sábado, maio 28, 2005

Sejam honestos.

"A criminalidade violenta na Área Metropolitana de Lisboa diminuiu 3,5 % nos primeiros quatro meses do ano face ao mesmo período do ano passado, informou a PSP. No mesmo período, a criminalidade geral diminuiu 19%."


Com governo novo, aparecem logo boas novas. Seria menos trabalho para o ministro da administração interna. Só que se calhar não é bem assim. Vejamos:

1 / "Seis polícias foram mortos em Portugal nos últimos três anos, três dos quais este ano (2005). Os números indiciam uma perigosa escalada da violência e não deixam margens para dúvidas sobre o clima de insegurança reinante na Amadora."

2/ "A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu mais de 220 armas de fogo nos primeiros quatro meses deste ano e só em Lisboa já efectuou perto de 80 detenções por crimes contra a propriedade praticados com recurso a armas de fogo, ou seja, mais de metade dos casos registados em 2004. Números que, segundo fontes da PJ, representam um aumento em relação ao ano passado."

3/ "Três militares da GNR da Anadia viram-se, ontem de madrugada, envolvidos num recontro com criminosos que, só por sorte, não resultou em morte. Os disparos sobre a GNR – pelo menos uma dezena – serão provenientes de armas de vários calibres. Os acontecimentos, que agora estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, começaram às 03h20, quando um número não determinado de indivíduos, que uma testemunha aponta entre sete e doze, furtou uma caixa multibanco, que se encontrava cravada numa das paredes do Moita Rugby Club da Bairrada."

4/ "Um agente da PSP da Costa de Caparica, Almada, foi agredido à cabeçada por um vendedor ambulante de etnia cigana. O polícia foi atingido quando tentava acalmar uma discussão entre vendedores ciganos e pescadores locais, nas imediações do Restaurante O Barbas. O agressor foi detido"

5/ "Um homem de 49 anos, técnico da PT, foi ontem sequestrado por quatro indivíduos, pouco depois de estacionar o carro perto de casa, em Almada. A vítima foi obrigada a fazer vários levantamentos em caixas Multibanco e foi abandonada. Os criminosos levaram-lhe o automóvel."

6/ "A Directoria de Faro da Polícia Judiciária (PJ) deteve , na passada quinta-feira, em Quarteira, dois homens estrangeiros , cuja nacionalidade as autoridades não divulgaram, ambos de 42 anos, residentes em Faro, acusados da prática dos crimes de sequestro, agressão e roubo de um compatriota."

7/ "O comandante-geral da GNR, tenente-general Mourato Nunes, ordenou a mobilização de militares que prestaram serviço no Subagrupamento Alfa, no Sul do Iraque, para reforço de patrulhamento nas zonas de maior criminalidade nos concelhos de Loures, Sintra e Almada."

8 / "Pensam duas vezes antes de levar o cão à rua ou fazer compras no mini-mercado. Sentem-se mais seguros em casa, protegidos por janelas gradeadas ou persianas corridas. Eles têm medo. Medo dos tiros, das navalhas ponta-e-mola, dos gangs. Este é o pesadelo de muitos moradores da Amadora... O rés-do-chão onde reside tem uma característica ‘sui generis’. Há grades brancas em todas as janelas. Uma moda seguida por todos os vizinhos. “Decidi colocá-las há pouco tempo. Não tenho medo de viver sozinha. Mas sinto-me mais segura com elas”, justifica. Quando se mudou há quatro anos da solarenga vila de São Pedro do Estoril para o Bairro da Mina, na Amadora, não imaginou que os assaltos à luz do dia e os tiroteios se tornassem numa rotina diária. “Pensei que isto só acontecesse no Brasil ou num país da América Latina.”

9/ "Um trio de jovens, suspeito de pelo menos uma dezena de roubos violentos à mão armada, ocorridos no concelho de Sintra, foi anteontem à noite detido pela GNR após ter cometido mais dois crimes. O segurança de uma discoteca, suspeito de receptar o produto dos roubos, foi constituído arguido. Segundo apurou o CM, os jovens detidos – dois com 20 anos e um de 19 – são guineenses, não têm cadastro, e moram em Massamá (dois) e Loures mas conheceram-se na escola que frequentavam, em Benfica."


Exmos. senhores políticos.

O truque, de tão repetido, já não engana ninguém. Nós, cidadãos, sabemos que só contamos para pagar impostos e oferecer tachos através do voto. Só exigimos uma pequena coisa: um pouco de pudor. Enganem-nos com arte e não, assim, tão descaradamente. Todo o mundo sabe que a criminalidade violenta tem vindo a subir de tal forma que os agredidos já nem fazem queixa. Até as dezenas de criminosos presos mensalmente não ajuda para a diminuição, tal é o sentimento de impunidade reinante.

Não nos queiram enganar com falsas notícias. Se não conseguem combater o crime, demitam-se!!!!

Divulgue o seu blog!