quinta-feira, agosto 19, 2004

19 de Agosto de 2003


Um atentado contra a sede da ONU em Bagdad fez mais de 20 mortes incluindo de Sérgio Vieira de Mello, representante especial do secretário geral da ONU no Iraque.Na sequência da explosão, causada por um enorme camião bomba, Vieira de Mello, cujo gabinete estava instalado no segundo piso do edifício, ficou preso nos escombros, com as pernas esmagadas por uma viga de betão. Quando um segurança subiu, Vieira de Mello pediu-lhe água. O segurança conseguiu abrir um buraco na parte de trás do imóvel e retirou os escombros com as mãos mas o corpo de Sérgio Vieira de Mello já estava frio.


A notícia chocou muitos dirigentes políticos portugueses e timorenses que tinham uma relação particular com Sérgio Vieira de Mello devido ao papel que o representante da ONU desempenhou no processo de independência de Timor-Leste.

O secretário-geral da ONU afirmou que a morte de Vieira de Mello foi «um duro golpe para a ONU e para mim pessoalmente».

«Os que o mataram cometeram um crime não só contra a ONU, mas contra o Iraque também», disse Kofi Annan, que se referiu a Vieira de Mello como alguém «que será intensamente lembrado no sistema das Nações Unidas».

Divulgue o seu blog!