quinta-feira, janeiro 29, 2004

A queda dos "anjos".

O documento, de 378 páginas e alguns anexos, que levou quatro meses a escrever pelo juiz britânico Brian Hutton, demorou cerca de uma hora e três quartos a ser apresentado.

Ao contrário do que a oposição esperava e confiava, o documento veio provar a falência crescente da credibilidade dos “media” e não a culpa de Blair.

"Não houve qualquer comportamento desonroso, secreto ou dúbio por parte do Governo" foi a frase que deu por terminada a suspeita que pairava sobre o governo.

Mas Hutton foi mais longe, ao afirmar que o próprio Kelly não sabia que era ele a fonte da reportagem transmitida na BBC a 29 de Maio do ano passado. Isto porque, apesar de se ter encontrado com Gilligan, o cientista terá confidenciado a um dos seus funcionários que não pensava ser ele a fonte da polémica emissão.

Hutton acredita mesmo que David Kelly não disse a Gilligan que o Governo sabia que a afirmação dos 45 minutos era falsa, porque esta foi incluída tarde por ter chegado ao comité de inteligência também tarde.

Este terá sido um dos principais argumentos que levaram Hutton a responsabilizar o jornalista e a BBC.

Seguiu-se a demissão do presidente da BBC, Gavyn Davies, depois do director-geral, Greg Dyke, fazer um depoimento confirmando que algumas alegações de Gilligan eram falsas e pedindo desculpas em nome da BBC.

Um verdadeiro exemplo de que, a comunicação social, tem cada vez menos credibilidade, ao abster-se de informar e enveredar por campanhas políticas. Ao menos os visados tiveram a dignidade de se demitirem, o que demonstra existir ainda alguma ética.

Coisa que, nesta terra de virtudes, jamais aconteceria.


Divulgue o seu blog!