sexta-feira, novembro 26, 2004

Justiça em julgamento.

Começou o round decisivo de um combate de morte, mas desigual. Falta às vítimas a protecção do dinheiro que cada vez mais descaradamente tudo compra e corrompe e que, no caso, está do lado do ‘inimigo’.

Dois anos depois da detenção do tristemente célebre ‘Bibi’, o processo Casa Pia chega aos tribunais. São oito arguidos e centenas de crimes de que Carlos Silvino averba a grande maioria. Mas a dimensão do processo não se fica por aqui. A Justiça vai iniciar o seu próprio julgamento.Todos serão julgados. Arguidos, investigadores, agentes do Ministério Público e juízes. Até o próprio legislador penal.O País tem os olhos postos em todos eles e a opinião pública, que se não deixa enganar nem pelos mais refinados e eticamente mais que duvidosos truques dos advogados (a que infelizmente, em muitos casos, a lei continua a dar cobertura) ditará o seu veredicto. Sem apelo nem agravo. Sem Supremo que a substitua ou lhe modifique o julgamento.Todos gostávamos que, pelo menos uma vez, a verdade triunfasse, se reparasse os inocentes e se punisse os culpados. Mas estamos preparados para o pior, porque há gente a mais a pretender e tudo fazer para que a verdade (toda) nunca seja conhecida.Há quem esteja, ainda, à espera de que o feitiço se vire contra o feiticeiro, de que os ofendidos, investigadores, instrutores e julgadores se transformem em vítimas e acabem massacrados.

Querem-no alguns arguidos e todos quantos possam ter sofrido as agruras de uma investigação dolorosa. Querem-no, naturalmente, as suas famílias que anseiam ainda por que tudo não tenha passado de um pesadelo e de um equívoco. Querem-no alguns advogados de defesa, por um leque de razões que não serão todas compatíveis com um honroso e são exercício da profissão.Começou o round decisivo de um combate de morte, mas desigual. Falta às vítimas a protecção do dinheiro que cada vez mais descaradamente tudo compra e corrompe e que, no caso, está do lado do ‘inimigo’.Sobra-lhes a solidariedade que o País lhes proporciona, mas se mostra incapaz de modificar a tendência dos pratos da balança da Justiça. Tantas vezes a mais desafinada das balanças, mas em que, apesar de tudo, todos queremos ainda acreditar.O espectáculo anunciado estará em cena com um guião muito mais rígido do que possa imaginar-se. Está delimitado o campo de batalha e as estratégias estão devidamente apuradas.Alguns advogados (com excepções), menos seguros de si e da sua verdade, não querem o seu apuramento. A sua única aposta é a descredibilizacão das vítimas, pouco se importando que com tal estratégia se descredibilizem também a eles próprios.

A regra sempre presente será a da ausência de regras e de limites. A praga da americanização das culturas europeias começa a não poupar sequer os nossos tribunais, diminuídos e vulneráveis pela exploração (até ao limite que a lei permite) das suas próprias fragilidades que poderão ser o pântano por que todos seremos engolidos. Quem sobreviverá?

João Marques dos Santos

10 Comments:

Blogger osimachina said...

conheci hj este blog!
força ta mto bom

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Continuam as manobras abilidosas para ver se se safam. Mas se o Paulo Pedroso (que todo o Portugal julga culpado) se safou porque é que estes se não ande safar?.

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

que eles gostariam mesmo era de ver o DR Rui Teixeira sentado no lugar deles...Quanto a mudarem para Monsanto:só hoje descobriram que as salas não comportam tanta gente?parece impossivel!Além disso a localização da tribunal da Boa Hora em plena baixa da cidade...foi o arraial que se viu...Enfim!será feita justiça ás vitimas?
Luisa Baião

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Que se safam, todos nós sabemos, apenas estão a "fazer render o peixe" para mais tarde não dar tanto nas vistas do "Zé Povinho". Quem não se vai safar é o Meretíssimo Juiz Rui Teixeira, tem processos em cima de processos. Se fosse um simples cidadão a defender a família ou os bens e abatesse um cadastrado, já estava condenado, enforcado, etc..

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Pois, o peixe rende mesmo nas malhas da nossa "justiça!" E vamos lá saber quando será implantada, depois da República, a Anarquia! AH! O Quê?! Já foi?!!! AH! Sim, pois é o que temos por ora, e "por muitos e bons anos!" Nunca mais deixem falar os poderosos! Isto, sim, deveria ser tomado em consideração pelo povo. Mas o povo percebe "neria disto e doutras coisas" Fernando

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Eles vão tentar tudo até ao fim. Podem sair todos sem condenação, mas de uma coisa não se livram: as vidas deles estão marcadas para sempre. Desse castigo não podem fugir!Às vítimas, todo o meu apoio!

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Realmente isto começa a ser uma grande palhaçada. Ja li imenso sobre tudo isto e começo a ficar farta porque nada se resolve. No fundo quem sofre são as crianças. Alem do mais tambem acho que não se deve querer fazer justiça própria, vamos dar uma oportunidade a Juiza Ana Peres e esperar que ela não perca a visão dos factos e que consiga aplicar as penas maximas a quem mereçe.
Susana

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Ora vamos lá ver uma coisa que aqui este "inocente" cidadão não entende!!!Se esta "canalha" toda se diz inocente e vitimas de muitas cabalas então qual a razão de sempre que encontram uma possibilidade de adiarem o julgamento o tentarem fazer?? Estranho!!! Não é??Para mim e como "inocente" cidadão existe o velho lema que é:QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!!!Paulo

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Então os despachos proferidos pelo Juiz Rui Teixeira são nulos, quando o processo lhe chegou às mãos por sorteio, ele não o foi buscar, despachou o que lhe competia e agora é nulo???Querem adiamento?Querem que o tempo passe? Qual a vossa intenção?Prescrição do processo está mais que visto. Mtssma. Dra. Jza. Ana Peres não vá na conversa dessa gente, o povo está todo na expectativa do seu bom trabalho.

sábado, novembro 27, 2004  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Zoloft and remeron taken together How do i find chess t-shirts buy tadalafil 30 Personal fitness home workout effexor sr and wellbutrin celexa does it long take work Lexus tail http://www.business-management-training.info/Conflict-management-training-in-montreal.html Savin fax 301 Malibu blackberry lipstick The automobile in ohio Pros+and+cons+video+conferencing stainless license plate frames gold Eagle globe and anchor wedding invitations license plate frames in bulk 1974 jeep cj parts nissmo license plate frames http://www.dosage-and-provigil.info/firealarmpullstationcustom.html what is protonix perscribed for

sexta-feira, fevereiro 23, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!