33ª Charlemagne
A 33ª Waffen Grenadier Division der Waffen SS “Charlemagne” chamada Divisão Charlemagne, era uma Divisão das Waffen SS que se formou durante a II Guerra Mundial, formada por voluntários franceses que se alistaram para combater o bolchevismo.
Heinrich Himmler desejava integrar todos os voluntários esrangeiros nas Waffen SS, que já dispunham de um certo numero de voluntários franceses desde 23 de Julho de 1943.
Substituía-se, entre outras unidades, a Legião de Voluntários Franceses. Formou-se em Wildflecken a partir de Julho de 1944, aglomerando-se originalmente as unidades desaparecidas em torno da Sturmbrigade SS Frankreich
• 1200 sobreviventes da LVF
• Um milhar de sobreviventes da Sturmbrigade SS Frankreich
• 2500 guardas francas da Milicia
• 1500 voluntários franceses da Kriesmarine
• Algumas centenas de voluntários dos Schultzkommandos (SK) da Organização Todt
• Alguns antigos membros da National-sozialistische-Kraftfahrkorps
No total seriam cerca de 7000 ou 8000 homens, ainda que dois terços não estariam aptos para combate
A unidade estava oficialmente sob o comando do Coronel Edgar Puaud, mas de facto a supervisão era do General alemão Krukenberg..
A Divisão foi praticamente aniquilada pelo Exercito Vermelho nos finais de Fevereiro de 1945 entre Stettin e Dantzig, na Pomerânia, contando nesse momento com uns 7000 soldas, dos quais 3000 morreram em korlin a 5 de Março de 1945.
A ultima batalha desta Divisão, conhecida como Batalhão Charlemagne, participou na batalha pela defesa de Berlin, integrada na Divisão Nordland..
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home