quarta-feira, abril 20, 2005

Nova teoria.

Ainda o pó não tinha assente e já Ratzinger era acusado de ter preferências ocultas pela ideologia nazi (ser simpatizante da juventude hitleriana no iníco dos anos 40). Ora Ratzinger nasceu em 1927 pelo que em 1940 tinha 13 anos. No fim da guerra tinha 18 anos acabadinhos de fazer. Por essa altura a situação na alemanha era a seguinte: no último ano da Guerra, a indústria alemã, apesar de ter produzido armas avançadas, nenhuma delas teve um impacto notável no combate pela superioridade aérea. Durante os anos vitoriosos de 1939-41, a indústria aeronáutica alemã deixou de impor um ritmo acelerado ao desenvolvimento dos sucessores dos tipos básicos de aeronaves com que a Alemanha tinha iniciado a Guerra. Uma estratégia de produção mais racional teria poupado a Luftwaffe do dilema de ter de combater em 1944 com aeronaves ou obsoletas ou de fabricação incompleta.

Um indício inequívoco da decrescente eficácia dos caças foi o ressurgimento das unidades de artilharia antiaérea como o principal elemento de defesa antiaérea territorial. A concentração de unidades antiaéreas alemãs ao redor de alvos chaves aumentou de forma dramática. A espinha dorsal dessa força era o canhão antiaéreo 36 de 8.8 cm; por volta de 1944, outros canhões aperfeiçoados de 10.5 e 12.8 cm foram incorporados. Embora as unidades antiaéreas tivessem sido de fato mais eficazes do que muitas análises pós-Guerra nos levariam a crer, o colapso da defesa aérea levou a uma dependência maior – e, em 1945, completa — das unidades antiaéreas. Antes de janeiro de 1944, os caças reivindicaram para si a responsabilidade pelos bombardeiros da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (US Army Air Forces) abatidos; entretanto, só no mês de junho de 1944, a antiaérea derrubou 201 aeronaves pesadas da Oitava Força Aérea – enquanto os caças abateram apenas 80. As instruções para as unidades antiaéreas enfatizavam que elas estavam autorizadas a abrir fogo em todas as altitudes do espaço aéreo, sem levar em consideração a possibilidade da existência de aeronaves de caça amigas na área. O princípio da doutrina do poder aéreo alemão do período anterior à Guerra, o qual atribuía aos canhões antiaéreos o papel dominante na defesa antiaérea, acabou por ser posto em execução tendo em vista o facto de os caças não terem atendido às expectativas.

Para alimentar a defesa anti-aérea foi necessário o recurso às crianças alemães e idosos, dado que os jovens de 16 anos já começavam a incorporar o exército no intuito de colmatar as pesadas perdas sofridas especialmente na frente leste. O alistamento era forçado e os desertores fuzilados sumariamente nas ruas. Naturalmente que nessas condições todos os alemães capazes (e muitos não capazes) serviram no exército alemão, a maioria desertando à primeira oportunidade. Nesse clima bélico, Ratzinger foi convocado para combater nos esquadrões antiaéreos alemães. Dispensado, acabou sendo recrutado primeiro pela legião austríaca e depois pela infantaria alemã, da qual desertou em menos de dois meses. Tendo em conta o fanatismo existente nessa altura na alemanha, se ele fosse simpatizante ñão tinha desertado na primeira oportunidade. Mais. O seu pai foi um anti-nazi e Ratzinger, graças aos estudos religiosos, conseguiu escapar às actividades da juventude Hitleriana, obrigatório na altura (a partir de 1941). O seu irmão foi obrigado registrado na juventude.

É preciso também ter em conta que Ratzinger foi foi amigo pessoal, conselheiro e braço-direito de João Paulo II.

Face ao exposto, sendo Ratzinger bastante jovem, ter sido incorporado à força no exército e influênciado por um pai anti-nazi, dificilmente o poderei considerar nazi. O único "pecado" de le foi não ter feito nada contra o regime nazi que lhe proporciona-se uma estadia num campo de concentração. Nada além de ter desertado do exército.
Trata-se de mais uma teoria, frouxa, inventada pelos do costume com os habituais objectivos.

Divulgue o seu blog!