segunda-feira, outubro 29, 2012

Os Portugueses vivem acima das suas possibilidades...

1/ "Alunos carenciados em Castelo Branco já levam sobras da cantina para casa (mais aqui).

2/ "António Borges: "Diminuir salários não é uma política, é uma urgência (mais aqui)"

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas que grande crakhada que troca maldosamente o tempo verbal

Será que não foi verdade que os portugieses gastavam o que não tinham?

Ou seria eu que andei a sonhar nestes últimos 10 anos?

Realmente o povo é sereno se não ...

albicastrense

segunda-feira, outubro 29, 2012  
Anonymous Atento said...

Quais portugueses? Os dos governos? Ou os do salário mínimo? Parece-me que tendo a luz, gás, combustíveis, etc mais caros da europa e ganhando 500 Euros mensais, qualquer português que queira comer vive acima das suas possibilidades.

segunda-feira, outubro 29, 2012  
Anonymous Pois é said...

A mentira mais repetida na vida política portuguesa é a de que os portugueses vivem acima das suas possibilidades, trabalham pouco, ganham demasiado e deveriam poupar mais. Nada de mais errado: este conjunto de mitos constitui um embuste.

O primeiro mito é o de que os portugueses vivem acima das suas possibilidades, fazem férias caras e compram bens que não deviam. Um logro. Quando adquirem bens ou serviços, os cidadãos fazem-no ou com o seu dinheiro ou a crédito. No primeiro caso, estão no seu direito. Na segunda hipótese, a responsabilidade será sempre do cliente; ou, se resulta de má avaliação ou ganância por parte da banca, é por esta que deve ser assumido o prejuízo. Muito pelo contrário, quem vive muito acima das suas possibilidades é o Estado, a classe política, os gestores públicos e todos os que comem da manjedoura que é o orçamento do estado. O português comum, esse, infelizmente, tem vivido muito abaixo do nível médio do europeu.

O segundo mito, em Portugal trabalha-se pouco. Uma falsidade. Os nossos trabalhadores cumprem horários semanais dos mais extensos da Europa. Estão é mal enquadrados e são mal dirigidos. Na administração pública, a gestão é fraca, os dirigentes, "boys" partidários, são, na sua maioria, habilidosos caciques e organizadores de campanhas, mas péssimos gestores. Acresce que a incompetência se contagia às empresas privadas que vivem de favores do Estado e que, para isso apenas, contratam traficantes de influência. Com dirigentes destes, a produtividade só poderia ser fraca. E ganham demais? Não me parece que salários altos alguma vez tenham sido o problema de Portugal. Pelo contrário, é lamentável que tenhamos chegado a 2011 com um ordenado bruto médio de 900 euros, o que representa um rendimento líquido mensal de 711 euros. Isto é ganhar muito? Finalmente, é agora moda pedir aos portugueses que poupem. Mas vir pedir a um povo, que tem salários de miséria, para poupar é, no mínimo, ridículo e insultuoso. E inútil. Todo este chorrilho de mentiras e moralismos apenas servem para disfarçar a incapacidade dos políticos. O que os portugueses precisam não é de lições de moral, mas sim de governantes competentes e sérios.

segunda-feira, outubro 29, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!