segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Sócrates.

O nome Sócrates lembra-me o filósofo grego cuja vida continua a ser um enigma, o que não o impede de ser considerado o símbolo por excelência do filósofo. Sócrates não escreveu nenhuma obra, porque atribuía pouco importância à escrita. A única coisa em que acreditava era no diálogo, através de perguntas e respostas como meio de atingir a verdade, o bem e a justiça. Tinha uma vantagem: a sua sabedoria residia na consciência dos limites do seu próprio saber, numa tomada de consciência do próprio não saber. Só aquele que tem consciência da sua própria ignorância procura o saber. Aquele que julga que tudo conhece, contenta-se com o saber que possui.

Entretanto, a liberdade de seus discursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude crítica, irônica e a conseqüente educação por ele ministrada, criaram descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar de sua probidade. Diante da tirania popular, bem como de certos elementos racionários, aparecia Sócrates como chefe de uma aristocracia intelectual. Esse estado de ânimo hostil a Sócrates concretizou-se, tomou forma jurídica, na acusação movida contra ele por Mileto, Anito e Licon: de corromper a mocidade e negar os deuses da pátria introduzindo outros. Sócrates desdenhou defender-se diante dos juizes e da justiça humana, humilhando-se e desculpando-se mais ou menos. Tinha ele diante dos olhos da alma não uma solução empírica para a vida terrena, e sim o juízo eterno da razão, para a imortalidade. E preferiu a morte. Declarado culpado por uma pequena minoria, assentou-se com indômita fortaleza de ânimo diante do tribunal, que o condenou à pena capital com o voto da maioria.

Tendo que esperar mais de um mês a morte no cárcere - pois uma lei vedava as execuções capitais durante a viagem votiva de um navio a Delos - o discípulo Criton preparou e propôs a fuga ao Mestre. Sócrates, porém, recusou, declarando não querer absolutamente desobedecer às leis da pátria. E passou o tempo preparando-se para o passo extremo em palestras espirituais com os amigos. Especialmente famoso é o diálogo sobre a imortalidade da alma - que se teria realizado pouco antes da morte e foi descrito por Platão no Fédon com arte incomparável. Suas últimas palavras dirigidas aos discípulos, depois de ter sorvido tranqüilamente a cicuta, foram: "Devemos um galo a Esculápio". É que o deus da medicina tinha-o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu Sócrates em 399 a.C. com 71 anos de idade.

E o Sócrates do sec. XXI?

Tirado daqui.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A QUEM VOTOU PS, PARABENS, CONSEGUIRAM DESTRUIR PORTUGAL DE VEZ. PREPAREM-SE PARA UMA ONDA DE EMIGRAÇAO EM MASSA, INCOMPETENCIA ECONOMICA E CORRUPCAO. ESPEREMOS QUE O SOCRATES NAO DE AO PIRO COMO O GUTERRES DEPOIS DE ARRASAR O PAIS.

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Conseguimos! Até as águas do Alqueva se agitaram para comemorar a vitória! Cheira a rosa! E que cheirinho tão bom a contrastar com o cheiro a laranjas podres que pairava no ar!Força PS! Força Sócrates!

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Se o PR dissolveu a AR, com maioria de direita, para suster a incompetência do governo de S. Lopes, é claro que, com a maioria de esquerda na AR, de onde sairá um governo PS; não estando garantido que é mais competente que o antecessor, o PR vai ter que agir ou então deixar a "batata-quente" para quem lhe vier a suceder; a menos que queira já deixar o problema resolvido com um governo extra-parlamentar!

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Nem na vitória o Sócrates soube estar à altura! E não sou só eu que o digo, foram os principais comentadores da noite de eleições, incluindo os da área do PS! Mas espero que o homem seja mesmo melhor a trabalhar do que a falar.

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu não votei PS, aliás votei num dos pequenos partidos! Estou preocupada com o resultado. lembro-me que Guterres abandonou p Governo por isso ficámos na situação em que ficámos! Mas parabéns a Sócrates e espero que o governo PS não desiluda de novo! Vamos ver o que Sócrates e seu governo são capazes de fazer!

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

DAQUI a 4 anos veem outros pedir sacrificios que o pais está de tanga pois este pobre povo gosta de apanhar não é por nada que somos os ultimos na «EUROPA» pois cada povo tem aquilo que merece eu acho que mereco mais por isso vou emigrar adeus PORTUGAL que te vais afundar contigo esse povo triste BYE,BYE!

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Estou feliz, amanha já tenho emprego, vou deixar de pertencer á extensa lista de desempregados do nosso país, ke segunda PS vai diminuir, vão dar empregos a todos nós. Vamos deixar de ter classe pobre, porque eles (PS) vão ajudar todos os pobrezinhos. Gasolina, luz, gás, água, produtos básicos e de bem essêncial para qualquer ser humano iram baixar. Ordenados minimos, reformas minimas iram subir.

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não se iludam os que pensam que Sócrates ganhou alguma coisa. Tanto podia ser ele ou outro qualquer que se mostrasse disponivel para ser "escravo dos Aventais". Não se iludam, quem ganhou foi a Maçonaria com o apoio da Banca. Os pobres vão ficar mais pobres e os ricos muito mais ricos.

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Vocês sãao todos um bando de estúpidos, e são os vossos comentários que explicam a situação em que vive este país!!!
A filiação partidária funciona como uma religião o que é completamente errado, continuam à espera de um salvador que lhes resolva todos os problemas sem ter que mexer um dedo, ISSO NÂO EXISTE ! OS PROBLEMAS RESOLVEM-SE COM A MUDANÇA DE ATITUDES E COM ACÇÕES CONCRETAS, E NUM PAIS ONDE TODOS SE PREOCUPAM EM DESTRUIR O VIZINHO EM VEZ DE CONSTRUIR ALGUMA COISA UTIL, NÃO EXISTE QUALQUER ESPERANÇA !!!! DE FACTO ESTAMOS NUM PAÍS DE INVEJOSOS, UMA PAIS DE INVEJOSOS !!!

terça-feira, fevereiro 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... http://www.mercedes-c36-amg.info dry skin care Landline phone rcords Ct mortgage rate Waterbeds and futons about fioricet Cheyenne kia 1970 pontiac firebird formula Craps supersystem Tri-pak zithromax 500-mg tablets Auto and gap and insurance

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!