Até paralisar toda a economia...
O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo na próxima semana.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 3% e 1%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira.
Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,374 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o terceiro trimestre de 2008.
As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 10 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 2,5 cêntimos.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 3% e 1%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira.
Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,374 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o terceiro trimestre de 2008.
As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 10 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 2,5 cêntimos.
O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
2 Comments:
Alguém já fez esta pergunta oportuna:
«temos que nos questionar em que aspecto saiu a economia Portuguesa beneficiada com a privatização da Galp»
A resposta é fácil, a economia nada,muito pelo contrário, veja-se o que acontece com o sector de transportes de mercadorias e os transportes em geral, por exemplo as pessoas que trabalham por sua iniciativa ou em pequenas e médias empresas, é criminoso. As oligarquias e as suas nomenclaturas tudo.
Há de facto crime de combinação de preços.
Enviar um comentário
<< Home