Formas de noticiar.
"Os portugueses estão entre o grupo de cidadãos mundiais que mais tempo de férias goza, pelo menos é o que revela um estudo da AON Consulting - terceiro maior consultor mundial de Benefícios Sociais - divulgado esta quinta-feira. De acordo com o estudo, os portugueses gozam 22 dias de férias mas, segundo a actual legislação, este período poderá ser alargado três dias de acordo com a função do absentismo anual de cada trabalhador.
Com base numa amostra de trabalhadores em full-time em funções à sete anos, a pesquisa revela que os 25 dias de férias são também gozados na Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Luxemburgo, Eslováquia e Suécia. Comparativamente a países como as Filipinas, nas quais o período de férias não ultrapassa os cinco dias, Tailândia (6), Taiwan e Singapura (7), China (10) e Japão (12), Portugal goza o dobro, e em alguns casos o triplo, do resto da população."
Os Portugueses gozam mais férias que os escravizados da China, da Tailândia, de Singapura, etc. Como podemos agradecer a Sócrates tão enorme benefício? Deixando de ter férias? Esta relação comunicação social - governo é engraçada.
Só por curiosidade dêm uma olhada nos feríados do Japão aqui e para se ficar com uma ideia desta meia notícia:
"Você já deve ter percebido que os japoneses têm férias curtas. As férias de verão são geralmente nos meados de agosto e as de inverno são dos fins do ano aos primeiros dias do ano novo. As férias de verão também se chamam "O-bom". Baseiam-se na mentalidade budista, a época em que os espíritos de mortos voltam à casa deles. As férias de inverno são para comemorar o ano novo, e não para festejar o Natal. Os japoneses acham o ano novo muito importante e para eles o ano novo são os primeiros três dias. A maioria das lojas fecham nesses três dias. Por conseqüência, estas duas férias são para se passar com os familiares, na sua terra natal. No entanto, multidão de gente move-se, seja de carro, seja de trem ou seja de avião, para todos os lados do Japão, e até para o estrangeiro.
Além das férias mencionadas, há uma semana de folga, que se chama "Golden Week ", ou seja, a semana de ouro. Começa do dia 29 de abril e acaba no dia 5 ou 6 de maio. Nesta semana há 4 feriados oficiais. 29 de abril, que era o dia de aniversário do ex-Imperador Hirohito, e se tornou como "Dia Verde " depois dele ter falecido. 3 de maio é o "Dia da Constituição", 4 de maio "Feriado enforcado" e 5, "Dia das Crianças". Embora no Japão 1º de maio não seja feriado nacional, muitas companhias descansam para comemorar o dia dos trabalhadores. Aí, muitas pessoas aproveitam para tirar férias de 29 de abril a 5 ou 6 de maio. No japão, se um feriado calhar num Domingo, é transferido para a Segunda-feira. Assim, se 5 de maio for Domingo, a semana de ouro desse ano se prolonga até o dia 6."
Nota: Caso o feriado nacional coincida com um domingo, a segunda-feira seguinte será feriado. De 29 de abril a 5 de maio existe uma série de feriados chamada "Gooruden Uiiku" (Golden Week). Algumas empresas consideram todos os dias dessa semana como feriados.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home