sábado, fevereiro 19, 2005

Campanha eleitoral.

A campanha eleitoral acabou e não deixou saudades. Antes pelo contrário. A sua longevidade excessiva originou um custo acrescido e uma diminuição de qualidade. Ao contrário do que se chegou a temer, se ela não foi assim tão má, os rumores, boatos e querelas resultantes de ataques mais ou menos directos e deselegantes substituíram o confronto de ideias e propostas entre os candidatos, capaz de mobilizar e empolgar os eleitores.

A realidade é crua. Os políticos vêm baixando de qualidade, quer em termos de competência, quer em termos de ética e moral e isso reflectiu-se nesta campanha. Apesar da crítica leve que mereceu, ninguém parece aceitar que esses políticos são o espelho do país e a imagem de falência deste tipo de democracia. O país perdeu a noção dos poucos valores morais que tinha. Actualmente a liberdade é confundida com a impunidade e o sentido de responsabilidade e responsabilização evaporaram-se totalmente, transformando o conceito de cidadania em oásis.

Jorge Sampaio apelou ao voto na televisão atribuindo-lhe "uma importância acrescida". Ele sabe perfeitamente que também está a ser referendado. Ao optar pelas eleições antecipadas com o argumento do governo estável, capaz de dar uma imagem de competência que a coligação Santana Portas não conseguiu, Sampaio torce para que o seu PS obtenha a necessária maioria para garantir essa estabilidade. Se tal não acontecer, Sampaio ficará politicamente ferido de morte.

Quanto às eleições em si, estas são as mais atípicas de sempre. Com o efeito, nunca o número de indecisos foi tão grande. Por outro lado, o número da abstenção ameaça tornar-se o segundo “partido” mais votado. Uma coisa é preciso não esquecer e a comunicação social estrangeira está farta de frisar: o país precisa desesperadamente de um governo competente que o retire do abismo para aonde caminha.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OS PROBLEMAS MAIS FREQUENTES

A CNE prevê a maior parte dos obstáculos que podem impedir o eleitor de exercer o seu direito de voto. Mas os problemas até têm solução fácil.

Falta de BI: a identificação faz-se por meio de qualquer outro documento que contenha fotografia actualizada, por exemplo a Carta de Condução.

Falta do Cartão de Eleitor: apenas é exigido o número de eleitor. O cidadão pode requerer esse número na sua Junta de Freguesia; no endereço electrónico do STAPE (www.recenseamento-eleitoral.stape.pt/) ou através de um SMS para o número 3838, com o texto: RE nº de BI Ano/Mês/Dia.

Documentos roubados: o cidadão poderá votar se a mesa eleitoral reconhecer a sua identidade, ou poderá fazer-se acompanhar de dois eleitores que servirão como testemunhas.

Cidadãos cegos ou afectados por deficiência física notória: poderão votar acompanhados por um cidadão.

Cidadão acamado: terá de se deslocar ao local de voto, por meios próprios ou contactando os bombeiros. Se o eleitor estiver hospitalizado, deveria ter requerido o voto antecipado, na altura devida.

Analfabetos e idosos: não é permitido o acompanhamento.

Estrangeiros: só os brasileiros usufruem do Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos. Os cidadãos que residam em Portugal há pelo menos três anos têm de endereçar um requerimento ao Ministério da Administração Interna, que posteriormente será analisado pelos Serviços de Fronteiras. A decisão é tomada no espaço de 30 dias.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

AS HORAS E LOCAIS ONDE OS LÍDERES DOS PARTIDOS VÃO VOTAR

SANTANA VOTA ANTES DO ALMOÇO

O líder do PSD, Santana Lopes, vai exercer o seu direito de voto na Junta de Freguesia de Santos-o-velho, em Lisboa, por volta do meio-dia. A tarde vai ser passada em família e ao início da noite recolhe ao Hotel D. Pedro para assistir ao desenrolar dos acontecimentos.

SÓCRATES COM VIAGEM MARCADA

O líder do PS, José Sócrates, terá de se deslocar ao concelho donde é natural: Covilhã (Castelo Branco). Sócrates votará logo pelas 10h30, na Escola do Rodrigo, da Freguesia de Conceição. Almoça com os filhos e recolhe ao Hotel Altis (Lisboa) por volta da 17h00.

PORTAS ALMOÇA COM A MÃE

O líder do CDS, Paulo Portas, vai votar manhã às 11 horas na Freguesia de Santos-o-velho (tal como Santana). O almoço deverá ser com a mãe, Helena Sacadura Cabral, e a meio da tarde seguirá para as Torres de Lisboa para analisar o evoluir da situação.

JERÓNIMO CUMPRE DEVER LOGO PELA MANHÃ

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, vota no Grupo Desportivo de Pirescoxe, na Freguesia de Santa Iria de Azóia, logo pelas 11h30. O almoço será passado em família e depois Jerónimo dirige-se para a sede do PCP na Soeiro Pereira Gomes.

LOUÇÃ VOTA NUM 'STAND'

O bloquista Francisco Louçã, vai votar por volta das 10h30 na rua Alexandre Herculano, em Lisboa, num ‘stand de automóveis’. Passa o resto do dia com a sua filha e ao cair da noite dirige-se para a Caixa Económica Operária (Lisboa) para assistir à contagem

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Afinal a medida que tomou nao resolveu a crise mas sim a criou e a aumentou. Finalmente reconhece que errou e agravou os problemas. So faltou foi pedir maioria absoluta. Nao sei se vou votar. Sempre que se dissolve um parlamento cria-se uma CRISE,irresponsavel é pensar que se a evitava dessa forma. Um Presidente para Esquecer.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mas os senhores do PSD/PP continuam a ver fantasmas por todo lado.Este governo nem sequer devia ter tomado posse.Aí sim,o PR errou.Agora depois de constatar a irresponsabilidade e o caos destes governantes não tinha outra solução senão demiti-los.Já agora,também acreditam em bruxas?Então o PSD/PP vão ganhar amanhã???

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Senhor Sampaio tem muita CULPA de toda esta crise de que TODOS estamos a passar,ou será que o ZÉ POVIHNO têm a MEMÓRIA CURTA, ou está cheia de SERRUDURA?O Senhor Sampaio numca devia ter ACEITE o PEDIDO de FUGA do SR GUTERRES,devia ter terminado o seu REINADO como 1ºMINISTRO durante os 4 anos,assim deu à SOLA e os que vieram atrás é que se LIXARAM,até agora,mas ainda bem,que o Socrates vai ganhar

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente acabou a campanha. Paz à sua alma.

domingo, fevereiro 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Hina ejaz butt list of generic cholesterol drug Lazer hair remover machine 1989 bmw 325i convertible lasik eye surgery appleton wi Ativan and no prescription backpack buyers guide Upskirts sex girls xenical tabletas Vacuum form a model hydroplane bell radar detectors

terça-feira, fevereiro 20, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!