sexta-feira, janeiro 14, 2005

Queixa crime.

"A direcção do Fórum Prisões pondera apresentar uma queixa-crime contra Américo Pissarreira, na sequência de uma reportagem transmitida quinta-feira pela SIC, na qual o recluso de Vale de Judeus negou ter falado com a associação de defesa dos reclusos. Numa reportagem de Isabel Horta, transmitida na SIC, a jornalista entrevista o triplo homicida, que aparece com imagem e voz distorcida e afirma que nunca contactou com o Fórum Prisões, associação que nos últimos dias afirma ter estado a negociar com o recluso a sua entrega às autoridades.

"O Fórum Prisões, caso verifique ter sido utilizado pelo recluso Pissarreira com vista a ganhar tempo para que eventuais e já confirmados propósitos criminais pudessem ser concretizados, designadamente a sua fuga definitiva", vai apresentar na Polícia Judiciária, no decorrer do próxima semana, uma queixa-crime, lê-se num comunicado da associação enviado à Agência Lusa. A queixa-crime, segundo o Fórum, "será acompanhada com a descriminação de todos os locais, acompanhantes, e movimentações que estiveram envolvidas" num trabalho de "extrema violência física e emocional, cujo propósito foi exclusivamente o de prestar um serviço à comunidade e em última análise ao próprio recluso".

"Alguém anda a fingir ser o homicida que está a monte desde 27 de Dezembro", noticiou a estação de Carnaxide, a abrir uma entrevista em que Américo Pissarreira garante que nunca deu qualquer entrevista desde que saiu da cadeia, nem teve qualquer contacto com o advogado Romeu Francês ou sequer com o Fórum Prisões. "A imagem distorcida em que surge o recluso Pissarreira no canal SIC exibe um homem com bigode; o recluso Pissarreira com quem a nossa equipa contactou não possuía bigode; a voz emitida pelo mesmo canal não corresponde à voz com que o referido jornalista concedeu entrevista à TVI e jornal Correio da Manhã, facto que, em sede própria, o Laboratório pericial da Polícia Judiciária será, estamos certos, esclarecidos", lê-se na mesma nota.

No comunicado, o Fórum Prisões diz que às 06:30 da manhã de quinta-feira, "o referido recluso abandonou o local de pernoita onde se encontrava, com vista a que, durante as horas seguintes, se entregasse voluntariamente e sem reservas, acompanhado pelo advogado co-fundador e próximo presidente do Fórum Prisões, Romeu Francês", exigência colocada pelo próprio recluso. A associação acrescenta que durante seis dias uma equipa de quatro colaboradores e membros do Fórum acompanhou o recluso, que às 10:00 de quinta-feira efectuou uma chamada telefónica para um dos membros do Fórum, a anunciar que "dentro de duas horas" estaria de regresso ao contacto da equipa do Fórum.

A associação chama a atenção para o facto de o desaparecimento do recluso ter ocorrido na véspera da data limite estabelecida pelo Fórum para a sua decisão de entrega voluntária e incondicional. A terminar, o Fórum Prisões "estranha" que, terminada a intervenção da associação, o recluso "não tenha ainda sido detido". Américo Pissarreira, condenado a 20 anos de cadeia por três crimes de homicídio qualificado, entre eles uma criança, devia ter regressado a Vale de Judeus a 27 de Dezembro, após uma saída precária, mas está evadido desde então.
"


Engraçado. O advogado afirmou ao CM que nunca o tinha visto. Mais. Não é só o Fórum que estranha a falta de resultados e, já agora, a utilidade dessa mesma associação. Esperamos, ao menos, que o recluso não vá preso devido à queixa crime que eles ponderam apresentar. Coitadinho.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não percebo por que motivo ainda ninguém noticiou que requeri mudança de nome. Em vez de Américo, pretendo passar a chamar-me Arménio. Mantendo a Piça...rreira, é claro.

sábado, janeiro 15, 2005  
Anonymous Anónimo said...

What a great site »

sábado, março 03, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!