quarta-feira, junho 15, 2005

Seria curioso.

1
"Ofensa à honra do presidente da República, Jorge Sampaio; difamação qualificada nas pessoas do então comissário europeu António Vitorino e no actual presidente da Assembleia da República, Jaime Gama; e violação do segredo de Justiça na forma continuada. São esses os crimes imputados a dois jornalistas e a três directores do "Jornal de Notícias", por terem noticiado a inclusão de cartas anónimas no processo da Casa Pia (uma delas aludiu ao nome de Jorge Sampaio). O objectivo do "Jornal de Notícias" e da Antena 1 não terá sido, afinal, afectar a honra de nenhum dos envolvidos (citados nas cartas anónimas), mas sim descredibilizar o Ministério Público e o procurador que assinava a acusação da Casa Pia. O Ministério Público vai mais longe e diz que o "Jornal de Notícias" não referiu o nome de outros políticos citados nas cartas anónimas porque pretenderia provar que a acusação apenas se dirigia aos políticos do PS.

2
O "Correio da Manhã" (CM) avançou com vários processos por violação de segredo de Justiça contra diversos jornais diários. Entre eles, pelo menos, encontra-se o "Jornal de Notícias", o "Diário de Notícias" e o "Público", que ,alegadamente, violaram o segredo de Justiça ao divulgar que o blog "Muito Mentiroso" (um espaço na Internet criado no início da investigação ao processo Casa Pia e que tinha como objectivo descredibilizar os investigadores e diversos envolvidos) foi feito a partir de um computador pertencente ao CM. Na queixa apresentada no Ministério Público e que é complementada com uma exposição da direcção do jornal ao procurador-geral da República, o "Correio da Manhã" não põe em causa a veracidade das notícias, mas sustenta que a sua divulgação aconteceu devido à violação do segredo de Justiça."


JN

Teria piada saber-se a verdade da teoria da cabala. Mas como os seus grandes teóricos ocupam lugares de destaque no país dificilmente será revelada. Talvez seja melhor assim porque o polvo mal cozinhado custa a roer.

Divulgue o seu blog!