quarta-feira, agosto 03, 2005

Estão de volta

"Não foi no tempo da primeira AD ou nos governos de Cavaco Silva. A memória está fresca para quem queira lembrar-se do que alguns dos actuais governantes disseram sobre a nomeação de Celeste Cardona para a administração da Caixa Geral de Depósitos. Estávamos em Setembro de 2004 Bagão Félix, ministro das Finanças de Santana Lopes, nomeava a ex-ministra da Justiça de Durão Barroso para a administração da Caixa. Os ataques políticos que a decisão sugeriu aos dirigentes socialistas devem ser entendidos e enquadrados nesse rigoroso plano. Faz parte do jogo.

Acontece que os mesmos que agora reconduzem Celeste Cardona não se limitaram a criticá--la no plano político. Crucificaram-na questionando a sua capacidade técnica para o cargo, afirmando que o currículo não sustentava a nomeação. Conclusão Celeste Cardona estava a beneficiar de um favor político. Que se saiba, de então para cá, a administradora da Caixa não ganhou novas qualificações para a função e muito menos alterou a sua filiação partidária. Terá cumprido as suas responsabilidades e, admite-se, com desempenho apreciável.

Armando Vara não tem, igualmente, especiais habilitações para a administração da Caixa - a não ser, claro, a militância e os serviços prestados ao PS. Além de ser funcionário da instituição há 22 anos - a esmagadora maioria deles requisitado pela política. Foi agora recompensado por essa fidelidade, tal como Celeste Cardona o foi no passado - Celeste que agora serve para amaciar a nomeação de Vara. Poderá ser uma interpretação injusta, mas é o que parece.

As regras do jogo não mudam. E estão viciadas. A lógica do Bloco Central renasce com José Sócrates em todo o seu esplendor nomear os boys do PS e poupar alguns do PSD, agora com o apêndice da recente coligação. Para não dar demasiado nas vistas. Lembram-se do cartaz de campanha do PSD com a frase "quer mesmo que eles voltem?"? Estavam lá as caras de alguns que já voltaram, não à política, mas ao que a política pode fazer por eles. Fernando Gomes está na Galp, Armando Vara na Caixa. E outros se seguirão. Estão de volta
."

RAUL VAZ

Divulgue o seu blog!