quarta-feira, abril 27, 2005

Manual de sobrevivência.

"Conselhos.
Para não facilitar tanto a prática de roubos, o comandante da Divisão de Segurança a Transportes Públicos da PSP, comissário Francisco Fernandes, aconselha os utentes a estarem "atentos para terem a percepção certa do que se passa à sua volta. Quando viajar em horas tardias e o comboio circular com pouca gente, deve mudar para outra composição se desconfiar que elementos suspeitos se encontram perto".Em caso de ameaça, "deve ceder os seus bens e não oferecer resistência, evitando actos de violência por parte do agressor", diz o mesmo responsável, alertando "as senhoras para não deixarem a mala sobre o banco. Devem levá-la ao colo e presa com as mãos
".


A associação “Democracia em Movimento” vai distribuir manuais de sobrevivência aos utentes da Linha de Sintra aonde será ensinado, entre outras coisas, vários sorrisos e frases de agradecimento aos ladrões pelo facto de terem-se dignado a perder o seu tempo a assaltar criatura tão sem importância, bem como as quantidades monetárias que deverá ser portador em função da hora e percurso.

O último capítulo vai lembrar o estigma colonialista para melhor aceitação da situação por parte das vítimas.

Será distribuído conjuntamenente um guia com as plantas das carruagens para que as vítimas possam mudar de composição ao desconfiar que elementos suspeitos se encontram perto, bem como fotografias de belos rostos de suspeitos tiradas de um filme de zombie.

Aos menos sensíveis, será ministrado cursos extras de salto em andamento da composição mediante o pagamento da quantia que a vítima tenha disponível (depois dos vários roubos sofridos) na altura da inscrição.

Depois de ler o livro, quem conseguir viajar uma semana de comboio sem ser assaltado, será Doutorado Honoris Causa numa cerimónia mensal a efectuar na Cova da Moura.

O prefácio está a cargo do Bloco de Esquerda. Os primeiros 1000 volumes serão autografados pela SOS Racismo e associações afins. Com um extra de 10 euros, será também entregue uma fotografia devidamente autografada pelos dirigentes dessas associações e um kit de dardos.
Para quem tenha vontade de estrebuchar, será lembrado as vantagens de se viver em democracia embora não seja possível usar as melhores: movimentar-se em segurança.

Divulgue o seu blog!