terça-feira, junho 30, 2009

A Anita era mais bonita

"Luís Filipe Menezes deu uma entrevista ao jornal I em que compara Pacheco Pereira a Anita Ekberg no Dolce Vita, de Fellini, e lhe chama (a Pacheco Pereira, não a Anita Ekberg) a "loira do regime". O I distorceu um nadinha o epíteto e pôs em manchete o dr. Menezes a acusar Pacheco Pereira de ser a "loira do PSD", o que pelos vistos é ainda mais grave. Pacheco Pereira, que entretanto também dera uma entrevista ao I, decidiu que o I não é sério e tentou impedir a sua publicação (da entrevista, não do I).

Acredite-se ou não, este foi um dos principais acontecimentos políticos da semana, o que diz menos sobre a semana do que sobre a política que temos. Para começar, e embora cuidadosamente elaborada durante dias a fio em gabinetes de Gaia, a boutade do dr. Menezes é fraquinha. Depois, a reacção de Pacheco Pereira é insondável. Estou até hoje por perceber se Pacheco Pereira se irritou devido às limitações artísticas da donzela em causa, e se ficaria mais satisfeito caso o tivessem comparado a uma estrela de renome, género Marilyn, ou a uma actriz de talento, género Judy Holliday.

A verdade é que não sabemos porque é que Pacheco Pereira amuou. Sabemos que amuou com o I e que, surpreendentemente, procedeu segundo o método dos dirigentes desportivos que abomina. No mundo da bola, qualquer notícia desagradável a um clube suscita o inevitável blackout, no qual o clube corta relações com o órgão dos "media" em causa. A esta hora, é garantido que não haverá nenhum jornalista do I numa certa biblioteca da Marmeleira.

Pacheco Pereira tem iniciado inúmeros textos com a frase "Se Portugal fosse um país a sério…". Sigo a deixa: se Portugal fosse um país a sério, gente com pretensões de influência não se sujeitaria ao ridículo. Se Portugal fosse um país a sério, as pessoas cultas e racionais não se atribuiriam tamanha pompa. Se Portugal fosse um país a sério, um sujeito inteligente não sairia assim enxovalhado do confronto com a sumidade que, em curtos meses, quase demoliu o PSD. Se Portugal fosse um país a sério, uma associação de senhoras loiras já teria protestado junto do dr. Menezes e do I a comparação a Pacheco Pereira. A minha mãe, por exemplo, anda inconsolável
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!