sexta-feira, junho 19, 2009

Lobo ou cordeirinho?

"José Sócrates anda às aranhas, tentando perceber como alterar o desaire das europeias. E, embora não saibamos bem o que (e até onde) vai mudar, uma coisa é certa: ele está a mudar. Há dois dias deu um cheirinho de que pode estar a preparar uma imagem mais "soft". Ontem, no Parlamento, confirmou essa ideia.

Com mais ou menos mudanças, é caso para perguntar se o "novo" estilo vai mesmo pegar. Sócrates habituou-nos, durante quatro anos, a um estilo tão verrinoso que é difícil mudar em tão pouco tempo. Por muito boa que seja a interpretação. A experiência mostra que dificilmente estas transformações súbitas funcionam: como explicar a milhões de pessoas que o primeiro-ministro arrogante, duro e determinado que eles conheceram durante quatro anos se tornou, repentinamente, num cordeirinho?

José Sócrates cometeu muitos erros ao longo dos últimos anos. Mas o ser determinado, e ter um rumo, não foi um deles. O problema é que o primeiro-ministro foi demasiado teimoso em demasiadas matérias. Deveria antes ter escolhido um grupo restrito em relação ao qual não fazia cedências, negociando nas restantes. Não soube fazer isso e, dessa forma, coleccionou anticorpos em demasiados sectores da sociedade. Mas, ao fazer um flic-flac tão repentino, corre o risco de que os portugueses olhem para ele desconfiados. Porque dificilmente um lobo se consegue esconder sob a pele de ovelha. Além de que corre o risco de alienar os lobos
..."

Camilo Lourenço

Divulgue o seu blog!