parte dos novos depositantes são de nacionalidade britânica.
Na Grã-Bretanha, o nacionalizado Northern Rock foi forçado a cancelar alguns dos seus produtos de poupança para não ser acusado de lucrar com o estatuto estatal em detrimento dos bancos privados.
O banco limitou a 1,5% a captação de poupanças britânicas.
Ainda é cedo para avaliar se a procura assumirá proporções dramáticas para algumas instituições financeiras privadas agravando a falta de confiança no sistema, aumentado as pressões adicionais sobre os depósitos e fragilizando a sua crítica situação financeira.
Kevin Mountford, director do banco electrónico moneysupermarket.com precisou que “os clientes estão nervosos (…) pois não acreditam no que o governo [inglês] lhes diz sobre a estabilidade da situação. Estão receosos e procuram segurança em lugar de taxas de juros mais vantajosas.”
O governo britânico, que acusou a Irlanda de violar a concorrência, deverá em breve aumentar de £35,000 para £50 000 (EUR 63 860) as garantias estatais sobre os depósitos.
Fontes do Credit Suisse acham a medida insuficiente. MRA Dep. Data Mining
Etiquetas: £ e €, batatas, Grande fome
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home