segunda-feira, janeiro 10, 2005

O Comício de Portas

Naquele que marcou o arranque na prática da campanha eleitoral do CDS-PP, através de um mega jantar de militantes daquele partido na Feira, Portas centrou o seu discurso no justo elogio da sua participação governamental da coligação governamental que agora vê os seus dias aproximarem-se do fim.

Declarou que essa participação se efectuou sem “estados de alma”, que os seus ministros foram os mais competentes, que a lealdade para como parceiro de coligação foi total, e que portanto, se instabilidade no seio do governo houve não deve essa responsabilidade ser assacada ao CDS e aos seus ministros.

O que é verdade e justo.

Lembremo-nos do caso do acidente na refinaria de Matosinhos e da promessa cumprida pelo ministro do Ambiente de apresentar um relatório em tempo útil para apontar responsabilidades nas falhas de segurança da refinaria da GALP, para que o ministro do PSD Álvaro Barreto logo viesse a terreiro dizer que esse seria um relatório que não deveria ser divulgado na forma e no timing em que o foi, já que comprometia o barão e administrador da GALP Ferreira do Amaral, e mais ainda, outro ministro do PSD, António Mexia, também ligado àquela empresa.

Mais recentemente, em Benavente, Portas anunciou a escolha dos novos blindados de rodas para o Exército e Marinha (os PANDUR II), e que esta escolha teria recaído, entre outros factores, pelo facto de poderem vir a ser montados, pelo menos parcialmente nas antiga fábrica da SOREFAME, garantindo-se assim mais de uma centena de postos de trabalho directos, para que no dia seguinte, o mesmo inefável Barreto viesse dizer que não era bem assim, e que nem sequer era seguro que os PANDUR da STEYR viesse a ser montados em Portugal.

Puxões de tapete foi o que o CDS teve que aturar, dada a instabilidade por parte de alguns sectores do PSD que se reflectiram num lavar de roupa suja em público, e resultante da falta de liderança efectiva por parte de que a deveria assegurar – o Primeiro-Ministro Santana Lopes.

Mas o mais incrível nesse jantar foi o facto o CDS, pela voz do seu Presidente estar a ambicionar alcançar a fasquia dos 10 de votos.

Nada que venha a surpreender dada a baixa cotação popular e social de que o PSD de hoje padece na sociedade portuguesa.

Agora incrível, de facto foi dizer que este acréscimo de votos, com consequências ao nível do número de deputados a serem eleitos para a AR, o serem à custa do PS.

Dado que o CDS deixou desde os tempos idos de Freitas do Amaral, e mais recentemente, desde os tempos da liderança de Manuel Monteiro de estar numa posição de equidistância estratégica entre o PS e o PSD, não me parece francamente fácil que o CDS venha a recolher votos à custa do PS.

Se os recolher, e isso já é mais provável, será à custa do PSD.

A transferência de votos na Direita ou se fará do PSD para o CDS à custa do desgaste governativo e à percepção de que os ministros do PSD foram em geral mais incompetentes ou menos visíveis que os do CDS, ou então a transferência far-se-á ao contrário, por via do voto útil.

Declarar ao público que os votos e deputados a mais a que o CDS-PP aspira o serão à custa do PS ou será a anedota do ano, ou resultará de uma mentira que o Presidente do partido pregou aos mais de 5.000 convidados para esse mega-jantar.

A 20 de Fevereiro veremos quem tem razão.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

REvejo-me em muita coisa no CDS e sei que têm gente realmente preparada.Provas foram dadas já.O que eu discordo são as ideias sobre o aborto, emigração.Mas que têm valor e fazem - está provado. Fernanda

segunda-feira, janeiro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Agora volte com a demagogia da reforma dos combatentes que foi uma vergonha, em média nacional não chega a 1.000#00 mês e a maioria ainda nada recebeu. Quanto às indmenizações dos Desalojados (vulgo Retornados) nem miola. Naturalmente que uns e outros mereciam, no entanto Portas sabe bem que o País não está em condições e brinca com os sentimentos das pessoas, e só assim é que apareceu no governo. Nunes

segunda-feira, janeiro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Paulo portas é a maior fraude da politica nacional, é o tipo de pessoa que quando vê uma camera mete logo aquele sorriso nojento, que até um cego consegue ler nas entrelinhas o que pretende, não se esqueçam que foi gente como esta que obrigou o povo português a sair à rua e fazer a revolução de Abril, ou estão esquecidos? António

segunda-feira, janeiro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

What a great site Www blue hawaii com didrex Eaton humidifiers breast enlargement pills guide Cfi contact lenses teeth whitening Phillips projection tvs Buing ritalin online Personalized baseball cigar cutter no minimum http://www.loans-8768860.info Saunas granada gay Nc alltell wireless plans Sky sports newscom Volvo s60 for sale Kelly preston breast implants hello folks ed chevrolet holyoke ma. Www.usaa auto ins .com

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!