segunda-feira, julho 25, 2005

As habituais falácias.

"Uma manhã como só as sociedades ricas se podem oferecer: num átrio, jogos de água saltavam do chão. Ontem, no centro de Londres, todos os pais que o quisessem podiam levar os seus miúdos até à Somerset House, um palacete do séc. XVIII com uma esplanada que domina o Tamisa e a ponte de Waterloo. Os londrinos souberam que um bombista, podendo escolher outra coisa qualquer, escolheu estar ao lado de uma mulher grávida para se explodir. Os londrinos souberam, mais uma vez, que estão a lidar com o demónio. Não é demasiado pensar-se que os fanáticos islâmicos podem escolher uma festa de crianças para a destruir. Não faz sentido, mas é assim. Por isso, a festa de Somerset House, ontem, aberta a todos, foi só para os mais corajosos."

CM


1/ Ao ler estes comentários fica-se a pensar que a culpa dos atentados é nossa. Somos uma sociedade rica logo a culpa e nossa. A verdade é que as sociedades islâmicas do Médio Oriente são na sua generalidade mais ricas (que as ocidentais) graças ao petróleo. Se parte da população não têm uma vida condigna, isso deve-se aos seus governantes. Agora estar sempre a insistir que a culpa é nossa, além de ser mentira, já mete nojo.

Mais: muitos dos ocidentais que criticam sentados nos sofás são contra a intervenção ocidental nesses países. Ora como se pode querer que se façam alguma coisa sem poder interferir no estilo de vida deles?

2/ Os Londrinos descobriram que estão a lidar com assassinos que matam por prazer (ir para o paraíso ter com as virgens) e o alvo pode ser um qualquer desde que espalhem o terror. Melhor: um qualquer não. Quanto mais fácil (grávidas, crianças) melhor. Como é natural, só a quinta coluna os defende.

Divulgue o seu blog!