terça-feira, janeiro 25, 2005

SANTANA AO ATAQUE !

Ontem, em mais um comício de pré-campanha, o actual Primeiro Ministro, Pedro Santana Lopes fez mais um ataque cerrado ao Presidente da República.

Não vamos agora discutir os méritos ou deméritos da decisão de Sampaio.

A atitude de Sampaio em Junho, ao reconduzir a actual maioria formada pelo PSD e pelo CDS-PP, foi constitucional, valendo-se Sampaio dos poderes políticos específicos que cabem ao Presidente da República e de que este dispõe.

Essa atitude desagradou na altura aos partidos da oposição, e ditou mesmo a demissão de Ferro Rodrigues do cargo de Secretário-Geral do PS.

Santana foi escolhido pelo Conselho Nacional do PSD para Presidente do Partido, e Sampaio convidou-o a formar Governo.

Perante um Governo em evidente desagregação, perante a falta de liderança de Santana, o que levou a que quase diariamente houvesse ministros a contradizerem-se em público, e perante casos em que um dia um determinado ministro dizia ou anunciava uma coisa, para que no dia seguinte, ou no próprio dia Santana o desdissesse, Sampaio, usando exactamente do poder político que uma Constituição semi-presidencialista lhe dá, acabou por dissolver a Assembleia e avançar para as eleições antecipadas.

Desta vez, a oposição aplaudiu, e a actual maioria condenou.

Nada a apontar até aqui.

Mas ontem, em comício de pré-campanha, Santana Lopes atacou o Presidente por algo que revela falta evidente de memória, o que em si só não seria condenável, ou então má fé.

Queixou-se Santana Lopes de Sampaio ter recebido Marcelo Rebelo de Sousa após o obscuro caso que culminou da saída deste da TVI e das suas homilias semanais.

Que nunca Sampaio recebera um cidadão para ouvir as suas queixas pessoais.

Santana perante estas desbragadas declaração revelou má fé, ou no mínimo, falta de memória.

Ou ter-se-á Santana Lopes esquecido que em tempos, era ele ainda presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e perante um sketch humorístico transmitido na SIC, em que a sua figura era usada, Santana declarou que iria abandonar a carreira política e pediu, a esse propósito uma audiência ao Presidente Sampaio?

E não se lembrará ele que Sampaio o recebeu?

Sampaio recebeu-o, ouviu-o.

E Santana, ao contrário do anunciado, dramática e solenemente, não só não abandonou a carreira política, como acabou por se candidatar à Câmara de Lisboa, e foi depois eleito vice-presidente do PSD.

E agora é Primeiro Ministro, e antes disso não disfarçou a sua vontade em se candidatar a Belém.

E actualmente, para além de Presidente do PSD, prepara-se para concorrer a estas eleições para o cargo de Primeiro Ministro reeleito, se assim os eleitores o decidirem.

Que estranho abandono da carreira politica a dele!

E que grande falta de memória!

Afinal Santana tem falta de memória, ou recorre ao discurso falacioso e fácil?

Divulgue o seu blog!