sábado, dezembro 27, 2008

Sócrates e as sereias de 2009

Foi ao centro que Sócrates conquistou a maioria absoluta, só no centro a poderá renovar”.

É neste ano de 2009 que Sócrates revela para que governa. Se o faz para a próxima geração – como afirmou no início da legislatura –, sem pôr em causa as necessárias obras públicas, deverá apostar nos mecanismos de assistência social e formação profissional. Fazer face a um acréscimo de desemprego modernizando o tecido produtivo.

Se governa para a próxima eleição, como já parece ser o caso, deverá continuar a injectar milhões de euros dos contribuintes em sectores mumificados. Num gesto tão inútil quanto regar desertos ao meio-dia.

Sócrates está pressionado por Alegre, que ameaça mover-se; e pelas sondagens, que dão subida nas intenções de voto à esquerda. Mas Alegre dificilmente criará um partido e não cairá no erro de entrar na órbita do Bloco para ser adorno na lapela dos trotskistas e estalinistas donos da máquina. E, se o fizer, quantos votariam efectivamente num movimento que leve Louçã a ministro das Finanças?

Foi ao centro que Sócrates conquistou a maioria absoluta, só no centro a poderá renovar. Os discursos inflamados da ala esquerda do PS são cantos de sereia que o podem levar a abrir campo ao centro--direita. Assim o PSD se afirme como alternativa
."

Octávio Ribeiro

Divulgue o seu blog!